OUTONO INVERNO 2024

Minas Trend Outono Inverno 2024

27 de Outubro

Marcas potiguares do Projeto Natal Pensando Moda se destacam no Minas Trend

Criações de estilistas do Rio Grande do Norte, com cores, rendas e elementos da cultura regional, como o trançado em fibras e a xilografia de Cordel, roubam a cena na abertura do Minas Trend, em Belo Horizonte, um dos mais importantes salões de moda e negócios da América Latina. O estilista Alexandre Herchcovitch fez o lançamento nesta terça-feira (24) das coleções de seis marcas potiguares que participam do projeto “Natal Pensando Moda”, desenvolvido pelo Sebrae-RN. Lojistas de todo o Brasil lotaram o espaço colaborativo do Sebrae, no Minascentro, para conhecer as criações e assistir ao talk show, seguido de bate papo, com o estilista. Reconhecido nacionalmente, Herchcovitch discorreu sobre o tema “Consumidor do Futuro” e compartilhou com a plateia a experiência de participar pela primeira vez do “Natal Pensando Moda”, projeto desenvolvido desde 2000, em parceria com alunos do Senai do Rio Grande do Norte, que oferece às marcas potiguares consultorias e mentorias de grandes estilistas do cenário nacional.

A ideia é fomentar negócios no segmento de moda e na cadeia têxtil do estado, além de apoiar empresas locais no processo criativo de uma coleção temática. “Meu trabalho foi primeiro observar cada uma das empresas. Depois fazer encontros, em que conheci a intimidade de cada uma. Meu papel foi ter um olhar para o que faria aumentar essas empresas e dar sugestões para que pudessem evoluir para outras visões. Não foi nada impositivo. Hoje vejo a evolução do primeiro encontro, em Natal, até hoje, em Belo Horizonte, com a participação das marcas no Minas Trend”, relata Herchcovitch. Para o estilista, a presença no salão de moda e negócios em Minas mostra que as marcas estão preparadas para serem empresas que podem levar a moda autêntica do Rio Grande do Norte para outros lugares. “Isso as tornam cada vez mais globais”, atesta. O estilista chamou ainda a atenção para o importante papel do Sebrae de valorizar e apoiar empresas. “Quem está com o Sebrae está em boas mãos, porque tem alguém cuidando deles”, reconhece. Quanto à valorização do consumidor, Herchcovitch sugeriu às empresas estarem atentas ao comportamento de quem compra. “É preciso saber identificar o que buscam hoje e o que podem desejar daqui a algum tempo, além de investir em ações que possam seduzi-los”, ensina o estilista, observando que atualmente as pessoas têm buscado cada vez mais peças atemporais.                    

Das 14 empresas integrantes do projeto “Natal Pensando Moda”, seis expõem suas criações no Minas Trend. São elas: Areia Dourada (beachwear), Dormire de Luna (sleep wear), Human (moda feminina), MJ Design (acessórios), Ravenna (acessórios) e YSA (moda feminina). O encerramento da edição 2023 do projeto Natal Pensando Moda, com mentoria de Herchcovitch, culminará no dia 9 de novembro, com um desfile em Natal-RN, onde as 14 empresas irão apresentar suas coleções para o público potiguar. A Gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae- RN, Verônica Melo, comprova a importância de as marcas potiguares participarem do Minas Trend. “Quando viemos pela primeira vez, começamos em um espaço coletivo com algumas marcas. O principal resultado é que hoje temos aqui, no Minas Trend, três marcas do Rio Grande do Norte que hoje participam com estandes individuais. Isso significa que elas já estão comercializando para todo o Brasil.

 Conseguiram abrir seu mercado no Minas Trend, uma grande bolsa de negócios”, relata Verônica. Saiba mais sobre as marcas do” Natal Pensando Moda” e suas coleções presentes no Minas Trend: AREIA DOURADA – Beachwear @areiadourada A Areia Dourada tem como fonte de inspiração para o Natal Pensando Moda a obra “O Vileiro”, do artista plástico do oeste potiguar de Etelânio Vieira. A coleção de beachwear, denominada Potiguar Armorial, é um tributo à rica tradição cultural do Nordeste brasileiro. Inspirada pelo movimento Armorial de Ariano Suassuna, buscando fundir o popular com o erudito, cativa sentidos, estimula a imaginação e nos leva a uma jornada pelos signos deste imaginário. Utilizando o “Violeiro” com seu mundo fantástico pintado por Etelânio Vieira, tem como principal elemento de inspiração este ícone que personifica a conexão entre o homem, o céu e a terra, provocando emoções e sensações de estar num chão sob um universo de estrelas.

DORMIRE DI LUNA – SLEEP WEAR @dormirediluna A coleção: “Flor de Mandacaru” explora a ideia de que o futuro pode ser construído com raízes do passado, trazendo consigo conforto, elegância e modernidade atrelado a xilogravura, visando sempre o conceito de que o confortável pode ser elegante e com estilo.

HUMAN – MODA FEMININA @vistahuman “Bougainville” é no sol que ela surge. Brota em terrenos difíceis, como no Nordeste e assim como a mulher que batalha em solos ásperos, mostra toda sua beleza no colorido de suas flores. Esta coleção é dedicada à Jeanne Baret, que precisou se disfarçar de homem para enfrentar o machismo e espalhar suas cores, navegando pelo mundo.              

MJ DESIGN – ACESSÓRIOS @mj.design1_ A coleção “Sertão em Pétalas” é uma celebração da flora potiguar destacando espécies emblemáticas como a Xanana, a flor do Baobá, a Orquídea Cattleya e a delicada Flor de Cacto. Emana a energia das flores do sertão em cada detalhe das peças

RAVENNA – ACESSÓRIOS @ravennaacessorios Tendo como ponto inicial o orvalho e observando a riqueza de formas da natureza, a Ravenna Acessórios apresenta a coleção “SENTIDOS”. Formas orgânicas, gotas, flores e borboletas, tudo que é natural, serve de inspiração para a criação de peças elegantes, modernas, ao mesmo tempo versáteis e atemporais, permitindo a mulher compor seu visual e ser quem ela desejar nas diversas ocasiões do dia a dia.

YSA – MODA FEMININA @ysa.oficiall Faz o entrelaçamento perfeito entre os conceitos, criando uma experiência de moda verdadeiramente única. As peças apresentam bolas que representam a união de elementos distintos, enquanto as curvas simbolizam a fluidez e a harmonia das duas coleções. As texturas adicionam um elemento tátil e sensorial transportando os usuários para um futuro dinâmico e estilizado. Ao explorar o conceito de entrelaçamento, a YSA busca criar uma coleção que simbolize a evolução constante da moda.

Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.  

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