PRIMAVERA VERÃO 2025

Minas Trend Primavera Verão 2025

23 de Fevereiro

Planejando uma coleção de moda em 6 passos

Fundamental em todos os setores, empresas e até mesmo na nossa vida pessoal, o planejamento é essencial também para criar coleções de moda, pois por meio dele é possível otimizar tempo da equipe, economizar recursos e, ainda, ter assertividade no produto. É uma atividade essencial a fim de alcançar um objetivo de forma eficiente, rápida e de maneira organizada. 

Com ele, é possível ter uma visão geral de todos os passos que devem ser seguidos, e a partir daí conseguimos ter mais clareza em relação às atividades e, consequentemente, tomar melhores decisões. Fica tudo mais fácil! 

Pra quem está começando agora, ou pra quem já está no mercado, mas precisa se estruturar e se organizar melhor, trouxemos 6 dicas preciosas que vão ajudar no start deste processo e mostrar um caminho para uma coleção mais assertiva e rentável.


1) ESTRATÉGIA DE MARCA - Antes de qualquer coisa, deve-se pensar em estratégias de posicionamento de mercado: Como sua marca será comunicada? De qua forma ela deve ser percebida? Assim, consegue-se identificar quem é o seu público-alvo, a sua persona, e por consequência, criar produtos específicos;

2) CRONOGRAMA - Após definida a estratégia é o momento de decidir o cronograma. Nele, serão estabelecidas as datas de todas as etapas, bem como estimar o tempo de execução de cada uma. Com o cronograma, evita-se atrasos, monitora-se o desempenho da equipe por meio do controle de tarefas e otimiza a aquisição de recursos;

3) ANÁLISE DAS VENDAS - Se você já atua no mercado de moda, é de extrema importância avaliar as vendas para planejar uma próxima coleção. A partir desta análise, é possível estender os produtos que performaram bem e os que não tiveram sucesso. A ideia é entender o por quê e quais aspectos foram bem sucedidos e replicar na próxima coleção, bem como evitar os pontos que não tiveram o efeito desejado;

4) PESQUISAR TENDÊNCIAS - A pesquisa em moda é um trabalho que exige disciplina e técnica. O criador tem o desafio de interpretar tudo que está nas ruas, vitrines, desfiles e feiras e transformar em novos produtos que sejam adequados para o seu consumidor. Por isso, é importante manter-se atualizado e acompanhar de perto todo o ciclo da moda e expandir suas fonte, identificando novos sinalizadores que inspirem o seu processo criativo. 

5) DEFINIÇÃO DE TEMA E BRIEFING - A definição de um tema ajuda a manter o foco durante a pesquisa e deixa o trabalho final mais coeso. Com um tema bem elaborado, é possível construir uma narrativa cirativa, que poderá ser contada não apenas através de roupas, mas em toda a comunicação da coleção. Já o briefing deve apresentar de modo claro e sintético todo o conceito da coleção, comunicando cores, materiais, texturas, linhas, formas, volumes e outras informações relevantes. 

6) MIX DE PRODUTO E DESENVOLVIMENTO - Após todas essas etapas, é chegada a hora de pensar no mix de produtos, que é a variedade de tipos de peças que uma marca oferece. Sendo assim, é o momento de definir as proporções de cada categoria do mix de moda, considerando a quantidade que será produzida de cada tipo de peça. Nesta etapa, as peças serão desenvolvidas de forma detalhada, ou seja, será feita a criação de fato. 

Fonte: @wgsnbrasil

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