A
consultora de imagem Liliam Reis falou sobre como comportamento e estética
podem influenciar na construção de uma marca ou imagem pessoal
O que é consultoria de imagem
e como ela ajuda indivíduos e empresas? Esse foi o debate proposto pela
consultora de imagem Liliam Reis no prédio do P7 Criativo. A palestra fez parte
da 29° edição do Minas Trend.
Segundo ela, é essencial
termos em mente que o trabalho vai muito além de "dar dicas do que
vestir". "É um trabalho qualificado e dedicado a ajudar pessoas e
empresas em aspectos como comportamento, comunicação e aparência pessoal",
explicou.
Liliam também destacou a
importância de pensarmos em comportamento no âmbito da moda. "Muitas
coisas que antes não eram uma questão, agora são olhadas com mais cuidado -
como a inclusão racial ou a sustentabilidade. Quando pensamos na marca de
maquiagem da Rihanna, que se posiciona a favor da diversidade, estamos falando
de comportamento", pontuou.
Aliado ao comportamento,
Liliam também destacou a importância da comunicação na construção de marca e
estilo. "As Havaianas só criaram e passaram a usar o slogan 'Todo mundo
usa' depois de perceber que o produto estava ganhando espaço entre públicos
como os surfistas e trabalhadoras domésticas. Não é à toa que a marca também
tem colaborações com estilistas e peças de luxo com diamantes. Isso é criação
de marca. A consultoria de imagem compreende como as mudanças podem ser feitas
sem prejudicar a essência", afirmou
Feito todo esse trabalho de
compreensão do comportamento e dos valores que são importantes, é possível
trabalhar a parte estética - respeitando a individualidade de cada um. "Também destaco a
importância de os profissionais de consultoria estarem filiados a uma
associação como a Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI),
fornecendo a chancela necessária para o oferecimento de um serviço orientado,
com bases educacionais e linhas de pensamento coordenadas", afirmou.
O Minas Trend é uma realização
do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da CDL,
Bling e Banco Inter.
Redação e imagens: Rodrigo de
Oliveira/Content.PR