PRIMAVERA VERÃO 2024

Minas Trend Primavera Verão 2024

12 de Abril

O poder das cores na imagem pessoal

Dani Lachter, do AICI, discute como as cores podem influenciar  

Como as cores podem influenciar na imagem pessoal e na percepção que as pessoas têm sobre você? Esse foi o tema da palestra ministrada por Dani Lachter, da Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI), no prédio da P7 Criativa. O debate fez parte da 29° edição do Minas Trend.  

Segundo ela, a cor é um elemento que transmite ideias, conceitos e emoções. Assim, ela causa grande impacto visual na moda.  

Ela também explicou sobre o círculo cromático, muito utilizado na hora de compor ilustrações coloridas, guia para identificar as cores complementares, as análogas e outras combinações harmônicas possíveis.  

"As cores complementares estão opostas dentro do círculo e combinam muito bem. Alguns exemplos são: amarelo e roxo, rosa e verde, laranja e azul. Geralmente, são looks mais criativos e com ousadia visual. Também é possível usar tons mais suaves, caso a pessoa não queira ousar tanto", explicou.  
Já as cores análogas, que estão mais próximas entre si no círculo, são usadas para transmitir uma sensação de elegância.  

"Alguns exemplos são: vermelho com rosa, laranja com amarelo, azul com verde. Claro que também é preciso prestar atenção nas profundidades dos tons para medir o impacto visual que será causado", afirmou.  

Os looks monocromáticos, ou tom sobre tom, também são muito elegantes, uma vez que não há muito contraste.  

"Eles também alongam a silhueta, pois criam uma linha reta quando olhamos. É muito usado por pessoas mais discretas e que desejam usar cores, mas sem arriscar tanto", pontuou.  

Dani também explicou que as cores servem para comunicar mensagens que traduzem a personalidade da pessoa, o estilo pessoal e o humor do dia.   "O branco traz acessibilidade e o preto transmite luxo e refinamento. O laranja traduz criatividade e casualidade, enquanto o rosa traz romantismo. Também é preciso estar atento ao ambiente de trabalho em que a pessoa está inserida e quais mensagens ela deseja transmitir", explicou.  

A especialista também ensinou sobre tons quentes, mais amarelados, e tons frios, mais puxados para o azul.   "Outro ponto importante é pensar nas cores para cabelo e maquiagem. As escolhas, de acordo com tom de pele e outros fatores, podem mudar totalmente a percepção das pessoas sobre a sua imagem", concluiu.

O Minas Trend é uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da CDL, Bling e Banco Inter.




Redação e imagens: Rodrigo de Oliveira/Content.PR

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