Palestra de Janaína
Souza, apresentadora do programa Desvendando o Closet, da FashionTV, fez parte
da programação que acontece no P7 Criativo
Mais de 100 profissionais e empresários da moda ligaram os
radares para ouvir os conselhos da consultora de imagem e estilo Janaína Souza,
apresentadora do programa Desvendando o Closet, exibido pela FashionTV, e
personal stylist de celebridades artísticas e políticas como a ministra de Meio
Ambiente, Marina Silva. Em palestra promovida hoje (24), no P7 Criativo –
primeiro hub de economia criativa do Brasil, comandado pela FIEMG –, como parte
da programação do Minas Trend, edição outono-inverno 2024, Janaína Souza inundou
a plateia de orientações valiosas de edição de peças para composição de looks
nas lojas, tema principal de sua apresentação. “As roupas falam, passam
mensagens, e por isso precisam ser usadas de forma estratégica”, começou a
profissional, delimitando a proposta do styling na criação de looks que sejam
interessantes e atraentes para os clientes.
Segundo ela, o primeiro fundamento desse conceito, usado para
conquistar os consumidores, é a empresa perceber o valor da marca e
relacioná-lo com o estilo do cliente, estampando esse conhecimento nas
vitrines. Também é importante ter noções claras das tendências, participando de
eventos como o Minas Trend e investindo em atualização permanente, conforme
afirmou a consultora. “Lembrem-se, um look é uma composição artística, e as
peças precisam se conectar umas com as outras, formando uma proposta harmônica”,
ressaltou.
Para aplicar os pilares do styling no dia a dia, Janaína
Souza entregou a chave de ouro, contando como fazer para ter sucesso no mundo
varejista da moda: criar uma vitrine que conte a história da marca e da
coleção; fazer uma boa coordenação dos manequins para simplificar a escolha do
cliente; conhecer e aplicar a teoria e a psicologia das cores, para criar uma
estética visualmente impactante; incorporar acessórios; compreender a silhueta
do cliente e abraçar a singularidade de cada um; e desenvolver uma abordagem
inclusiva e democrática, considerando que a moda é para todos, sem distinção de
idade, gênero, preferências ou estilos de vida.
A apresentadora também frisou a capacitação e o treinamento
de equipes de atendimento como estratégia fundamental para o sucesso do
negócio. “O atendimento personalizado cria uma conexão emocional, tornado a
experiência de compra mais significativa para o cliente”, finalizou.
Esta edição do Minas Trend é uma
realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e
patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e Bling
e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de
Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento
Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de
Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.
Informações para a imprensa:
ETC Comunicação
www.etccomunicacao.com.br
Jihan Kazzaz - (31) 99120-5295
Luciana Avelino - (31) 99978-9990
Heloisa Aline - (31) 99314-5366
Natália Jael – (31) 97116-9482