OUTONO – INVERNO 2016

A Força de Quem Faz

18 de Setembro

Ato em BH irá alertar sobre importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma

As luzes da Praça da Bandeira, em Belo Horizonte, serão apagadas por uma boa razão nesta sexta-feira (18). Durante cinco minutos, a partir das 19h30, a iluminação da praça será desligada em um gesto de conscientização sobre a importância da prevenção do retinoblastoma, o câncer nos olhos que pode resultar na cegueira infantil.

A ação será realizada pela Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), em parceria com a Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUUCA) e com o apoio da prefeitura da capital mineira. A data foi escolhida nacionalmente para marcar e incentivar a importância do diagnóstico precoce.  

De acordo com a TUUCA, 90% dos casos de retinoblastoma ocorrem em crianças com até 4 anos de idade. No Brasil, cerca de 400 novos casos são diagnosticados por ano – sendo 40% deles hereditários. A doença se origina quando as células da retina – parte do olho onde se formam as imagens – começam a se multiplicar sem controle. No entanto, 90% dos pacientes têm chances de cura quando o mal é detectado precocemente, conforme estudos da organização. 

O principal sintoma que permite a detecção do câncer nos olhos é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como “reflexo do olho de gato”. A mancha esbranquiçada indica a presença de um tumor que reflete uma fonte luminosa incidida sobre ele. 

A organização orienta que as crianças com alterações ou anormalidades nos olhos devem ser encaminhadas ao médico. Com o diagnóstico precoce, aumentam as chances de cura e preservação da visão. 

SERVIÇO:

Onde: Praça da Bandeira - Avenida Afonso Pena com Avenida Bandeirantes – Bairro Mangabeiras
Quando: 18 de setembro, às 19:30

Outras informações: 

http://www.tucca.org.br/cancer-infanto-juvenil/retinoblastoma
https://www.facebook.com/casadeacolhidapadreeustaquio

ver todas noticias