OUTONO INVERNO 2024

Minas Trend Outono Inverno 2024

26 de Outubro

30ª edição do Minas Trend reforça importância da sustentabilidade na moda

Coleções de marcas que se comprometem com o meio ambiente estão entre as novidades da temporada outono/inverno 2024

A sustentabilidade é um caminho irreversível na história das empresas e tem encontrado, cada vez mais, espaço no universo da moda. O assunto produção, desperdício e descarte irregular de resíduos ganha contornos inquietantes quando a indústria que trabalha no setor é classificada como a segunda mais poluidora do mundo, perdendo apenas para a petroquímica, de acordo com a organização sem fins lucrativos Global Fashion Agenda. O tema foi destaque no conteúdo de talks e palestras realizados durante a realização da 30ª edição do Minas Trend. O painel “Inovações da Moda – Os novos caminhos”, por exemplo, sinalizou que o Relatório da Transparência de Roupa 2022 aponta a quantidade de 80 bilhões de peças de vestuário produzidas anualmente, sendo que desse total 40% não são utilizadas, indo parar em aterros sanitários e lixões. Outro dado alarmante é que, a cada segundo, um caminhão de resíduos têxteis é jogado nos aterros sanitários pelo mundo.

No Brasil, as ações pautadas em estratégias sustentáveis ainda são tímidas, mas não menos importantes. Participantes do Minas Trend, marcas como a Isla, de bolsas, a Brilho do Sol Moda Praia, e Vanilla, de óculos, têm levado para suas produções estratégias que levam em conta o cuidado com o meio ambiente. Produzindo uma média de 4 mil peças por mês em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a marca de moda praia Brilho do Sol investe em tecidos sustentáveis e de baixo impacto ambiental da Pettenati. As peças produzidas e apresentadas no Minas Trend - biquínis, maiôs, sungas - são na maioria confeccionadas em Acqua Fit, poliamida com elastano e Ultracool Fit, 100% poliamida. No mercado desde 1994, a pequena empresa familiar é comandada pelo empresário Marcos Daniel Oliveira Santos e tem como propósito trazer conforto, qualidade e sustentabilidade em todas as coleções da marca.  A Isla, grife mineira de bolsas de luxo, tem inserido o viés da sustentabilidade em suas coleções por meio do reaproveitamento de insumos (embalagens, papelão) e de parcerias com ONGs de coleta seletiva. Para a nova coleção mostrada na 30ª edição do Minas Trend, a marca contou com o trabalho de 30 mulheres de uma comunidade local de artesãs que têm 80% de suas fontes de renda fruto desse ofício.

“Estamos sempre em busca de matérias-primas cada vez mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente, valorizando as pessoas envolvidas na produção e incentivando o consumo consciente”, conta a designer e proprietária da Isla, Silvia Monteiro. As artes manuais e o DNA da marca estão presentes na nova coleção, que revisita clássicos da marca repaginados e em versões únicas.A coleção tem novos shapes e uma linha de crochê mais ousada. Já a linha New Signature traz o artesanato unido à sustentabilidade, em peças que são uma verdadeira obra de arte.  

Pioneirismo


A marca de óculos Vanilla é pioneira em armações 100% de tecidos - como seda, linho e algodão - e feitas à mão. A empresa dos irmãos Guilherme e Henrique Araújo mantém um produto diferenciado no mercado. “Amamos criar e inspirar. E foi na busca por criar um produto singular que encontramos materiais e técnicas exclusivas. Com a laminação de tecido em resina, o resultado foi surpreendente: produtos mais leves, confortáveis e tão resistentes quanto os óculos tradicionais de madeira ou acetato”, resume Guilherme. Na nova coleção lançada no Minas Trend, o foco é a sustentabilidade aliada à ergonomia, mantendo a leveza e o conforto dos óculos Vanilla. “Nós sempre procuramos aproveitar ao máximo a nossa matéria-prima nos cortes dos óculos, para ter o mínimo de descarte possível. Conseguimos uma nova espessura para os modelos, gerando uma haste a mais nas formas. Com isso, temos um aproveitamento maior de 33%, o que representa uma diminuição considerável de nossos descartes”, descreve Guilherme, que aposta também no lançamento em breve de chaveiros na marca, feitos a partir de pedaços das formas dos óculos que iriam para o lixo.

O comprometimento com o meio ambiente e com as gerações futuras também está no Pacto Global da ONU e em iniciativas realizadas por parceiros da FIEMG. O Sebrae Minas, por exemplo, apoia a realização do Minas Trend e trabalha a temática da sustentabilidade dentro do programa Integra Moda, por meio do projeto Moda Brechó. Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.    

Esta edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.  

Informações para a imprensa:
ETC Comunicação   www.etccomunicacao.com.br
Jihan Kazzaz - (31) 99120-5295
Luciana Avelino - (31) 99978-9990
Heloisa Aline - (31) 99314-5366
Natália Jael – (31) 97116-9482

ver todas noticias