Com globalização e concorrência crescente,
Alzira Vasconcelos diz que o empresário precisa conhecer a fundo o seu negócio
Na palestra “Plano estratégico para uma coleção
criativa”, na tarde desta 5ª feira (26/10) no Minascentro, a empresária e
consultora de moda Alzira Vasconcelos reforçou a importância do planejamento e
do relacionamento para o sucesso de uma marca ou de uma loja do ramo da moda.
No mundo atual, em constante
transformação, ela disse à plateia que a compra da loja precisa estar desenhada
no planejamento. “Mentalidade de empresário é entender que tudo precisa ser
calculado”, ensinou. A consultora disse que, em outra época, as marcas ditavam
moda, mas nós estamos na era em que o cliente é o centro. “Ele dita nosso
comportamento e escolhe os produtos”.
Com a globalização e a concorrência crescente, o lojista virou quase um
designer de moda, e concorre com marcas diversas, muitas delas de origem
chinesa, com preço barato e muita aceitação na internet. “Por isso, ficar
focado no velho ‘feeling empreendedor pode se tornar um problema”, disse.
Segundo ela, planejamento, cálculo de produtos e controle são pontos cada vez
mais necessários. “Olhando para o passado é que a
gente planeja o futuro”, ensina Alzira Vasconcelos. Ela explica que tudo
precisa ser planejado, com pesquisa prévia. O comprador profissional precisa
ser preciso, cirúrgico na hora de realizar sua compra. “O segredo é comprar a
mercadoria correta, e não ficar sem mercadoria. O lojista não ganha dinheiro na
hora da fenda, mas na hora da compra. É preciso conhecer o teto do orçamento na
hora de comprar cada item, sob o risco de ver aquele vestido encalhar na
prateleira no mês seguinte, mesmo que a peça tenha sido a campeã de vendas no
mês passado”.
Reabastecimento
O segredo, de acordo com a consultora, é
ter um conhecimento amplo do histórico de vendas. “Ele é o seu mapa de compras,
é preciso olhar para ele de forma detalhada. E o giro dos produtos está
diretamente relacionado a isso. “O sucesso da coleção não está no lançamento,
mas no reabastecimento. O cliente que vocês já possuem está dominado. Para ir
adiante e conquistar novos clientes, a reposição precisa ser minuciosa”.
Outra dica importante é aprender a
dividir a coleção por etapas. “Se você comprou dez peças no Minas Trend, por
exemplo, não exponha tudo de uma vez. Lance cinco agora, e outras cinco na
outra semana. Dessa forma você cria expectativa no cliente. As pessoas estão
buscando coisas diferentes, então faça um ‘balé’ dos produtos, misture coisas,
crie novas combinações, faça novas produções, mexa na arara. Renove o seu
material”, afirmou.
Cliente, o item principal
E tudo isso não faz nenhum sentido se o lojista/
empresário não se preocupar com quem está lá na ponta: o cliente. “Desenvolver ações frequentes com o consumidor
deve ser sempre a prioridade. A atenção com o pós-venda e o mailing dos
clientes requerem um cuidado especial e muita paciência. O rastreio desses
dados é essencial. Captar e manter equivale à criação de uma comunidade”,
definiu ela.
Os vendedores precisam estar alinhados e
creditarem no que estão vendendo, “aí entra a liderança de quem comanda o
negócio”. Para ela, marcas de sucesso são geridas por líderes, e por isso três
palavras são básicas: capacitação, treinamento e reciclagem.
Esta edição do Minas Trend é uma
realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e
patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling
e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de
Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento
Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de
Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.
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