Maior salão de negócios de moda da América Latina aconteceu
no Minascentro de 11 a 13 de abril e recebeu 5 mil visitantes
A
29ª edição do Minas Trend se encerrou na última quinta-feira, 13. Com o tema “A
moda no horizonte”, a edição fortaleceu a conexão do evento com a capital,
promovendo, além do Salão de Negócios no Minascentro, a Semana da Moda Mineira,
com palestras, workshops e exposições abertas ao público em prédios icônicos do
centro de Belo Horizonte.
Superando
em R$ 5 milhões a última edição, essa edição do Minas Trend gerou R$ 25 milhões
em negócios e recebeu 5 mil visitantes durante os três dias. Com foco nas tendências
do Verão 2024, a edição contou com 122 expositores, sendo 33 estreantes: foram
39 estandes de vestuário, 37 de bolsas e calçados, 28 de jóias e bijuterias e
18 de lingerie, moda praia e sleepwear. Nos estandes, as tendências da próxima
estação ficaram evidentes, com destaque para o maximalismo, explosão de cores e
peças artesanais feitas em Minas.
Segundo
a coordenadora do Sindicato da Indústria de Calçados no Estado de Minas Gerais
(Sindicalçados) e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Bolsas e Cintos
de Minas Gerais (Sindibolsas), Patrícia Rajão, o Minas Trend é a principal
feira de lançamentos para os empresários do setor, sendo um termômetro
importante para finalizar as coleções para o varejo: “Os expositores vendem, em
média, 70% das suas coleções no Minas Trend. O evento é importante,
principalmente, porque as marcas lançam seus produtos aqui, vão acertando a
coleção e quando saem para o varejo já sabem o que vai pegar, o que não deu
certo, o que vendeu mais.”
O
setor de bolsas e calçados cresceu em dez estandes desde a última edição do
Minas Trend. “Esse ano estamos com dez marcas a mais, o que é um reflexo de o
setor estar apostando no Salão de Negócios e acreditando no evento. A indústria
de bolsas está mais presente, e as grandes marcas já estabelecidas - como
Vicenza e Luiza Barcelos, que participam apenas do Minas Trend - aumentaram o
volume de vendas”, conclui Patrícia.
Para
o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais
(Sindivest), Rogério Vasconcellos, o retorno positivo que os participantes
deram desta edição do Minas Trend reflete também a nova disposição do espaço
desenvolvida para o Minascentro: “O feedback do evento foi muito positivo,
tanto dos expositores quanto dos lojistas, todos elogiaram muito a decoração
nova e a disposição do espaço.”
Além
disso, a seleção de clientes agradou os expositores: “Elogiaram muito a seleção
de clientes que a gente faz pelo Projeto Comprador, porque vieram muitos
clientes bons, interessados mesmo em fazer negócio”. Por fim, dentre as
conquistas da 29ª edição, Rogério destaca a presença da entrega imediata: “A
grande conquista nesta edição foi ter conseguido trazer a entrega imediata para
o evento, unindo o setor de pedidos com o de entrega e trazendo todos para
dentro do evento, o que estimulou o cliente a ficar aqui dentro. Essa novidade
teve uma adesão excelente e todos estão satisfeitos com as vendas!”
Expositoras
entendem Minas Trend como vitrine para o restante da temporada
Entre
os mais diversos expositores que compuseram a 29ª edição do Minas Trend, a
grande maioria encerrou o Salão de Negócios com a mesma conclusão. O evento é
capaz de promover de forma única um intercâmbio cultural, econômico e também
social entre as marcas. Assim, por mais que números oficiais ainda não tenham
sido calculados, a programação que durou três dias já fez os empreendedores
lucrarem e serviu como um “pontapé” para os negócios deslancharem durante a
temporada.
Milka
Pereira é uma das 28 expositores de jóias e bijuterias e participou do evento
pela segunda vez. Ela veio de Alagoas, com expectativas
altas para mostrar seu trabalho e suas tendências exclusivas. Ao fim do evento,
Milka ainda não fez o balanço da mostra, mas adianta, com certeza, que as
expectativas foram superadas.
“Tive
sold out em mais de um produto”, comemorou a empresária.“ O segredo para o
sucesso, segundo Milka, é a inovação. “Não deixamos de lado nossa identidade,
mas temos que estar em conexão com outras tendências de moda e, sem perder sua
essência, criar algo novo. Assim as pessoas não vão resistir”, explicou. Milka
ainda destacou o novo momento em que a Indústria da Moda e a sociedade vivem: a
valorização das bijuterias. “Hoje em dia, todos sabem a diferença que faz um
acessório em qualquer roupa. E as pessoas não querem ficar fora.”
A
profissional também elogiou o novo formato do Minas Trend, que neste ano foi
sediado no Minascentro. Para ela, o espaço proporcionou uma melhor conexão com
outros expositores e compradores. Com a edição 29 concluída, ela já faz planos:
“Estou doida para a próxima edição. Vai ser ainda melhor”.
Ana
Paula, designer e proprietária da marca S&B Acessórios, expõe no Minas
Trend há mais de 20 edições. Como veterana, ela constatou que neste ano, o
espaço mudou, temos produtos de pronta entrega,
marcas novas fizeram estreias, mas o seu principal ganho é a percepção
do que será tendência durante o ano. Assim, fica mais fácil investir com
propósito no restante do ano.
“Já
percebi que as clientes estão em buscas de adereços chamativos, com flores,
cores diferentes”, contou a empresária. Sabendo disso, ela se propôs a criar
novos modelos de jóias para aumentar as vendas durante 2023”.
O
Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae
Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.
Redação: Dalila Coelho e Letícia Lopes/Content.PR