PRIMAVERA VERÃO 2024

Minas Trend Primavera Verão 2024

24 de Janeiro

Desfile de alunas do SENAI evidencia talentos e brinda cultura mineira

Estampados à mão e confeccionados por estudantes, vestidos fazem alusão a importantes símbolos do estado

Do Barroco ao singular dialeto mineiro. Uma atmosfera artística que conjugou moda e traços marcantes da cultura do estado deu o tom ao desfile que apresentou nessa quarta-feira (14/12) vestidos no tamanho plus size, produzidos por alunos e alunas dos cursos técnicos em modelagem e design gráfico do SENAI Horto, em Belo Horizonte. O evento na unidade da instituição, que atraiu olhares atentos da plateia e provocou aplausos, é resultado do Projeto Trilha de Minas, desenvolvido pela entidade em parceria com o governo de Minas Gerais no âmbito do programa Trilhas de Futuro.

A Igreja da Pampulha, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o estádio Mineirão, o museu a céu aberto de Inhotim, as fachadas dos casarões e das igrejas históricos de Ouro Preto e as obras de poetas mineiros foram alguns símbolos culturais do estado cuidadosamente estampados à mão em tecido de algodão pelo alunos de três turmas do curso de modelagem, segundo contaram os instrutores Ângelo Gabriel e a Lucimar Machado. "Nossos estudantes demonstraram todo o seu talento e criativdade", disse a profissional sem esconder o orgulho e o entusiasmo com os futuros profissionais da moda.

Conforme ainda os instrutores, o objetivo do Trilhas de Minas é estimular o aprendizado em modelagem do vestuário feminino, incluindo diferentes processos de produção, além de conciliar conhecimento e prática. Ao todo, 45 vestidos foram exibidos por nove alunas, que esbanjaram simpatia e beleza em uma passarela montada para o evento. As produções estudantis ficarão guardadas em um acervo do SENAI, segundo informou Gabriel.

Ana Beatriz dos Santos, de 19 anos, foi uma das modelos que desfilou e participou da confecção das peças. "Participar deste desfile foi muito importante para mim porque é a carreira que eu quero seguir. Estar aqui condiz com o que eu aprendi na teoria e pude praticar".

Letícia Goulart, de 18, também desfilou e contou que o projeto Trilhas de Minas "simboliza uma oportunidade de elaborar roupas a partir das ideias dos alunos, mesclando teoria e prática". Colega da jovem, Paula Cavalcanti, de 19, falou em gratidão ao SENAI e considerou "marcante" a experiência de produzir peças de vestuário e exibi-las em um desfile.

Conhecimento à mostra e trabalho conjunto

Anderson Paschoal, gerente da SENAI Horto, considera que o desfile evidenciou a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento adquirido nas aulas, bem como a qualidade do curso. "Fomos premiados pelos alunos em formação profissional, que apresentaram todo o seu talento e criatividade. Foi uma mescla de pesquisa e prática", opinou.

Já Andréa Botelho de Abreu, gestora do Trilhas do Futuro na Secretaria de Estado da Educação, enalteceu a parceria com o SENAI na oferta de bolsas de estudos de formação profissional a alunos, fomentando a inclusão e o conhecimento. "É muito gratificante participar deste evento e encontrar estudantes, profissionais, familiares e observar o que podem produzir os alunos. Educação envolve ações interdisciplinares e o desfile destaca cursos de modelagem do vestuário e de design gráfico". No mesmo contexto, Fernanda da Mata, da gerência de Educação e Tecnologia do SENAI, lembrou que o programa é um instrumento importante de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho, observando que o SENAI tem papel preponderante nesse propósito.

Além do desfile, o evento no SENAI Horto contou com a palestra da bacharel em designer de moda Fernanda Bueno, que falou sobre o mercado de roupas plus size no Brasil. Fernanda é ex-aluna da instituição.

ver todas noticias