PRIMAVERA VERÃO 2025

Minas Trend Primavera Verão 2025

14 de Abril

Chão artesanal apresenta coleção Raízes das Minas Gerais no Minas Trend

 A coleção Raízes das Minas Gerais surge a partir da necessidade de resgatarmos a nossa ancestralidade e o trabalho artesanal os unindo à cena da moda brasileira. Com um olhar contemporâneo e utilizando de elementos que trazem histórias, afetividade e consciência ambiental e social, a coleção é dividida em três famílias pontuais.  

Junto às bordadeiras de Belo Horizonte, nascem as roupas da Congada Mineira. Tendo a festa como tema inspiracional, as fitas se transformam em bordados de linha, a dança e os elementos em bolsos aplicados e as cores vivas originam os tecidos majoritariamente de fibras naturais. As peças representam parte da mineiridade e da importância do trabalho manual.   

Em continuidade, as crocheteiras da beira do Rio São Francisco contam  os mistérios e importância do Velho Chico para nosso estado. Barrados de crochê trazem elementos primordiais da pesca, os tradicionais biquinhos de pano de prato são ressignificados nas barras e golas das peças, e a técnica dos caminhos de mesa originam recortes que lembram o correr do rio. 
  Por fim, nos deparamos com os essenciais. São as peças que respeitam o tempo de plantação, com qualidade e atenção em cada etapa. São os botões e miçangas em madeira, as sementes, o acabamento em vivo detalhando elementos que se unem a modelagens confortáveis para ocasiões do nosso dia a dia que pensam não somente no produto final mas também em toda a cadeia de impacto.  

A coleção apoia o firmar do fazer artesanal, que acredita ser possível trazer afetividade e consciência em uma peça de roupa, ressignificando o vestir, em tempos de produção em massa, a partir de um olhar contemporâneo e mãos que para além de unidas, narram uma história que perpetua a gerações.    

Sobre a marca
 

A Chão é uma marca mineira que busca vestir mulheres em seu dia a dia com peças confortáveis, elegantes, incorporando elementos históricos e da cultura local, fabricadas com consciência ambiental e princípios sustentáveis.   Possui parceria com artesãs de Minas Gerais, valorizando seus saberes que resgatam a ancestralidade do artesanato no Estado.   São peças atemporais criadas em processo slowfashion, com muitos componentes, estampas e processos desenvolvidos in company com comunidades artesãs ligadas aos temas desenvolvidos em cada coleção.

A estilista Amanda Corrêa - Foto: Gui Pires
Foto: Gui Pires
Foto: Danton Freitas
ver todas noticias