Em
uma manhã muito concorrida nesta quarta-feira (25/10) no auditório do P7
Criativo, a consultora e empresária de moda Janaína Ortiga apresentou a
palestra “Como garantir vendas de forma planejada e criativa”, em que procurou
orientar o público presente sobre a melhor forma de se administrar um negócio
no ramo da moda e ser uma lojista bem sucedida.
Durante
cerca de 60 minutos, a empresária enumerou vários tópicos que considera fundamentais
para o sucesso do negócio, sempre tendo em vista a satisfação do cliente e dos
seus funcionários, o bom relacionamento com os fornecedores, controle de
estoque e o gerenciamento dos custos.
Com
longa experiência como lojista durante 24 anos em Brasília, ela procura fixar
na plateia – formada em grande parte por lojistas novos e empresários da moda
em início de carreira – frases de impacto, para que suas mensagens não sejam
esquecidas.
“Nunca percam de vista a venda”; “Não é a concorrência que tira a
sua venda”; “Mapeie os concorrentes que você admira na sua cidade”; “Estoque é
o seu saldo do banco na loja” e “O ciente vale mais do que o lucro” são alguns
dos exemplos que ela utilizou durante a palestra para dar o seu recado.
Apaixonada
pelos bastidores do varejo, a consultora não se cansou de voltar sempre aos
pontos considerados prioritários para um lojista do ramo: os lucros,
obviamente, “pois sua loja não é uma instituição de caridade”; o investimento
em networking, o controle dos números, o atendimento, o mindset, o visual
merchandising do ponto comercial, as ações de venda e ações sociais, pós-venda
e recompra e “embalagem completa” (fazer bem feito e malfeito dá o mesmo
trabalho).
Janaina
Ortiga dedicou uma atenção especial para alertar os futuros lojistas e
empresários sobre a preocupação com os números.
“É importante ter o controle da
planilha financeira e conhecer o seu ticket médio. Numa loja terceirizada, você
conseguir lucrar mais de 20%, e no caso de marca própria, essa margem será
entre 30% e 35%. E custo é igual a unha, cresce todo mês”, enfatizou.
Atendimento físico e digital
Outros
itens destacados por ela nos tempos atuais foram o atendimento, na loja física
e no digital (“é muito importante investir em treinamento”) e a real necessidade
de se criar um site, por exemplo (“não adianta fazer isso se não existe
estrutura para sustentá-lo”). E ao mesmo tempo em que deixou claro que o lucro
é essencial, pois é a razão de existir da loja, ela procurou deixar muito claro
que, sem a satisfação do cliente, isso não será alcançado.
“A
gente não vende um produto, mas momentos. Quem não entender isso, vai ter
dificuldades para seguir adiante. O bom vendedor precisa vender pelo menos duas
vezes para o mesmo cliente”, exemplificou. Janaina Ortiga encerrou sua palestra
com uma frase que resume todos os ensinamentos que buscou transmitir aos
presentes: “Não existe fórmula mágica, e sim esforço, dedicação e
persistência”.
A
palestra “Como garantir vendas de forma planejada e criativa”, ministrada por Janaína
Ortiga, fez parte da programação da 30ª edição do Minas Trend.
Esta
edição do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master
do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
(CDL-BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria
de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de
Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e
da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7
Criativo.
Informações para a imprensa:
ETC Comunicação
www.etccomunicacao.com.br
Jihan Kazzaz - (31) 99120-5295
Luciana Avelino - (31) 99978-9990
Heloisa Aline - (31) 99314-5366
Natália Jael – (31) 97116-9482