Coleções de marcas que se comprometem com o meio ambiente estão entre as
novidades da temporada outono/inverno 2024
A sustentabilidade é um caminho irreversível na história
das empresas e tem encontrado, cada vez mais, espaço no universo da moda. O
assunto produção, desperdício e descarte irregular de resíduos ganha contornos
inquietantes quando a indústria que trabalha no setor é classificada como a
segunda mais poluidora do mundo, perdendo apenas para a petroquímica, de acordo
com a organização sem fins lucrativos Global Fashion Agenda.
O tema foi destaque no conteúdo de talks e
palestras realizados durante a realização da 30ª edição do Minas Trend. O
painel “Inovações da Moda – Os novos caminhos”, por exemplo, sinalizou que o
Relatório da Transparência de Roupa 2022 aponta a quantidade de 80 bilhões de
peças de vestuário produzidas anualmente, sendo que desse total 40% não são
utilizadas, indo parar em aterros sanitários e lixões. Outro dado alarmante é
que, a cada segundo, um caminhão de resíduos têxteis é jogado nos aterros
sanitários pelo mundo.
No Brasil, as ações pautadas em estratégias
sustentáveis ainda são tímidas, mas não menos importantes. Participantes do
Minas Trend, marcas como a Isla, de bolsas, a Brilho do Sol Moda Praia, e
Vanilla, de óculos, têm levado para suas produções estratégias que levam em
conta o cuidado com o meio ambiente.
Produzindo uma média de 4 mil peças por mês em
Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a marca de moda praia Brilho do Sol investe
em tecidos sustentáveis e de baixo impacto ambiental da Pettenati. As peças
produzidas e apresentadas no Minas Trend - biquínis, maiôs, sungas - são na
maioria confeccionadas em Acqua Fit, poliamida com elastano e Ultracool Fit,
100% poliamida. No mercado desde 1994, a pequena empresa familiar é comandada
pelo empresário Marcos Daniel Oliveira Santos e tem como propósito trazer conforto,
qualidade e sustentabilidade em todas as coleções da marca.
A Isla, grife mineira de bolsas de luxo, tem
inserido o viés da sustentabilidade em suas coleções por meio do
reaproveitamento de insumos (embalagens, papelão) e de parcerias com ONGs de
coleta seletiva. Para a nova coleção mostrada na 30ª edição do Minas Trend, a
marca contou com o trabalho de 30 mulheres de uma comunidade local de artesãs
que têm 80% de suas fontes de renda fruto desse ofício.
“Estamos sempre em busca de matérias-primas cada
vez mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente, valorizando as pessoas
envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente”, conta a designer e
proprietária da Isla, Silvia Monteiro. As artes manuais e o DNA da marca estão
presentes na nova coleção, que revisita clássicos da marca repaginados e em versões únicas.A coleção
tem novos shapes e uma linha de crochê mais ousada. Já a linha New Signature
traz o artesanato unido à sustentabilidade, em peças que são uma verdadeira
obra de arte.
Pioneirismo
A marca de
óculos Vanilla é pioneira em armações 100% de tecidos - como seda, linho e
algodão - e feitas à mão. A empresa dos irmãos Guilherme e Henrique Araújo
mantém um produto diferenciado no mercado. “Amamos criar e inspirar. E foi na
busca por criar um produto singular que encontramos materiais e técnicas
exclusivas. Com a laminação de tecido em resina, o resultado foi surpreendente:
produtos mais leves, confortáveis e tão resistentes quanto os óculos
tradicionais de madeira ou acetato”, resume Guilherme.
Na nova coleção lançada no Minas Trend, o foco é
a sustentabilidade aliada à ergonomia, mantendo a leveza e o conforto dos
óculos Vanilla. “Nós sempre procuramos aproveitar ao máximo a nossa
matéria-prima nos cortes dos óculos, para ter o mínimo de descarte possível.
Conseguimos uma nova espessura para os modelos, gerando uma haste a mais nas
formas. Com isso, temos um aproveitamento maior de 33%, o que representa uma
diminuição considerável de nossos descartes”, descreve Guilherme, que aposta
também no lançamento em breve de chaveiros na marca, feitos a partir de pedaços
das formas dos óculos que iriam para o lixo.
O comprometimento com o meio ambiente e com as
gerações futuras também está no Pacto Global da ONU e em iniciativas realizadas
por parceiros da FIEMG. O Sebrae Minas, por exemplo, apoia a realização do
Minas Trend e trabalha a temática da sustentabilidade dentro do programa
Integra Moda, por meio do projeto Moda Brechó.
Esta
edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master
do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
(CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria
de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e
da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7
Criativo.
Esta
edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master
do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
(CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria
de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e
da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7
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