OUTONO INVERNO 2024

Minas Trend Outono Inverno 2024

27 de Outubro

Palestra destaca importância do planejamento e do controle do estoque para lojistas

Com globalização e concorrência crescente, Alzira Vasconcelos diz que o empresário precisa conhecer a fundo o seu negócio  

Na palestra “Plano estratégico para uma coleção criativa”, na tarde desta 5ª feira (26/10) no Minascentro, a empresária e consultora de moda Alzira Vasconcelos reforçou a importância do planejamento e do relacionamento para o sucesso de uma marca ou de uma loja do ramo da moda. No mundo atual, em constante transformação, ela disse à plateia que a compra da loja precisa estar desenhada no planejamento. “Mentalidade de empresário é entender que tudo precisa ser calculado”, ensinou. A consultora disse que, em outra época, as marcas ditavam moda, mas nós estamos na era em que o cliente é o centro. “Ele dita nosso comportamento e escolhe os produtos”.              

Com a globalização e a concorrência crescente, o lojista virou quase um designer de moda, e concorre com marcas diversas, muitas delas de origem chinesa, com preço barato e muita aceitação na internet. “Por isso, ficar focado no velho ‘feeling empreendedor pode se tornar um problema”, disse. Segundo ela, planejamento, cálculo de produtos e controle são pontos cada vez mais necessários.
 “Olhando para o passado é que a gente planeja o futuro”, ensina Alzira Vasconcelos. Ela explica que tudo precisa ser planejado, com pesquisa prévia. O comprador profissional precisa ser preciso, cirúrgico na hora de realizar sua compra. “O segredo é comprar a mercadoria correta, e não ficar sem mercadoria. O lojista não ganha dinheiro na hora da fenda, mas na hora da compra. É preciso conhecer o teto do orçamento na hora de comprar cada item, sob o risco de ver aquele vestido encalhar na prateleira no mês seguinte, mesmo que a peça tenha sido a campeã de vendas no mês passado”.  

Reabastecimento    

O segredo, de acordo com a consultora, é ter um conhecimento amplo do histórico de vendas. “Ele é o seu mapa de compras, é preciso olhar para ele de forma detalhada. E o giro dos produtos está diretamente relacionado a isso. “O sucesso da coleção não está no lançamento, mas no reabastecimento. O cliente que vocês já possuem está dominado. Para ir adiante e conquistar novos clientes, a reposição precisa ser minuciosa”.   Outra dica importante é aprender a dividir a coleção por etapas. “Se você comprou dez peças no Minas Trend, por exemplo, não exponha tudo de uma vez. Lance cinco agora, e outras cinco na outra semana. Dessa forma você cria expectativa no cliente. As pessoas estão buscando coisas diferentes, então faça um ‘balé’ dos produtos, misture coisas, crie novas combinações, faça novas produções, mexa na arara. Renove o seu material”, afirmou.  

Cliente, o item principal

E tudo isso não faz nenhum sentido se o lojista/ empresário não se preocupar com quem está lá na ponta: o cliente.  “Desenvolver ações frequentes com o consumidor deve ser sempre a prioridade. A atenção com o pós-venda e o mailing dos clientes requerem um cuidado especial e muita paciência. O rastreio desses dados é essencial. Captar e manter equivale à criação de uma comunidade”, definiu ela.
Os vendedores precisam estar alinhados e creditarem no que estão vendendo, “aí entra a liderança de quem comanda o negócio”. Para ela, marcas de sucesso são geridas por líderes, e por isso três palavras são básicas: capacitação, treinamento e reciclagem.

Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.  

Informações para a imprensa: ETC Comunicação  www.etccomunicacao.com.br
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