PRIMAVERA VERÃO 2024

Minas Trend Primavera Verão 2024

13 de Abril

Palestra discute técnicas de consultoria de imagem para o varejo

Catarina Cavalcante, consultora de imagem, falou sobre a importância da experiência e de entender o cliente na hora da venda  

Quais as transformações o varejo sofreu nos últimos anos? Como a tecnologia e as redes sociais impactam no consumo? Essas foram algumas questões trazidas pela consultora de imagem Catarina Cavalcante. O encontro aconteceu no prédio do P7 e faz parte da 29° edição do Minas Trend.  

Segundo com ela, o avanço da tecnologia e as redes sociais como ferramenta de venda tem tornado o cliente cada vez mais conectado e exigente. "De acordo com pesquisa realizada pela HubSpot, 76,2% dos profissionais de atendimento ao cliente concordam que os consumidores hoje estão mais informados do que antes. Portanto, as empresas precisam subir o nível para entregar um bom atendimento", apontou.  

No entanto, apesar de reconhecer a força do online, ela afirma que a tendência é cada vez mais a associação entre a experiência física e o digital. "Uma das provas disso é a Amazon, que nasceu digital e agora tem aberto lojas físicas para atender os clientes", exemplificou.  

Nesse cenário, Catarina também afirmou que a experiência na loja física precisa ser diferenciada para que o cliente veja sentido na compra e volte depois. "O produto em si já não é mais um diferencial, uma vez que o cliente consegue encontrar a mesma peça em diferentes locais. A loja precisa focar em atendimento e ajudar o cliente com uma venda personalizada. Um case interessante disso é a Galeria Lafayette, em Paris, que não tem vendedores e fez uma ação contratando 150 personal stylists para serem vendedores por um dia. Foi um sucesso, uma vez que os clientes tiveram uma assessoria profissional para escolherem as melhores peças", disse.
 

Assim, a especialista aponta que, muito além de produtos, os clientes buscam soluções, ideias, propósitos, algo que os façam sentir e se identificar. "É preciso ter um repertório de atendimento. Isso engloba conhecimento do produto, informação de moda e argumentação direcionada para o consumidor e só conseguimos isso se tirarmos um tempo para conhecer o cliente e oferecer aquilo que se encaixa para ele", explicou.  

Ela também aponta que o varejo erra ao oferecer pouca informação na hora da venda. "Se o cliente reclamar que o produto é caro, o vendedor precisa ter informações para justificar isso e ter argumento de venda. Muitas vezes a peça é mais cara porque tem um tecido melhor, um acabamento diferenciado e pode ser usada de diversas formas. Mas, se o cliente não souber disso, a venda não acontece", aconselhou.  

Prova disso é um estudo da Opinion Box mostrando que 81% dos consumidores brasileiros gastam mais com empresas que oferecem uma ótima experiência. "A pesquisa também mostra que 88% dos profissionais que trabalham com varejo acreditam que negócios que focam em experiência lucram mais", afirmou.  

A consultoria de imagem também é uma ótima aliadas para vendas, uma vez que foca no estilo pessoal do cliente e em suas necessidades. "É preciso saber a cartela de cores que funciona para aquela pessoa, seu estilo pessoal e sua proporção corporal. A partir disso é possível indicar os melhores produtos e realizar uma venda muito mais efetiva", falou.  

Por fim, é essencial pensar também no momento após a venda e os feedbacks de quem comprou. Segundo Catarina, 42% das empresas não realizam pesquisas ou coleta de feedbacks dos seus clientes. "Segundo informações da Marketing Metrics, as chances de vender novamente para clientes que já compraram daquela marca é de 60% a 70%. Os números caem drasticamente (entre 5% e 20%) ao tratar-se de novos prospects. Se a fidelização acontece, isso é bom para a própria empresa, que consegue vender mais e sem precisar correr atrás de cliente o tempo todo", finalizou.  

O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.      



Redação e imagens: Rodrigo de Oliveira/Content.PR

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