Começam nesta
terça-feira (1º) as inscrições para a terceira edição do Concurso BtoBe
(Brazilians to Be), uma parceria entre a Casa de Criadores e o Texbrasil
(Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, mantido pela
Abit e pela Apex-Brasil) e que tem como principal objetivo a descoberta,
capacitação e promoção de novos estilistas empreendedores no mercado
internacional.
Nesta edição, o concurso
será voltado apenas para profissionais já atuantes no mercado e terá uma única
categoria: empreendedor de moda. Podem concorrer empresas de moda de todo o
Brasil com no máximo quatro anos de existência legal. Desta forma, o Texbrasil
e a Casa de Criadores focam ainda mais seus esforços na busca por iniciativas
jovens e inovadoras que tenham interesse em crescer e se internacionalizar.
“Cada vez mais,
direcionamos o BtoBe para a formação de uma mentalidade global em jovens
empresas, para que tenham condições de concorrer no mercado internacional desde
o princípio de suas atividades. Dentro do projeto, temos excelentes exemplos
disso: a Gabrielab, por exemplo, que entrou na edição passada, já conquistou
clientes como LuisaViaRoma, na Itália e a Alter, na China. Além disso, temos
nomes já consolidados no mercado que começaram e ainda estão no projeto, como
Karin Feller, Trendt e Cynthia Hayashi”, detalha Evilásio Miranda, gerente de
moda e design do Texbrasil.
Para Andre Hidalgo, diretor da Casa de Criadores,
essa abordagem é essencial para incentivar os novos designers a aprimorarem a
sua visão de negócios. “Ao longo de todos esses anos de CdC, percebemos que o
mercado precisa de iniciativas que estimulem uma formação mais estratégica. Uma
marca não pode investir apenas no lado criativo, ela deve se estruturar de
forma abrangente, com uma estratégia sólida”, comenta.
As inscrições vão até o dia 21 de setembro e
podem ser feitas pelo endereço www.texbrasil.com.br/btobe, onde também consta o
regulamento. Um júri especializado formado por organizadores do concurso e
profissionais do mercado irá pré-selecionar cinco trabalhos finalistas, que
irão participar de uma exposição durante a 38ª edição da Casa de Criadores, em
outubro, na capital paulista. Destes cinco finalistas serão escolhidos dois
vencedores, que serão anunciados ainda durante o evento.
Ao ingressarem no
Projeto BtoBe, as duas empresas vencedoras receberão consultoria, treinamento e
mentoria em temas estratégicos para o crescimento, além de apoio à participação
em uma ação comercial internacional custeada pela organização do concurso.
Lançado em setembro de
2013, o BtoBe é uma competição anual que veio para substituir o Ponto Zero e
ampliar a atuação para profissionais de todo o Brasil. Nas edições anteriores,
o projeto incluiu uma categoria para estudantes de moda, que concorriam com uma
coleção autoral criada especialmente para o projeto.