A temporada
outono-inverno 2024, de 24 a 26 de outubro, em BH, contará com a participação
de 130 marcas expositoras, sendo 21 estreantes. Sete delas são do setor de
vestuário, sete de joias de bijus, quatro de calçados e bolsas e quatro de
lingerie, moda praia e sleepwear
Impulsionador de negócios, principal conexão entre a produção
local e a moda global, além de pioneiro, o Minas Trend apresentará a sua 30ª
edição, no Minascentro, acenando para um cenário de reaquecimento de mercado e
reafirmando o seu protagonismo de maior salão de negócios de moda da América
Latina. A afirmação é da presidente da Câmara da Indústria da Moda de Vestuário
e Acessórios da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Mariângela
Marcon. “A 30ª edição do Minas Trend, realizada pela FIEMG, promete crescimento
nas vendas, uma vez que as peças que serão comercializadas para a temporada
outono-inverno têm valor mais significativo em comparação às coleções
primavera-verão.”
Foco na precificação
Para a gestora, as estratégias de sucesso no salão de
negócios estão ancoradas em quatro pilares: preço, praça, produto e promoção.
De acordo com ela, não há como falar em crescimento do mercado sem abordar
essas questões, que vão refletir nas vendas. “A FIEMG tem atuado no sentido de
tornar o produto mineiro e nacional mais competitivos. As ações não se limitam
em produzir o maior salão de moda e acessórios da América Latina. Para aumentar
as chances reais de lucratividade, há que se levar em conta a precificação,
fechando uma equação com custos, margem de lucro, concorrência e percepção de
valor da marca”, acrescenta Mariângela.
Sucesso das veteranas
Foi pensando nesses aspectos que marcas como Claudia
Marisguia Bijoux e Luiza Barcelos não abrem mão de estarem presentes no salão
de negócios e participam do Minas Trend desde as primeiras edições do evento.
“Especializada em bijuterias ousadas e contemporâneas há 30 anos, a Claudia
Marisguia realiza suas vendas para lojistas no showroom da marca no bairro Prado, em Belo Horizonte, e tem loja online, para vendas voltadas para
consumidores. A parceria com o Minas Trend se consolidou a partir da segunda
edição do evento. “Fechamos vendas, entre pedidos e pronta-entrega, impactando
positivamente em cerca de 30% no montante mensal”, detalha a diretora comercial
e criativa da marca, Nívia Marisguia.
Participante da primeira edição do Minas Trend, a Luiza
Barcelos de calçados e acessórios sedimentou sua trajetória de 34 anos ao longo
das 30 edições.
A empresa familiar e de porte médio, segundo a diretora
criativa, Luiza Márcia Barcelos, condiciona a participação no evento tanto para
dar visibilidade à marca, como para estabelecer conexões valiosas e apresentar
produtos a um público diversificado. “Para a 30ª edição do Minas Trend, a Luiza
Barcelos tem como objetivo levar toda a essência de sua identidade aos
visitantes e compradores, com foco no atendimento personalizado e consultivo,
apresentando todas as novidades de nossa coleção de outono-inverno 2024”, conta
Luiza.
Novas apostas
A partir de análises de viabilidade econômica e de
implementação frente a dificuldades de mercado, a Câmara da Moda da FIEMG
aposta também em nichos diferenciados, com o lançamento do projeto Minas Trend
Kids – Baby e Teen, nessa 30ª edição, e da inclusão deste segmento no salão de
negócios da 31ª edição, que acontece em 2024 com os lançamentos da
primavera-verão 2025.
Com as 130 marcas que estarão presentes no salão de negócios,
sendo 15 estreantes, o Minas Trend reitera o compromisso de gerar negócios e
movimentar a economia do estado, ao longo de uma profícua trajetória de 16
anos.
Marcas estreantes
Estreante no salão de negócios, a microempresária Gabriella
Dulya vai apresentar as novidades da Treacy Lingerie. Com nove anos de estrada
e loja no Barro Preto, a empresa mantém também site de vendas online. “Participar do Minas Trend está
sendo uma grande conquista para mim como empreendedora, porque terei a
oportunidade de mostrar para mais pessoas a Treacy Lingerie e, de quebra,
fechar negócios.”
Do segmento de vestuário e atuando há sete anos no mercado de
pronta-entrega, a Toujours irá inaugurar sua participação no Minas Trend,
ampliando seus negócios para além do showroom
no Gutierrez. Durante a 30ª edição, a meta da diretora da empresa Andrea
Botelho é prospectar novos clientes, apresentar a marca para os lojistas
presentes no evento e utilizar recursos das redes sociais - instagram e
whatsapp - para divulgar ações. “Vamos produzir presentes e flyer personalizados com a identidade da
marca, além de vídeos por meio da utilização da inteligência artificial e
também realizar parceria com influenciadoras”, completa.
Bons ventos
A expectativa positiva de realização de negócios durante o
Minas Trend vem pautada, segundo Mariângela nos números apresentados pela
Inteligência de Mercado (IEMI) para a Associação Brasileira da Indústria Têxtil
e de Confecção (Abit). Os resultados apontam que a produção nacional de
vestuário em 2022 foi de R$ 150,3 bilhões, com aumento de 0,5% em relação aos
R$ 149,6 bilhões de 2021. Mesmo com o recuo no volume de peças fabricadas no
Brasil, contabilizando queda de 5,46 bilhões de unidades para 5,14 bilhões em
2022 em relação ao ano anterior, a gestora da Câmara da Moda está confiante na
recuperação do setor de moda, apostando em inovações de micro, pequenos, médios
e grandes empresas. Ela aponta vários outros fatores favoráveis, como o fato de
o Brasil ter a maior cadeia têxtil do Ocidente, contemplando fibra, fiação,
tecelagem e confecção final, além de emplacar a quinta colocação na produção de
vestuário e quarto produtor de malha do mundo, segundo dados da Abit.
“A pandemia e a invasão dos produtos asiáticos com
consequente quebra da isonomia tributária impactaram a economia, causando
retração e minimizando investimentos. Esses fatores levaram os empresários a
investirem em tecnologia, com foco em design
personalizado, apostas em iniciativas sustentáveis e em sites seguros de compra
e pedidos online”, conclui Mariângela.
MARCAS ESTREANTES DESTA
EDIÇÃO
- Toujours, Santaluz, Fly, Fittform, Moscato Brand, Human e
YSA (Vestuário)
- Elah joias e acessórios, Vanilla Eyewear, B designer de
joias por Bianca Theotonio, Zarpellon Joias, MJDesign, Ravenna (Joias e bijus)
- Dominator, Couro & Estilo, Kauffe e Shelter (Calçados e
bolsas)
- Treacy Lingerie, Areia Dourada, Dormire di Luna e Fils to
Sport Wear (Lingerie, moda praia e sleepwear)
Esta edição
do Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e Bling e conta com
apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e
Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico,
da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de
Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.
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