A forte
presença de Minas Gerais no sentimento da brasilidade nacional está refletida
em seus diversos aspectos na 30ª edição do Minas Trend, uma referência como
evento da moda e movimento propulsor de negócios. Com o tema “As novas conexões
da moda”, o evento, que antecipa a temporada outono-inverno 2024 e teve início
nesta terça-feira (24/10), prossegue até o dia 26, no Minascentro, com a
participação de 130 marcas expositoras, sendo 21 estreantes.
Na abertura oficial, nesta
terça-feira, o presidente da FIEMG, Flavio Roscoe, destacou a força do DNA do
evento. “Moda é cultura e negócio, e o Minas Trend sempre fez a ponte entre
estes dois universos, com toda a perspectiva que a moda mineira oferece”, disse
ele. Ele reforçou o trabalho coletivo dos diversos parceiros e apoiadores, como
o Sebrae e a Belotur, para viabilizar o evento pela 15ª edição consecutiva. “O
Minas Trend é feito a centenas de mãos, que trabalharam muito para conjugar as
inúmeras propostas, discussões e os interesses diversos de todos os setores
envolvidos”, disse ele.
O presidente da Belotur, Gilberto
Castro, reforçou a transversalidade do Minas Trend, que inova na moda e gera
negócios, emprego e renda. “Para a Prefeitura é um privilégio muito grande
apoiar este evento, fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade, tendo a
moda como o grande ator. Não é segredo pra ninguém que Belo Horizonte vem
acreditando cada vez mais na economia criativa, e a moda é propulsora desse
movimento”.
Grande
vitrine
O Sebrae Minas, parceiro do
evento desde a primeira edição, esteve presente na abertura por meio do seu
superintendente Afonso Maria Rocha. “O Minas Trend é o grande coroamento, a
maior vitrine da moda mineira, que começou a se destacar no cenário nacional
com os precursores do Grupo Mineiro de Moda, nos anos 80. A inovação, que move
o mundo da moda, está presente cada vez mais na cultura das empresas, e essa
inquietação permanente é algo que está refletido aqui, no ambiente dos
negócios”, afirmou.
O encontro entre a cultura, a
liberdade e a inovação foi saudado pelo secretário de Estado da Cultura,
Leônidas Oliveira, como um momento especial proporcionado pelo evento. Para
ele, os estilistas são “bruxos visionários que conseguem ver além”, e isso se
reflete principalmente nos momentos proporcionados pelos desfiles, que
expressam a produção peculiar, diferente e inovadora da moda feita em Minas.
Minas
Trend Kids
A partir de análises de
viabilidade econômica e de implementação frente a dificuldades de mercado, a
Câmara da Moda da FIEMG aposta também em nichos diferenciados, com o lançamento
do projeto Minas Trend Kids – Baby e Teen, nessa 30ª edição, e da inclusão
deste segmento no salão de negócios da 31ª edição, que acontece em 2024 com os
lançamentos da primavera-verão 2025. O Minas Trend reitera o compromisso de
gerar negócios e movimentar a economia do estado, ao longo de uma sólida
trajetória de 16 anos.
A 30ª edição do Minas Trend é uma
realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e
patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e Bling
e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de
Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento
Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de
Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.
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