PRIMAVERA VERÃO 2025

Minas Trend Primavera Verão 2025

17 de Abril

Especialistas dão dicas sobre tendência infantojuvenil e redes sociais

Percepção de tendências de consumo e uso estratégico do Instagram são aliados para conquistar público e bons resultados

A compreensão adequada de tendências da moda infantojuvenil e o uso estratégico e eficaz das redes socias no relacionamento com o cliente foram temas de duas palestras no primeiro dia do Minas Trend. Um dos maiores salões de negócios da América Latina começou nesta terça-feira (16/4), em Belo Horizonte, e vai até quinta-feira (18), com a participação de mais de 120 marcas.

“O lojista precisa entender a moda de maneira ampla”, afirmou Kátia Duarte, autora do blog especializado em consumo infantil Pop Pop, sobre a importância do empreendedor estar por dentro do que dita o mercado infantojuvenil nas decisões compra e venda. Kátia Duarte, que atua no mercado há mais de 20 anos, entende que uma boa performance do lojista passa pela percepção e estudo em torno das necessidades dos clientes e, não do desejo de realização pessoal do empreendedor. 

Por isso, segundo ela, é importante que o empresário lance um olhar atento para as tendências de consumo no segmento infantojuvenil. “É preciso entender de gente porque moda é negócio. Um lojista que compra bem uma coleção tem muito mais chance de sucesso”, opinou

Além disso, segundo Kátia, um ciclo de venda é influenciado pelas tendências que afloram nas redes sociais e nos comportamentos de personalidades. 
Por fim, Kátia Duarte aconselhou os lojistas a serem “especialistas em ouvir e servir as pessoas”, se cercando de uma equipe de vendas capacitada.

Se bem usadas, as redes sociais são uma poderosa ferramenta de relacionamento com público e, por consequência, de venda. No universo fashion não é diferente, na visão de Diego Duarte, CEO da agência de marketing digital DDuarts, que falou para lojistas sobre algumas estratégias para explorar as possibilidades do marketing digital nas redes sociais, sobretudo no Instagram.

“Cada perfil é único e consome de modo diferente”, observou Duarte, ao falar da necessidade do lojista saber se comunicar com o seu público-alvo nas redes sociais. Nesse sentido, o CEO mostrou perfis no Instagram que trabalham a moda de maneira estratégica e organizada, com conteúdos que ele considera adequados e outras páginas que Duarte apontou problemas. 

Diego Duarte recomendou aos lojistas planejamento e constância na publicação, especialmente pelo stories, para obter boas entregas e engajamento do público com o conteúdo, além da utilização de outros recursos, como reels, carrossel e lives.

Para o CEO, publicações que valorizam a marca e apresentam produtos e lançamentos podem ser exploradas por lojistas, bem como dispositivos que fomentam a interação direta com outros perfis do Instagram, por meio de enquetes e caixa de perguntas. “Peça a opinião do seu público sobre o que ele gostaria de ver no seu perfil. Isso fornecerá muito conteúdo para planejar nas próximas semanas”.

Outras ações citadas pelo palestrante que podem impulsionar perfis de marcas, especialmente as que não tem tanta visibilidade no Instagram, são a utilização de nano influenciadores, que possuem destaque em uma comunidade específica, e de vídeos. Esse tipo de conteúdo, frisou Duarte, pode ser editado por aplicativos gratuitos, melhorando a qualidade do material.

Essa edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae  Minas, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do SENAC (Sistema Fecomércio) e da Bling. Conta com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL/MG e Consulado da Itália em Belo Horizonte. 

Rafael Passos
Imprensa FIEMG 

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