PRIMAVERA VERÃO 2025

Minas Trend Primavera Verão 2025

05 de Abril

Minas Trend Kids, um dos destaques da 31ª edição do Minas Trend, reflete o crescimento do setor na economia nacional

No Salão de Negócios, no Minascentro, estarão à disposição dos lojistas 28 marcas mineiras, de outros estados e do exterior, mostrando as tendências da moda primavera/verão 2025

A moda infantojuvenil será um dos destaques da 31ª edição do Minas Trend, de 16 a 18 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG). Promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais, considerado o maior salão de negócios do segmento na América Latina, o Minas Trend corrobora a posição do país como quinta maior indústria têxtil do mundo, segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Além disso, mostra a potência das micro e pequenas empresas que representam 90% do setor de vestuário, de acordo com estimativas da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) e reitera estimativas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no sentido de que o mercado de produtos do segmento infantil movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano no país. 

De acordo com Observatório da Criança, dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  estimavam que 68,6 milhões de crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos de idade residiam no Brasil à época.

O projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens, lançado na última edição do evento, como forma de se conhecer a capacidade de geração de negócios no setor, este ano surge como a primeira edição de um Salão de Negócios que promete ser o carro-chefe de um evento que se insere na agenda produtiva e econômica do estado. Afinal, criança cresce, perde roupa com facilidade e as famílias carecem de reposições com uma frequência cada vez maior diante de um mercado consumidor exigente.

Para Mariângela Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, esse é um nicho com uma plenitude de possibilidades. “Hoje em dia temos que pensar em inovação e em diferentes modelos de negócios. A importância da moda Kids, Baby e Teens é trazer mais uma perspectiva de um novo modelo de negócios no nosso Salão”, observa. “Vamos ter marcas que se fizeram no Minas Trend e que hoje têm uma vidafinanceira desucesso no Brasil e fora do Brasil recebendo seus compradores no próprio showroom. Isso é uma novidade. Entendemos que o Minas Trend passado trouxe o que é que nós temos que buscar quando se pensa na evolução e no desenvolvimento da moda como um todo”.

Marcon ressalta ainda a importância das parcerias, por exemplo, com a Câmara da Moda da Itália, por meio do curso Nicoletta Gomiero, com a presença de uma professora da Universidade de Milão no Salão de Negócios para ministrar uma palestra sobre sustentabilidade e também o interesse de representantes de Portugal para falar sobre sapatos. “Entendo isso como uma forma de estarmos internacionalizando a nossa moda e criando conexões de rede com países relevantes para desenvolvimento de novos modelos de negócios e outras visões da cadeia produtiva”, compara.

Potencial – Rogério Vasconcelos, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Estado de Minas Gerais (Sindivest-MG), destaca a importância da participação de marcas conceituadas. “Tivemos esse cuidado ao fazermos a curadoria, selecionando as melhores.  A ideia é que o Minas Trend Kids cresça  a ponto de abranger toda a cadeia infantil para que tenhamos a maior feira infantil do Brasil. Nossa expectativa é grande”, observa.  Segundo Vasconcelos, Minas Gerais tem um grande potencial, com fábricas infantis enormes e que vendem para o país inteiro. Sobre a programação, que terá palestras, além dos desfiles, ele diz que a ideia é levar novos conteúdos e informações para os visitantes, orientando esse público sobre tendências e os melhores produtos para se ter nas lojas.Marcas – De acordo com a diretora da Top Agency, Taciana Teodoro Diniz Cavalcante, serão 28 marcas expositoras do universo Kids, Baby e Teens.  Dessas, mais da metade são do estado e o restante do Brasil e do exterior. Serão mais de 100 lojistas compradores de outros estados, mais de 200 de Belo Horizonte e de cidades do interior. “Temos um mercado muito dinâmico, que cresce de 8 a 10% ao ano.  Minas é atualmente o 3º estado que mais comercializa roupas do segmento infantojuvenil no Brasil”.

Para os três dias de evento, cujos pontos altos serão os desfiles e as palestras, o casting da Top Agency reunirá perto de 70 modelos Kids e Teens, levando para as passarelas as tendências de uma moda primavera-verão com cores mais pastéis, roupas finas e elegantes, com estampas clássicas que remetem à sofisticação.

O Salão de Negócios também terá roupas de festas infantis, malharia, casuais, além de calçados e bolsas.A mostra de moda da infantojuvenil (de zero a 16 anos), atração na programação do Minas Trend Trend Kids, Baby e Teens, é uma realização da FIEMG, produção executiva da Top Agency, com apoio da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e Sindivest-MG.Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae-MG, patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), da Codemge e da Bling. O evento conta com apoio do Jornal Estado de Minas.

Confira a programação completa aqui.

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