PRIMAVERA VERÃO 2024

Minas Trend Primavera Verão 2024

12 de Abril

Tendências do varejo de moda - verão 2024

Angélica Coelho, do Senai Cetiqt, fala sobre os principais conceitos para a primavera/verão 2024  

Quais serão as tendências para a moda na estação primavera/verão de 2024? Esse foi o tema da palestra de Angélica Coelho, do Senai Cetiqt, no prédio do P7 Criativo. A conversa faz parte da 29° edição do Minas Trend.  

Segundo ela, após a pandemia e diversas crises, a casualidade elevada, a racionalidade mágica e a sensualidade pontual virão fortes. "As marcas também vão operar em ciclos mais curtos, com responsividade e assertividade. Outra tendência é o poder do pensamento enxuto na projeção e criação de novos produtos", apontou.  

Outra tendência é o retorno do uso da cor e o poder dos códigos na definição de uma coleção de sucesso. "Também é preciso pensar em um mix no qual o maior volume de peças sejam coisas que o cliente já conhece e vai consumir, mesclando com outros produtos inovadores, diferenciadores ou que sejam símbolo do código da temporada", falou.  

Angélica também apresentou alguns conceitos que poderão nortear a temporada. Um deles é "Terra dos Sonhos", que remete à calmaria e ao frescor.   "São tecidos incrivelmente táteis, leves e frescos, servindo como base para uma moda que equilibra calmaria e movimento, desejo e repouso, sonho e realidade", afirmou.   Também faz parte do conceito as cores mais neutras e adocicadas e o uso de materiais orgânicos.  

"Os processos e gestos da alfaiataria são fundidos com uma cartela doce e enevoada. Somada a transparências e elementos de formatos orgânicos, as peças recriam modelagens clássicas com olhar contemporâneo e onírico", explicou.  

Recortes em alfaiataria para dar um toque fresco e contemporâneo para peças clássicas também vão surgir com força. "Aviamentos inspirados na natureza, posicionados de forma estratégica nas peças, também estão em alta para valorizar os produtos", apontou.  

Drapeados e elementos da moda íntima também virão forte para trazer uma sensualidade e leveza para a moda casual. "Também podemos destacar os aviamentos compostos por gemas e madeiras", disse.  

Os acetinados cintilantes também serão usados para produzir vestidos fluidos ou servir para revitalizar peças clássicas. "Outro ponto forte é um toque de couture, com detalhes que remetem à alta costura, fazendo referência principalmente a flores e usando tom sobre tom", apontou.
 

Outro conceito que vai vir forte é o "Festival", remetendo ao poder da alegria, da pulsão de vida e da celebração da cor de maneira mais livre. "Serão usadas colagens entre modelagens reconhecíveis, tons energéticos e beneficiamentos com ares customizados, construindo um poderoso elixir da juventude", afirmou.  

Dentro desse conceito, os produtos sedutores celebram a corporalidade e convidam para a rua, a dança e o clique. Quanto mais beleza e vida, melhor. "Estarão em alta as calças poderosas, novas regatas com decotes nas costas, color power com pegada vintage e com cara de acervo e jeans trabalhados e customizados", apontou.
 

As calças cargo mais retinhas com destaque para os bolsos também estarão super em alta. "Outra tendência são as cores que remetem ao pôr do sol com muito laranja, vermelho e rosa. A customização industrial também virá em alta, principalmente em calças", disse.  

Também faz parte desse conceito a combinação de diferentes estampas e motivos em uma mesma peça.  "Para funcionar, o segredo é usar tonalidades de vibração parecida e que falem a mesma linguagem - dando uma unidade para o produto", pontuou.
 

A "sedução deslizante" também estará em alta, com peças mais ajustadas ao corpo, feitas de tecidos com um brilho que remete ao gloss labial e com drapeados que valorizem o shape. "Também destaco o futurismo festivo, que remetem à modernidade e estamparias em tecidos nada óbvios para o verão, como o veludo e o metalizado", explicou.  

O último conceito apresentado por Alessandra é o "Playlab", que valoriza a criatividade ampliada e a busca por ideias que ainda não foram trabalhadas. "Diante de tantas possibilidades, o que prende nossa atenção e nos faz olhar duas vezes ou dar um zoom? Boas ideias e uma irreverência quase infantil convidam os clientes a mergulharem em um universo curioso, experimentalista e repleto de possibilidades", destacou.  

Para o público masculino, a estamparia com tema do "universo em expansão" será uma forma de tirar as peças da mesmice. "As pequenas grandes ideias também são ótimas estratégias para uma marca contar uma história. A Loewe trouxe uma modelo com uma flor enorme na passarela e, depois, reforçou essa ideia de maneira mais sutil em outras peças. A flor virou aviamento e estampas em peças mais vendáveis", finalizou.  

O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.




Redação e imagens: Rodrigo de Oliveira/Content.PR

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