A
29ª edição do Minas Trend traz a temática “A moda no horizonte”, e a
interdisciplinaridade desse setor é um forte pilar do evento. Para além da economia,
dos negócios e das tendências, a moda também pode atuar como uma ferramenta
social. Em uma coletiva de imprensa da feira, representantes do Governo de
Minas Gerais expuseram e discutiram o projeto Jucá, focado em capacitar
profissionais da moda e ajudar mulheres a sair de situações de vulnerabilidade.
O
programa é uma parceria entre Governo de Minas, FIEMG e Senai e existe desde
2021, assinado pelo governador Romeu Zema e pela secretária do Desenvolvimento
Social, Elizabeth Jucá. Inicialmente, 28 municípios foram contemplados e, hoje,
já são 38 cidades.
Segundo
a secretária adjunta, Kathleen Garcia, a meta é estar em todo estado. “O Jucá
foi criado para ajudar mulheres em situação de violência doméstica, mas devido
à grande adesão, se estendeu para as que estão em qualquer situação vulnerável.
Em dois anos, diversas delas ganharam uma nova profissão, uma nova forma de
renda e, claro, melhoria na autoestima”, ressaltou.
Em
contrapartida, o mercado financeiro mineiro também agradece. Kathleen explicou
a grande demanda do estado em mão de obra qualificada no setor de moda. Assim,
o projeto Jucá, além de capacitar novas profissionais, ajuda a suprir uma
grande necessidade de Minas.
A
moda é o setor econômico em que as mulheres têm se sentido muito seguras e
confortáveis para entrar. Segundo os dados apresentados na coletiva, cerca de
120 mil pessoas estão com empregos formais na indústria da moda e, entre elas,
68 mil são mulheres. Dessa forma, identificar quem são essas mulheres, entender
quais as demandas e as condições que elas trabalham, se faz mais do que
necessário. “Damos esse incentivo para melhorar a vida e a renda delas e também
abastecer a indústria mineira de moda com profissionais de qualidade”, pontuou.
O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.
Redação e imagens: Letícia Lopes/Content.PR