PRIMAVERA VERÃO 2024

Minas Trend Primavera Verão 2024

01 de Dezembro

Minas Trend evidencia relevância do associativismo e da moda para economia

Setor emprega quase 110 mil pessoas no estado em 7,2 mil empresas; evento teve a participação de 10 sindicatos


Maior evento de moda da América Latina, o Minas Trend chegou à 28ª edição, reunindo 10 sindicatos ligados ao segmento, do vestuário à bijuteria. Pela primeira vez no Minascentro, tradicional espaço de eventos da capital, a feira cumpriu o seu principal propósito de conectar pessoas e gerar oportunidades de negócio, segundo a presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF), Mariângela Miranda Marcon.

Em um cenário de recuperação econômica, especialmente no período pós-pandemia, o Minas Trend, na visão de Mariângela, espelha a importância do associativismo e da indústria da moda para a economia de Minas Gerais. Dados de 2020 do Registro Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério da Economia, mostram que no estado há 7.238 empresas que empregam 109.178 pessoas. Os empreendimentos de micro e pequeno porte chegam a 94,9% do total. Em 2021, o volume exportações alcançou US$ 214.478.00, o que corresponde, em valores atualizados, a cerca de R$ 1 bilhão.

O fato de o Minascentro ter recebido a atual edição da feira foi celebrado por Mariângela Marcon por conectar a moda ao Centro de BH e a pontos turísticos. "É um lugar propício para uma feira dessa natureza porque a levamos para mais perto o público, mas não é somente isso. O Minas Trend está no centro da sustentabilidade e da inovação", acrescentou.

Expositores de olho nas oportunidades

Estreante no evento, a Biquini de Fita, de Uberlândia, no Triângulo, foi uma das marcas que ocuparam o espaço exclusivo para moda íntima - lingerie, beachwear, fitness e sleepwear. "A empresa tem como aposta para o mercado o biquini do modelo fio dental, com regulagens para modelar o bronzeamento", contou Gabriela Mota, relações públicas da empresa. "É muito importante participar do Minas Trend e fazer contato com os clientes e outros lojistas".

Quem celebrou a feira foi Jéssica Pauzzi, diretora criativa da Pauzzi, que confecciona vestidos de festa e noiva há oito anos. “O Minas Trend é um divisor de águas para marca porque, quando começamos a participar, expandimos o nosso mercado”.  A marca esteve no evento pela quarta vez e, atualmente, atende clientes de 20 estados diferentes.

A Honória, que fabrica também vestidos de festa, ocupou um dos estandes do setor de vestuário. “Estamos no Minas Trend pela segunda vez e eu vejo no evento a oportunidade de aproximar a marca de outros mercados no país”, destacou a gerente da unidade da empresa em São Paulo, Ana Luiza Oliveira.

A 28º edição do Minas Trend reuniu 104 marcas, sendo 99 expositores na feira e cinco na plataforma digital do evento.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG

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