A modelista, consultora e designer
de moda pernambucana, do Setiqt-RJ falou na última sexta-feira 26/10) sobre o tema: O dna da
criatividade: desconstruindo referências em buscas de novos padrões.
Inserida no mundo da moda, desde que aprendeu
a costurar na adolescência aos 14 anos, no Senai em Pernambuco, Charllene afirma
que ser criativo no universo fashion vai
além da intuição.
Para a consultora, a inspiração vem do trabalho, quando se
adota uma permanência, uma frequência na área de atuação. “Estar antenado,
conectado a várias referências, trabalhar muito, ter a prática diária,
originalidade.” Um grande exemplo da história da moda citada por ela, que uniu
criatividade, perseverança, função e foco foi o legado do estilista britânico
Alexander McQueen.
Charllene recomendou a leitura do polêmico livro da escritora
Julia Cameron, “O caminho do artista: Desperte o seu potencial criativo e rompa
os seus bloqueios”, considerado a bíblia da criatividade. “Propõe um desafiador
exercício de autoconhecimento por três meses.” Para ela, uma potente
oportunidade de se trava um compromisso pessoal para despertar e instigar o
poder criativo.
Segundo Charllene, há várias correntes criativas da
atualidade, como a transformação de referências conceituais de obras de arte na
roupa. “O que está em questão não é a técnica e, sim, o vestir bem do cliente
final, em satisfazê-lo.” Entre outras fontes recorrentes, o uso da alfaiaria e
das peças em geral de formas diferentes das convencionais.
Uma interessante comparação feita pela consultora foi a
associação da moda da passarela com a Fórmula 1. “É como se pensar que, da
mesma maneira que a tecnologia usada nas corridas não é a mesma utilizada nos
carros nas ruas e estradas, algumas roupas propostas nos desfiles não serão,
necessariamente, feitas pela indústria. “
O poder da criatividade fashionista
está também interligado à tecnologia. A consultora citou lançamento recente de
roupa com recursos high tech, como o
vestido que muda de cor e estampa, dotado de displey têxtil flexível, divulgado
em evento da Adobe Max 2023 em Los Angeles.
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Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e
FIEMG, com apoio master do Sebrae
Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH)
e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado
de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e
da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7
Criativo.
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