Para os que desconheciam o potencial do setor infantojuvenil
no Brasil, o lançamento do Minas Trend Kids - Baby e Teens - novo
projeto encampado pela FIEMG, por meio da Câmara da Indústria do Vestuário e
Acessórios da e do Sindivest-MG para integrar a feira -, realizado na
quarta-feira, 25 de outubro, no Grande Teatro do Minascentro, foi uma
amostragem do poder, força e criatividade das empresas voltadas para esse
público.
Tão logo a novidade foi anunciada, os empresários de
diferentes regiões do país se movimentaram para conhecer de perto as novas
possibilidades de negócios, materializada no desfile de ontem, que contou com a
produção executiva da Top Agency.
Especializada no segmento, além de comandar o maior casting
de modelos mirins de Belo Horizonte, a agência produz vários eventos
relacionados com a moda para bebês, crianças e adolescentes e se tornou
conhecida pelos cenários lúdicos encantadores que constrói para esses momentos.
Entre os apoios, o projeto contou com o patrocínio da Prefeitura de Belo
Horizonte via Belotur e da CDL/BH – Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo
Horizonte.
O que se viu na passarela em termos de moda foi uma
diversidade de estilos para meninas e meninos, começando pelos looks
românticos, passando pelo streetwear e culminando com a glamourosa roupa de
festa. O que vale como inspiração para os adultos, está presente nas coleções
das marcas participantes do desfile.
Cores da estação, metalizados, brilhos, pelos, matelassados,
estampas pequenas e gigantes, pincelados, tie dye, logos, transparências
veladas, se unem em um grande mosaico para que crianças se vistam com
personalidade. Esse foi o tema da palestra ministrada por Bárbara Chiré,
especialista em pesquisa de tendências, branding e comportamento, durante o
intervalo entre os dois blocos de desfiles da noite.
Logo no início, a plateia ficou encantada pela simpatia da
influencer mirim, Juju Penido, que apresentou oficialmente o projeto, “uma
demanda da indústria de moda de todo o país”, dividindo o palco com o também
apresentador Elias Santos.
Nova etapa
O lançamento contou com a presença do presidente da FIEMG,
Flávio Roscoe, que considerou a iniciativa como uma nova etapa do Minas Trend,
até então voltado para o público adulto, chamando a atenção para o fato que o
setor infantojuvenil apresenta um crescimento considerável de 6% ao ano.
“As crianças estão sempre crescendo e, por isto, o segmento
oferece novas e boas oportunidades de negócios”, salientou, lembrando que a
ideia de encampá-lo se deve aos presidentes dos sindicatos setoriais, Rogério
Vasconcelos, do Sindivest-MG, e Mariângela Miranda Marcon, do Sindivest-Juiz de
Fora e também presidente da Câmara da Indústria da Moda da FIEMG. “Eles
acreditaram na proposta e foram incansáveis para colocá-la de pé. Esse é o
primeiro movimento nessa direção”, frisou, agradecendo o envolvimento de outras
instituições como a prefeitura e a CDL/BH, na construção do Baby e Kids.
Para Taciana Teodoro, diretora da Top Agency, esse também é o
início da realização de um sonho de ver o setor que abraçou para trabalhar, há
quase 25 anos, ganhar a visibilidade que merece. “Belo Horizonte já foi um
importante polo de confecções infantojuvenil nos anos 1990, uma referência em
todo o Brasil e Minas Gerais tem uma indústria potente na área, em regiões do
interior, como Divinópolis, Araújos, Governador Valadares, entre outras cidades
mais importantes”, destaca. Várias empresas se tornaram grupos, com até 3
marcas, que atendem do bebê aos teenagers.
Presente no desfile, Regina Chiari, veterana no ramo, é
representante comercial da Precoce, de Governador Valadares, e da Ceci moda
praia, e recebe a iniciativa com entusiasmo. “Atuo há vários anos na área e ela
é muito próspera em termos de negócios”, observa.
A diretora de estilo e proprietária da Pituchinhus, Mari
Parigliarini, veio do Rio Grande do Sul para conhecer de perto os detalhes do
novo evento. Sob o slogan “Grife para Princesas”, a marca, fundada em 1993,
tinha como conceito criar roupas que evocassem contos de fadas. “A motivação
foi minha filha, percebi que não havia no mercado roupas que espelhassem como
eu queria vesti-la”, pontua. Na concepção da Pituchinhus, a união de tecidos,
adornos, cores e formas preservam a aura romântica e sonhadora para meninas
curtirem momentos inesquecíveis da infância.
O Minas Trend Kids – Baby e Teens é uma realização da Câmara
da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-MG, com o apoio
da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocínio da
Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top
Agency.
Esta
edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master
do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
(CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria
de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e
da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7
Criativo.
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