Angélica Coelho, do Senai Cetiqt, fala sobre os principais
conceitos para a primavera/verão 2024
Quais
serão as tendências para a moda na estação primavera/verão de 2024? Esse foi o
tema da palestra de Angélica Coelho, do Senai Cetiqt, no prédio do P7 Criativo.
A conversa faz parte da 29° edição do Minas Trend.
Segundo
ela, após a pandemia e diversas crises, a casualidade elevada, a racionalidade
mágica e a sensualidade pontual virão fortes. "As
marcas também vão operar em ciclos mais curtos, com responsividade e
assertividade. Outra tendência é o poder do pensamento enxuto na projeção e
criação de novos produtos", apontou.
Outra
tendência é o retorno do uso da cor e o poder dos códigos na definição de uma
coleção de sucesso. "Também
é preciso pensar em um mix no qual o maior volume de peças sejam coisas que o
cliente já conhece e vai consumir, mesclando com outros produtos inovadores,
diferenciadores ou que sejam símbolo do código da temporada", falou.
Angélica
também apresentou alguns conceitos que poderão nortear a temporada. Um deles é "Terra
dos Sonhos", que remete à calmaria e ao frescor.
"São
tecidos incrivelmente táteis, leves e frescos, servindo como base para uma moda
que equilibra calmaria e movimento, desejo e repouso, sonho e realidade",
afirmou.
Também
faz parte do conceito as cores mais neutras e adocicadas e o uso de materiais
orgânicos.
"Os
processos e gestos da alfaiataria são fundidos com uma cartela doce e enevoada.
Somada a transparências e elementos de formatos orgânicos, as peças recriam
modelagens clássicas com olhar contemporâneo e onírico", explicou.
Recortes
em alfaiataria para dar um toque fresco e contemporâneo para peças clássicas
também vão surgir com força. "Aviamentos inspirados na natureza,
posicionados de forma estratégica nas peças, também estão em alta para
valorizar os produtos", apontou.
Drapeados
e elementos da moda íntima também virão forte para trazer uma sensualidade e
leveza para a moda casual. "Também podemos destacar os aviamentos
compostos por gemas e madeiras", disse.
Os
acetinados cintilantes também serão usados para produzir vestidos fluidos ou
servir para revitalizar peças clássicas. "Outro ponto forte é um toque de couture,
com detalhes que remetem à alta costura, fazendo referência principalmente a
flores e usando tom sobre tom", apontou.
Outro
conceito que vai vir forte é o "Festival", remetendo ao poder da alegria,
da pulsão de vida e da celebração da cor de maneira mais livre. "Serão
usadas colagens entre modelagens reconhecíveis, tons energéticos e
beneficiamentos com ares customizados, construindo um poderoso elixir da
juventude", afirmou.
Dentro
desse conceito, os produtos sedutores celebram a corporalidade e convidam para
a rua, a dança e o clique. Quanto mais beleza e vida, melhor. "Estarão em
alta as calças poderosas, novas regatas com decotes nas costas, color power
com pegada vintage e com cara de acervo e jeans trabalhados e
customizados", apontou.
As
calças cargo mais retinhas com destaque para os bolsos também estarão super em
alta. "Outra tendência são as cores que remetem ao pôr do sol com muito
laranja, vermelho e rosa. A customização industrial também virá em alta,
principalmente em calças", disse.
Também
faz parte desse conceito a combinação de diferentes estampas e motivos em uma
mesma peça. "Para funcionar, o
segredo é usar tonalidades de vibração parecida e que falem a mesma linguagem -
dando uma unidade para o produto", pontuou.
A
"sedução deslizante" também estará em alta, com peças mais ajustadas
ao corpo, feitas de tecidos com um brilho que remete ao gloss labial e com
drapeados que valorizem o shape. "Também destaco o futurismo festivo, que
remetem à modernidade e estamparias em tecidos nada óbvios para o verão, como o
veludo e o metalizado", explicou.
O
último conceito apresentado por Alessandra é o "Playlab", que
valoriza a criatividade ampliada e a busca por ideias que ainda não foram
trabalhadas. "Diante de tantas possibilidades, o que prende nossa atenção
e nos faz olhar duas vezes ou dar um zoom? Boas ideias e uma irreverência quase
infantil convidam os clientes a mergulharem em um universo curioso,
experimentalista e repleto de possibilidades", destacou.
Para
o público masculino, a estamparia com tema do "universo em expansão"
será uma forma de tirar as peças da mesmice. "As pequenas grandes ideias
também são ótimas estratégias para uma marca contar uma história. A Loewe
trouxe uma modelo com uma flor enorme na passarela e, depois, reforçou essa
ideia de maneira mais sutil em outras peças. A flor virou aviamento e estampas
em peças mais vendáveis", finalizou.
O
Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae
Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.
Redação e imagens: Rodrigo de Oliveira/Content.PR