Inspirado nas múltiplas culturas
que a capital mineira abriga, o plano de styling traz elementos de
contemporaneidade e linhas modernistas do centro de BH.
Equipe Una durante a produção do
editorial.
Estudantes de Moda do Centro
Universitário Una - instituição que integra o Ecossistema Ânima Educação -
produziram mais um inédito e completo editorial de moda com marcas renomadas do setor que
compuseram o calendário da 29ª edição do Minas Trend Primavera/Verão 2024,
realizada entre os dias 11 e 13 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte. A
ação faz parte da interação entre indústria e academia, fomentada pela parceria
entre Una e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Com foco para o cenário urbano de
Belo Horizonte, o editorial propõe traduzir a moda no centro. “O editorial
Horizontes Urbanos traz como conceito as culturas urbanas e o cenário das
identidades fluidas, provisórias, que são criadas, a partir da mistura entre as
regionalidades e as tendências globais e novas tecnologias. Nesse contexto, as
imagens irão refletir a efervescência cultural, os contrastes e as mixagens
entre o High e Low”, explica a professora de moda da Una, Gabriela Penna, que
assina o material.
O plano de styling reflete as
combinações entre o contemporâneo e as linhas modernistas do centro da
capital, que é, afinal, um extenso reduto cultural a céu aberto. Privilegiando,
assim, cores quentes e criativas devidamente combinadas às texturas dos
espaços urbanos, além de acessórios divertidos e maquiagem com alto contraste
realçando a personalidade e beleza. E nesta edição, Glória Morais, Brilho do Sol, Emilia
Kipper, ViTT e Palone, são
as marcas do calendário Minas Trend que compuseram os segmentos de acessórios,
calçados e vestuário, do projeto.
Ana Gabriela da Silva, aluna de
Moda da Una, comenta que a experiência de participar do editorial foi uma
oportunidade ímpar ao seu currículo. Ela foi modelo e um dos rostos do
editorial. “Foi, exatamente, magnífico! Abrangeu muito meu ponto de vista sobre
a área e fiquei mais interessada em fazer parte do meio de modelos. Foi muito
importante e inesquecível”, diz.
Assim como Ana, os estudantes
estiveram presentes em todas as etapas do projeto. Da produção à fotografia, eles
circularam pelos corredores do Minas Trend, apreciando as coleções,
identificando tendências, conhecendo pessoas, empresários e diferentes
estilistas, desenvolvendo um editorial do zero pelo terceiro semestre
consecutivo.
O intuito é
colocá-los em contato com o mercado da moda e possibilitar o desenvolvimento de
uma macro formação. Mais realista, integrada. É o que destaca Letícia Dias, coordenadora do
Núcleo de Moda da Una. “Colocar o aluno
no centro da relação entre a indústria da moda e academia é fundamental para
uma formação profissional mais completa e realista. É uma oportunidade incrível
para vivenciarem um dia de produção de um editorial de moda com marcas e
clientes reais. É um marco na história do evento essa parceria e tem sido um
sucesso para todos os envolvidos”, afirma.
Para a estudante Carolina Land,
que participou como assistente e produtora de moda e styling, essa conexão com
o mercado é essencial enquanto futura profissional da indústria fashion. “Foi minha primeira vez fazendo
produção de moda e participando do Minas Trend. Ter vivenciado essa
experiência, de como funciona o mercado ainda durante a graduação, com certeza
agrega no currículo. Consegui conhecer várias marcas e empreendedores de moda
durante todo o evento”, aponta.
Por Keven Souza
Ficha técnica
Editorial
Preview Primavera/Verão 2024
Coordenação: Gabriela Penna
@gabiordones
Direção de Styling: Gabriela Penna
@gabiordones
Produção Criativa: Letícia Dias
@lediasinsta
Produção Executiva: Letícia Dias e
Sara Chaves
Marcas:
Vestuário: Glória Morais
@gloriamoraisatelie
Beachwear: Brilho do Sol
(@brilhodosol) e ViTT (@vitt.oficial)
Acessórios: Emilia Kipper
(@emiliakipperacessorios) e Palone (@palonedesign)
Fotografia: Malu Saraiva
@malusaraiva.raw
Assistência: Estevam
@estevam.oliveira
Beleza: Karine Barroso @kasbarroso
Modelos: Ana Gabriela
(@gabii.silvasi) e Luana Zibetti
Produção de Moda e Styling:
Alunos
Curso de Moda da UNA @modauna_liberdade
Bel Corrêa @4bel.correa
João Elesbon @_elesbon
Pedro Café @pedro_aqquarius
Sheila Fonseca @sheilafonseca.s