08 de Abril
EXPOSITORES DO MINAS TREND DESTACAM COMPRADOR “MAIS CONSCIENTE” E OPÇÃO POR PRODUTOS DIFERENCIADOS QUE POSSAM CONQUISTAR O CONSUMIDOR FINAL
A 18ª edição do Minas Trend, que
promoveu os lançamentos em vestuário, bolsas, calçados, joias, bijuterias e acessórios
de 220 fabricantes para a temporada Verão/2017, terminou nesta 5ª feira (07/04),
com expositores comemorando resultados bastante significativos mediante o atual
cenário econômico brasileiro.
Jaques Costa, da marca de sapatos
Guilhermina, destacou a presença de um comprador que faz “escolhas mais
pensadas, que analisa bem para fazer apostas certas para obter resultados
positivos”. Segundo o fabricante, em relação às vendas, esta edição apresentou
uma diminuição no volume de pares, mas proporcionou um faturamento equivalente
à edição anterior. Para Jaques, “será um ano difícil, onde não prevemos
crescimento, mas sim a manutenção dos resultados”, completando que sua
participação originou a abertura de novos clientes nas regiões Nordeste e Sul
do país.
Sócia da grife de bolsas
Confraria, que nesta edição estreou na passarela do evento, Daniela Lira
considerou que a participação correu “dentro das expectativas, com a abertura
de novos clientes que já acompanhavam a marca”. A fabricante se diz muito feliz
com esta edição e que o “investimento no estande, na inovação e na busca de
caminhos diferentes, além de acreditar na essência e valor que queremos passar”
foram os principais responsáveis pelo sucesso junto aos clientes.
A grife de acessórios Morena Canela,
em sua primeira participação na semana de moda mineira, conquistou 21 novos
clientes, com possibilidade de ampliar esse número devido às prospecções
realizadas. Confirmando o retorno da marca na próxima edição, o proprietário
Felipe Pinheiro também comemora vendas realizadas para lojistas do Canadá e
Portugal e a boa receptividade obtida por seus produtos inspirados em ícones
nordestinos como a flor de mandacaru e o fuxico, por exemplo.
Endy Mesquita, da grife de
acessórios homônima, se diz surpresa com esta segunda participação, destacando
que todos os clientes conquistados na edição anterior voltaram para novas
aquisições. “No segundo dia, já havíamos superado as vendas realizadas em
outubro”, afirma a designer.
Nathalia Tolentino, da grife de
bolsas que leva seu nome, participou pela segunda vez do Minas Trend e considera que “o comprador que
comparece ao evento tem o perfil ideal de loja aonde queremos entrar, ele vem
em busca de exclusividade”. A empresária, que conquistou novos clientes no
Nordeste e nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso, ressalta que os lojistas tendem
a realizar pedidos iniciais menores, porém, com reposição de estoques mais
frequente.
Fátima Scofield, sócia da marca
de vestuário Fátima Scofield, avalia como especial esta participação em virtude
do lançamento da segunda grife da empresa, a Fedra, especializada no segmento “casual
chic”. Para a empresária, que considera o Minas Trend um evento essencialmente
focado em negócios, hoje o lojista “está mais pé no chão, fazendo uma compra
consciente”.
Outro estreante do evento, André
Queiroz da grife recifense Refazenda, aprovou esta edição destacando a
exposição positiva da marca e a conquista de novos compradores do Estado de São
Paulo. Na percepção do empresário, o fluxo e diversidade dos compradores
presentes, aliados à excelente infraestrutura oferecida, são fatores
determinantes para seu retorno na próxima edição. Segundo Queiroz, o perfil do comprador também
vem mudando bastante e a confecção tem realizado ajustes para se adequar a este
novo momento. “A regra do pedido mínimo deixou de existir, sendo substituída
por negociações mais maleáveis”, completa.
Amanda Miranda escolheu o Minas
Trend para lançar oficialmente sua grife mineira de resortwear – a Nammos –
considerando que as expectativas de negócios iniciais foram superadas ao
conquistar 40 clientes no período de participação. “O evento atende ao perfil
que buscamos atingir, que são as melhores multimarcas do Brasil”. Em relação ao
comprador, Amanda avalia que ele está “mais sensato, o que nos levou a repensar
a ideia inicial de não trabalhar com reposições”.
Participando a cinco anos do
evento, Lucas Bastos da grife mineira Frutacor, diz ter ficado surpreso com a
edição Primavera – Verão 2017. “Foi muito bom, igualamos, ou mesmo superamos a
última edição”. Para ele, o Minas Trend “é o melhor evento de negócios do
Brasil, respondendo por 90% dos meus pedidos”, completa.
Minas
Trend em números (18ª edição)
Área
total: 25.278 m²
Número
de estandes: 260
Número
de expositores: 220
(Vestuário: 106 / Calçados e Bolsas: 45 / Joias e bijuterias: 69)
Número
de Sindicatos participantes: 17
Número
de compradores convidados: 500
Número
de jornalistas nacionais convidados: 75
Número
de jornalistas internacionais convidados: 06
Público
previsto: 15.000 pessoas
Número
de compradores espontâneos: 5.000
Compradores
nacionais convidados: 500
Compradores
internacionais convidados: 11
Realização: FIEMG – Federação das Indústrias do Estado
de Minas Gerais
Patrocínio: SENAI/DN – CNI – SESI DRMG - SENAI DRMG
Fomento: CODEMIG / GOVERNO DE MINAS GERAIS
Apoio: SEBRAE MG – ABIT / APEX / TEXBRASIL