PRIMAVERA VERÃO 2025

Minas Trend Primavera Verão 2025

18 de Abril

Empreendedorismo feminino e moda circular em pauta no talk show do Espaço P7 Criativo

  Empresárias destacaram a importância de um olhar atento para um consumidor cada vez mais exigente


O que é a moda circular, qual o seu público, como está o empreendedorismo feminino hoje? Essas e outras questões foram tema do talk show desta quinta-feira (18), no espaço P7 Criativo. A atividade marcou o último dia da 31ª  edição do Minas Trend, em Belo Horizonte (MG). 

No espaço, primeiro hub de inovação no país, durante três dias convidados e especialistas na área trouxeram para o debate assuntos variados, como  marketing de luxo, moda digital, moda circular e empreendedorismo feminino.

Os trabalhos da palestra, mediados pela consultora da área de moda da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais, Sâmara Merrighi, tiveram a participação de Silvia Monteiro, CEO da Isla, referência na criação de bolsas, e da  fundadora e CEO do Brechó Peça Rara, Bruna Vasconi. 

Voltadas a uma plateia jovem, entusiasta da moda e suas versatilidades, ambas as empresárias consideraram unanimidade que a moda circular conquistou seu espaço no mercado nacional. “Sempre buscamos um produto que tem uma longevidade, que possa ser usado, reusado, que passe pra frente. Isso é moda circular”, destacou Silvia Monteiro. 

Bruna Vasconi, que iniciou no ramo de brechós com o Peça Rara, há 16 anos, e hoje conta com 100 lojas espalhadas no país, observou que muitas pessoas compram pela oportunidade de adquirir algo de qualidade com menor custo benefício. Há ainda, explicou, o hábito de adquirir algo em função da responsabilidade social. “Lojas organizadas, boas oportunidades de compra e produtos bem cuidados”, destacou. 

Sobre o papel do consumidor atualmente nesse nicho de mercador promissor e em franca expansão, a CEO da Isla, Silvia Monteiro disse que existe uma percepção da necessidade do cliente por algo novo: “o anseio das pessoas  por um produto com que tenha identidade”, comentou.  Já Bruna Vasconi considera o relacionamento a palavra de ordem: “tem que existir uma afinidade com tudo que se faz. E gostar de pessoas. Esse é o diferencial”, resumiu.


Além da palestra sobre Empreendedorismo feminino e moda circular desta quinta (18), o Varejo no futuro da inovação, estratégias em tecnologia e o avanço inédito do varejo aliado à experiência  do cliente, também esteve em pauta na palestra de Francine Pacheco,  especialista em Estratégia de Marketing, Francine Pacheco, quarta-feira (17), no Minascentro.

Minas Trend - A 31º edição do Minas Trend reuniu mais de 120 marcas expositoras, 50 delas estreantes, com os lançamentos da temporada primavera-verão 2025. Com o tema “Onde a moda movimenta o mercado”, o evento apostou nos projetos inéditos Minas Trend Showroom, em que 19 grifes receberam os visitantes em suas sedes, e o Minas Trend Kids, com a participação de 28 grifes para crianças e adolescentes.

Essa edição do Minas Trend foi uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae  Minas, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do SENAC (Sistema Fecomércio) e do Bling. Contou com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL/MG e Consulado da Itália em Belo Horizonte. 

ver todas noticias