PRIMAVERA VERÃO 2025

Minas Trend Primavera Verão 2025

17 de Abril

Designer italiana Susanna Testa aborda “luxo sustentável” em palestra internacional do 31º Minas Trend

Conteúdo abordado pela especialista trouxe conceitos de “reutilização criativa” baseada em processos de inovação tecnológica no design de moda 


Belo Horizonte, abril de 2024 – Ponto alto da programação do 31º Minas Trend, a palestra “Made in Italy”, ministrada pela designer italiana Susanna Testa, reuniu dezenas de profissionais de diferentes segmentos da moda na manhã desta quarta-feira, 17 de abril, no Minascentro. A especialista abordou pesquisas, iniciativas e inovações tecnológicas realizadas no ecossistema do design e da moda, com foco nas tendências do ESG e do “luxo sustentável” emergentes na Itália.

Doutora em Design, Susanna Testa é professora em cursos de bacharelado e mestrado da Escola de Design - Politécnico de Milão e fundadora da joalheira infantojuvenil Pannalù. Seu trabalho se concentra na interação e na inovação tecnológica no campo da moda, com foco, sobretudo, em joias, acessórios e produtos de última geração. É autora do livro “FashionTech: equipamento corporal, tecnologias digitais e interação”, além de ser assinar artigos em obras como “Educação para Tecnologia da Moda: design e tecnologias para futuros criativos de moda”.

Um dos conceitos trazidos pela especialista no Minas Trend foi o de upcycling, também chamado de “reutilização criativa” de materiais aparentemente “inúteis” e que seriam descartados – isso realizado, porém, de maneira virtuosa, de forma que o produto tenha valor estético e gere desejo ao consumidor. “A sustentabilidade tem se tornado um tema cada vez mais quente. A geração Z realmente está realmente disposta a gastar mais para adquirir produtos que sejam sustentáveis. O desafio da indústria da moda, em nível global, é otimizar os processos emergentes dentro dessa lógica”, declarou Susanna em sua apresentação.

Com o olhar no futuro, mas sem esquecer do passado, a profissional destacou que a inovação tecnológica nem sempre é fruto de mudanças de comportamentos, mas também pode ser gerada por necessidades do tempo presente. Ela exemplificou com o Rainbow Shoes, icônica sandália de Salvatore Ferragamo criada para Judy Garland, em 1938. “No pré-guerra, Ferragamo driblou a escassez de materiais para a produção de calçados: ele produziu uma sola plataforma embase de cortiça, matéria-prima de origem cuja disponibilidade era alta, integrando, de forma inovadora, conforto, forma e cor. Além disso, reduziu custos e conduziu produzir a peça em grande volume”, descreve.

Susanna destaca, porém, que inovar não está desassociado de processos. “Criatividade não quer dizer improviso. A inovação faz parte de toda a metodologia do design, que nada mais é do que uma série de processos lógicos organizados e já experimentados. Ela se baseia em definição do problema, pesquisa de tendências, elaboração de conceito e, por fim, o desenvolvimento do produto em si.”

A apresentação de Susanna Testa no Minas Trend é o primeiro resultado concreto da nossa parceria com a Câmara de Moda Italiana, uma aproximação que facilita a disseminação da produção de conhecimento compartilhado e a internacionalização do evento”, avalia Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Segundo ela, o relacionamento com representantes da moda italiana também já abriu caminhos para futuras associações da semana da moda com o setor calçadista de Portugal.

Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, do SENAI e da FIEMG, com apoio máster do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge, do Senac (Sistema Fecomércio) e da Bling e conta com apoio do Jornal Estado de Minas, UNA, IEL-MG e Consulado da Itália em Belo Horizonte. 

ver todas noticias