Expectativa de
negócios gerados no salão de negócios superou $ 26 milhões e cerca de 7 mil
visitantes compareceram ao evento
O Minas Trend, o maior salão de negócios da América
Latina, promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias de Belo Horizonte e
encerrado na quinta-feira, dia 26 de outubro, no Minascentro, comprovou que o
evento continua sendo um norte para o setor da moda e fiel ao propósito de
funcionar como canal eficiente na relação de negócios entre expositores e
clientes.
Além de estimular conexões com Belo Horizonte, mais
especificamente com o Centro da cidade e oferecer uma rica e diversificada
programação de conteúdos, que contemplou todos os elos da cadeia produtiva da
moda e aconteceu em vários espaços da capital mineira.
A 30ª edição da feira contou com a participação de 125
estandes: 35 de vestuário, 36 de joias e bijuterias, 31 de bolsas e calçados e
15 de lingerie, moda praia e sleepwear.
A novidade foi o lançamento do projeto
Minas Trend Kids – Baby e Teens, que trouxe cerca de 50 dos maiores fabricantes
de moda do setor, de várias regiões brasileiras, para conferir a proposta.
Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, ressalta o sucesso
dessa edição fundamentado nos dados econômicos: “Tivemos um balanço positivo,
com expectativa de geração de mais de R$ 26 milhões em negócios e recebemos
cerca de 7 mil visitantes durante os três dias. Esses números expressivos
consolidam o evento como uma importante plataforma de geração de negócios para
a indústria nacional, além de promover a qualidade e a versatilidade de seus
segmentos”, pontua.
Os depoimentos dos responsáveis pelos sindicatos
setoriais, responsáveis pela captação de clientes e divulgação do salão de
negócios, caminha na mesma direção. Patricia Rajão, diretora-executiva do
Sindicalçados – Sindicato das Indústrias de Calçados, Bolsas e Cintos de Minas
Gerais explica que foram criadas todas as condições para que os lançamentos
para o outono-inverno 24 fossem prósperos.
Segundo ela, mais de 300 lojistas foram convidados para
conhecerem os lançamentos para o outono-inverno/24 dos setores de vestuário,
calçados e bolsas, joias e bijuterias, com passagens e hospedagens pagas pela
FIEMG, dentro do Projeto Comprador. “Foi surpreendente a adesão, porque sabemos
da dificuldade do lojista em vender, com estoque de verão ainda parado, e com a
antecipação do preview. Mesmo assim, o lojista veio e comprou mais do que na
última edição”, garante, acrescentando que os dois primeiros dias do evento
foram de intensa movimentação nos estandes especializados em calçados, bolsas e
artefatos.
A comprovação de resultados positivos se configura no
interesse das empresas em participarem das duas próximas edições de 2024.
“Posso afirmar que 100% dos que estiveram presentes na feira já assinaram um
termo de confirmação”, enfatiza.
A Luiza Barcelos, uma das empresas mais importantes do
Brasil nessa área, faz coro à diretora. “Nossa marca está presente no Minas
Trend desde sua primeira edição. E em 2023 não poderia ser diferente porque
sabemos o quanto fazer parte da feira é importante para nós e para nossos
clientes. Estamos otimistas para o próximo ciclo, porque recebemos muito mais
lojistas do que o esperado e as vendas foram muito positivas. O inverno será um
sucesso, sem dúvida”, afirma Luiza Barcelos, proprietária e coordenadora da
equipe de estilo da grife.
Quem também pontua o sucesso é Elaine Vasconcelos,
diretora-executiva do Sindijoias-MG, que representa o setor de joias e
bijuterias do estado. “Tivemos bons compradores e fizemos excelentes negócios.
Alguns bateram meta logo no primeiro dia da feira. Para abril, há fila de
espera para participação”, revela, apontando que o resultado revela uma
recuperação das empresas pós-pandemia.
Nívia Marisguia, proprietária da Claudia Marisguia,
veterana no mercado de bijoux, cujo trabalho é conhecido nacionalmente,
considera que a marca colheu bons frutos. “Mais uma vez, o Minas Trend foi uma
grande oportunidade de conexões, de validarmos nossa coleção e de prospectarmos
nova clientela.Para o nosso segmento, ele é fundamental. Esta edição foi tão
boa quanto a última”.
Nova configuração
A movimentação em torno de uma nova configuração do Minas
Trend, que passou a acolher, desde abril, as empresas que trabalham no modelo
pronta-entrega, tem se mostrado válida, conforme explica o presidente do
Sindivest-MG – Sindicato das Indústrias de Vestuário de Minas Gerais, Rogério
Vasconcelos.
Para a indústria que trabalha com moda festa, os dados
são sempre redondos. A Marina Rodarte, por exemplo - que apresentou um desfile
muito elogiado para comemorar os 40 anos, na programação do evento -, é um
exemplo de como uma empresa longeva sabe se posicionar. “Nossos clientes vieram
e compraram. A maior parte da venda das nossas coleções são realizadas no Minas
Trend, a feira é muito importante para nossos negócios”, sinaliza Marina
Rodarte.
“Sentimos que, devido a situação econômica no Brasil e no
mundo, fatos que repercutem no cenário empresarial, o cliente que trabalha com
pedidos foi mais contido nas compras, mas a movimentação do salão de negócios
foi bom”, diagnostica Rogério. Ele
aponta a volta dos desfiles como um fator relevante para resgatar o glamour do
Minas Trend.
As marcas de pronta-entrega puderam
se mostrar no desfile 4 Fashion Show e o desfile infantojuvenil, dentro do
projeto Minas Trend Kids- Baby e Teens, que contou com a produção executiva da
Top Agency, e sinaliza a entrada desse setor na feira, obteve 100% de aprovação
dos fabricantes convidados. “Eles ficaram impressionados com a estrutura que a
FIEMG oferece para a fomentação de relacionamento e negócios. O projeto foi a
cereja do bolo”.
Algumas marcas retornaram ao Minas
Trend, como a Fleche d’Or, que, além da moda festa, oferece o casual”. Estar
aqui valida muito a marca. O resultado foi muito bom”, observa a proprietária e
estilista Sabrina Costa.
O Minas Trend foi uma realização do SESI, SENAI e FIEMG,
com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas
de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por
meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura
de Belo Horizonte e P7 Criativo.
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