Após lançamento do projeto
MinasTrend Kids – Baby e Teens, nesta 30ª edição, evento passa a contar com
estandes de marcas do setor nas novas temporadas de moda no salão de negócios
O mercado infantojuvenil, um dos
segmentos mais lucrativos da moda, de acordo com relatório da Mordor
Intelligence, empresa indiana de análise e consultoria, faz seu début na
passarela da 30ª edição do Minas Trend, de 24 a 26 de outubro, no Minascentro,
reunindo 40 marcas do setor durante desfile de lançamento do projeto Minas
Trend Kids, no dia 25, às 18 horas.
O Minas Trend Kids – Baby e Teens,
ação da Câmara da Indústria do Vestuário
e Acessórios da FIEMG e do Sindivest-MG, com o apoio da Câmara de Dirigentes
Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocínio da Prefeitura de Belo
Horizonte, por meio da Belotur, e produção executiva da Top Agency, é o
primeiro passo para a inclusão definitiva do segmento no salão de negócios, que
se efetivará na temporada primavera-verão 2024, durante a 31ª edição do evento,
em abril de 2024, de acordo com a presidente da Câmara da Indústria do
Vestuário e Acessórios da FIEMG, Mariângela Marcon.
Para se ter ideia da margem de
ganhos do mercado infantojuvenil (que inclui vestuário, calçados e outros tipos
de produtos), ela cita o relatório da Mordor Intelligence, que aponta
crescimento estimado em US$ 258,35 milhões em 2023 e US$ 335,26 milhões até
2028, expandindo a 5,35%, de acordo com o indicativo da taxa de crescimento anual,
Compound Annual Growth Rate (CAGR).
Mercado em potencial
Para a gestora da Câmara da
Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, não há dúvidas de que esse nicho
é promissor. “O mercado de moda infantojuvenil trabalha com uma margem de lucro
de 30%, e isso facilita sobremaneira investimentos em inovação. Além disso,
esse segmento é altamente competitivo”, reitera Mariângela. No Brasil, a moda
infantil cresce em média 6% ao ano e representa 16% do setor têxtil, segundo
dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Vale
lembrar que o país desponta como o quinto produtor têxtil do mundo e que 90% do
setor do vestuário nacional é representado por micro e pequenas empresas.
Diagnóstico de mercado
“A FIEMG acompanha os desdobramentos
do mercado e vários fatores nos despertaram para a urgência da inserção da moda
infantojuvenil no Minas Trend. O primeiro deles é que existe uma demanda
constante de um consumidor em idade de crescimento que faz desse segmento um
mercado importante a ser explorado”, pontua Mariângela. Para corroborar essa
realidade, dados do censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) mostram que, no Brasil, 58,6% da população tem idade entre zero e 14 anos,
o que representa um potencial de compra bastante elevado para ser desprezado
pelas empresas do ramo varejista, segundo Mariângela.
Passarela outono-inverno 2024
Marcas como a Precoce, de
vestuário, e a Maria Lua Calçados apostam nesse filão e estarão na passarela da
temporada outono-inverno 2024 do Minas Trend, além de integrar o salão de
negócios do próximo ano. “Vamos apresentar na passarela seis looks da nossa
coleção outono-inverno 2004, que se chama “O Incrível Mundo dos Porquês”. O
diferencial da Precoce são as estampas exclusivas e coloridas, que levam em
conta temas lúdicos e de interesse da criança e do adolescente, além da
utilização de algodão certificado com selo da Embrapa”, afirma a diretora da
marca, Maria Thereza Gontijo.
Atuação promissora
Com 37 anos de mercado e foco na produção
de roupas para bebês, crianças e adolescentes, a Precoce é uma empresa
familiar. A produção, com fábrica em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce,
contabiliza 20 mil peças por mês e gera 80 empregos diretos e outros 200
indiretos, por meio da contratação de costureiras que trabalham em cidades
vizinhas. Para Maria Thereza, a pandemia obrigou as marcas a investirem em
vendas on-line, demanda concretizada pela Precoce.
A grife mantém um site e um
canal no Instagram (@precoceoficial) que serve como cartão de visita da marca,
ao mesmo tempo em que continua a apostar alto nas vendas por pedido, mantendo
25 representantes com escritórios em praticamente todos os estados brasileiros.
“O sucesso da marca em parte é
atribuído ao desenvolvimento de três coleções por ano, mantendo o fluxo de
produção sempre constante na fábrica. Como o salão de negócios do Minas Trend
acompanha o calendário de lançamentos, acredito que a participação no evento
será importante para o crescimento da Precoce, que tem a intenção de expandir
suas vendas para o exterior.”
Protagonismo feminino
Fundada há 14 anos apenas por
mulheres, a Maria Lua Calçados, da matriarca Jandira Gonçalves Farias e suas
filhas Tayse e Morgana, é uma empresa familiar com fábrica em São João Batista,
Santa Catarina, onde produz calçados infantis do tamanho 20 a 37. A Maria Lua
mantém 20 empregados na fábrica e outros 50 prestadores de serviços que
trabalham em ateliês da região, produzindo um total de 7 mil pares por mês para
a temporada de verão. Os calçados da marca são artesanais, feitos à mão, e essa
produção diferenciada é fruto de mão de obra especializada, segundo Tayse,
estilista da marca.
Para o lançamento do Projeto
Minas Trend Kids – Baby e Teens, a Maria Lua aposta na delicadeza dos calçados
Mary Jane, clássico da moda e forte tendência para a temporada do inverno 2024,
além das botas texanas, com estilo mais boho, e dos calçados em jeans e
ornamentados com flores e laços, detalhes trabalhados pela marca. “Basicamente,
lançamos duas coleções por ano, além das cápsulas que são coleções de reforço.
Como o inverno 2024 é mais elaborado, a expectativa é produzir cerca de 6 mil
pares por mês”, acrescenta Tayse.
A expectativa de participação no
salão de negócios do Minas Trend é a melhor possível, segundo ela. “Abraçamos a
ideia porque no nosso ramo há muita dificuldade de chegar aos clientes certos,
e o Minas Trend será uma importante plataforma para a consolidação dos nossos
negócios, uma vez que o evento mantém elevado padrão de lojistas e empreendedores
no mercado da moda”, acredita.
A seguir, o link do Sympla para a
compra dos ingressos para assistir ao desfile do Minas Trend Kids, dia 25/10,
às 18h, no Minascentro.
O primeiro lote, com ingressos a R$ 30, foi encerrado.
Os ingressos do segundo lote custam R$ 40.
Link:
https://www.sympla.com.br/evento/lancamento-minas-trend-kids/2171437?
O Minas Trend Kids – Baby e Teens
é uma realização da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do
Sindivest-MG, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
(CDL/BH), patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, e
produção executiva da Top Agency.