O Grupo Mineiro de Moda, coletivo
pioneiro na divulgação e consolidação da produção mineira em nível nacional, é
tema de uma das principais atrações da edição Outono/Inverno 2016 do Minas
Trend. O público que circula pelo Expominas tem a oportunidade de conferir um
pouco da história da moda mineira.
Sob a curadoria do estilista Renato
Loureiro, um dos fundadores do Grupo Mineiro de Moda, a exposição reúne peças
das marcas que integraram o grupo – entre elas, as grifes Comédia,
Artimanha (atual Mabel Magalhaes), Allegra, Femme Fatale, Frizon (atual Monica
Torres), Patachou, Barbara Bella, Art Man e Pitti – além de registros em
foto e vídeo, que resgatam 35 anos de história do grupo, um dos primeiros a
reunir empresas do segmento para o lançamento de coleções no cenário nacional.
Visionário ao aliar lançamentos com
desfiles inovadores a uma forte plataforma de negócios, o Grupo Mineiro de Moda
foi responsável por disseminar o perfil criativo que, até hoje, caracteriza e
diferencia a cadeia produtiva do Estado. Depoimentos de profissionais renomados
como Regina Guerreiro, Paulo Borges e Paulo Martinez também integram a mostra.
Para o arquiteto Pedro Lázaro,
profissional responsável pelo conceito e ambientação do Minas Trend, a
homenagem se insere perfeitamente dentro do tema desta edição - A Força de Quem
Faz - que destaca a importância do capital humano no processo criativo e
produtivo da cadeia de moda. “O Grupo Mineiro de Moda comprovou que é possível
desencadear não só a produção de moda, mas também uma cultura de moda. Levar
este tema para o Minas Trend é falar sobre um processo bem sucedido para a
continuidade do movimento da moda em Minas Gerais”, analisa Lázaro.
Confira imagens abaixo.
Fotos: Agência Fotosite