Criações de estilistas do Rio Grande do Norte, com
cores, rendas e elementos da cultura regional, como o trançado em fibras e a
xilografia de Cordel, roubam a cena na abertura do Minas Trend, em Belo
Horizonte, um dos mais importantes salões de moda e negócios da América Latina.
O estilista Alexandre Herchcovitch fez o lançamento nesta terça-feira (24) das
coleções de seis marcas potiguares que participam do projeto “Natal Pensando
Moda”, desenvolvido pelo Sebrae-RN. Lojistas de todo o Brasil lotaram o espaço
colaborativo do Sebrae, no Minascentro, para conhecer as criações e assistir ao
talk show, seguido de bate papo, com o estilista.
Reconhecido nacionalmente, Herchcovitch discorreu
sobre o tema “Consumidor do Futuro” e compartilhou com a plateia a experiência
de participar pela primeira vez do “Natal Pensando Moda”, projeto desenvolvido
desde 2000, em parceria com alunos do Senai do Rio Grande do Norte, que oferece
às marcas potiguares consultorias e mentorias de grandes estilistas do cenário
nacional.
A ideia é fomentar negócios no segmento de moda e na cadeia têxtil do
estado, além de apoiar empresas locais no processo criativo de uma coleção
temática.
“Meu trabalho foi primeiro observar cada uma das
empresas. Depois fazer encontros, em que conheci a intimidade de cada uma. Meu
papel foi ter um olhar para o que faria aumentar essas empresas e dar sugestões
para que pudessem evoluir para outras visões. Não foi nada impositivo. Hoje
vejo a evolução do primeiro encontro, em Natal, até hoje, em Belo Horizonte,
com a participação das marcas no Minas Trend”, relata Herchcovitch. Para o
estilista, a presença no salão de moda e negócios em Minas mostra que as marcas
estão preparadas para serem empresas que podem levar a moda autêntica do Rio
Grande do Norte para outros lugares. “Isso as tornam cada vez mais globais”,
atesta.
O estilista chamou ainda a atenção para o importante
papel do Sebrae de valorizar e apoiar empresas. “Quem está com o Sebrae está em
boas mãos, porque tem alguém cuidando deles”, reconhece. Quanto à valorização
do consumidor, Herchcovitch sugeriu às empresas estarem atentas ao
comportamento de quem compra. “É preciso saber identificar o que buscam hoje e
o que podem desejar daqui a algum tempo, além de investir em ações que possam
seduzi-los”, ensina o estilista, observando que atualmente as pessoas têm buscado
cada vez mais peças atemporais.
Das 14 empresas integrantes do projeto “Natal Pensando
Moda”, seis expõem suas criações no Minas Trend. São elas: Areia Dourada
(beachwear), Dormire de Luna (sleep wear), Human (moda feminina), MJ Design
(acessórios), Ravenna (acessórios) e YSA (moda feminina). O encerramento da
edição 2023 do projeto Natal Pensando Moda, com mentoria de Herchcovitch,
culminará no dia 9 de novembro, com um desfile em Natal-RN, onde as 14 empresas
irão apresentar suas coleções para o público potiguar.
A Gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do
Sebrae- RN, Verônica Melo, comprova a importância de as marcas potiguares
participarem do Minas Trend. “Quando viemos pela primeira vez, começamos em um
espaço coletivo com algumas marcas. O principal resultado é que hoje temos
aqui, no Minas Trend, três marcas do Rio Grande do Norte que hoje participam
com estandes individuais. Isso significa que elas já estão comercializando para
todo o Brasil.
Conseguiram abrir seu mercado no Minas Trend, uma grande bolsa
de negócios”, relata Verônica.
Saiba mais sobre as marcas do” Natal Pensando Moda” e
suas coleções presentes no Minas Trend:
AREIA DOURADA – Beachwear @areiadourada
A Areia Dourada tem como fonte de inspiração para o
Natal Pensando Moda a obra “O Vileiro”, do artista plástico do oeste potiguar
de Etelânio Vieira. A coleção de beachwear, denominada Potiguar Armorial, é um
tributo à rica tradição cultural do Nordeste brasileiro. Inspirada pelo
movimento Armorial de Ariano Suassuna, buscando fundir o popular com o erudito,
cativa sentidos, estimula a imaginação e nos leva a uma jornada pelos signos
deste imaginário. Utilizando o “Violeiro” com seu mundo fantástico pintado por
Etelânio Vieira, tem como principal elemento de inspiração este ícone que
personifica a conexão entre o homem, o céu e a terra, provocando emoções e
sensações de estar num chão sob um universo de estrelas.
DORMIRE DI LUNA – SLEEP WEAR @dormirediluna
A coleção: “Flor de Mandacaru” explora a ideia de que
o futuro pode ser construído com raízes do passado, trazendo consigo conforto,
elegância e modernidade atrelado a xilogravura, visando sempre o conceito de
que o confortável pode ser elegante e com estilo.
HUMAN – MODA FEMININA @vistahuman
“Bougainville” é no sol que ela surge. Brota em
terrenos difíceis, como no Nordeste e assim como a mulher que batalha em solos
ásperos, mostra toda sua beleza no colorido de suas flores. Esta coleção é
dedicada à Jeanne Baret, que precisou se disfarçar de homem para enfrentar o
machismo e espalhar suas cores, navegando pelo mundo.
MJ DESIGN – ACESSÓRIOS @mj.design1_
A coleção “Sertão em Pétalas” é uma celebração da
flora potiguar destacando espécies emblemáticas como a Xanana, a flor do Baobá,
a Orquídea Cattleya e a delicada Flor de Cacto. Emana a energia das flores do
sertão em cada detalhe das peças
RAVENNA – ACESSÓRIOS @ravennaacessorios
Tendo como ponto inicial o orvalho e observando a
riqueza de formas da natureza, a Ravenna Acessórios apresenta a coleção
“SENTIDOS”. Formas orgânicas, gotas, flores e borboletas, tudo que é natural,
serve de inspiração para a criação de peças elegantes, modernas, ao mesmo tempo
versáteis e atemporais, permitindo a mulher compor seu visual e ser quem ela
desejar nas diversas ocasiões do dia a dia.
YSA – MODA FEMININA @ysa.oficiall
Faz o entrelaçamento perfeito entre os conceitos,
criando uma experiência de moda verdadeiramente única. As peças apresentam
bolas que representam a união de elementos distintos, enquanto as curvas
simbolizam a fluidez e a harmonia das duas coleções. As texturas adicionam um
elemento tátil e sensorial transportando os usuários para um futuro dinâmico e
estilizado. Ao explorar o conceito de entrelaçamento, a YSA busca criar uma
coleção que simbolize a evolução constante da moda.
Esta
edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master
do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
(CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria
de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e
da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7
Criativo.
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