OUTONO INVERNO 2023

Minas Trend Outono Inverno 2023

25 de Novembro

Exposição "O papel do tempo" encerra as comemorações de 15 anos do Minas Trend

Resgate da memória aliado à sustentabilidade na moda. Assim que Mary Figueiredo Arantes, diretora criativa, e o estilista Luiz Cláudio Silva, definiram o propósito e a mensagem transmitida pela exposição "O papel do tempo". A mostra, que encerra as comemorações dos 15 anos do Minas Trend, mescla tradição, criatividade e simbolismo em um prédio icônico no Centro de Belo Horizonte, Museu da Moda (Mumo). Um evento no espaço, nessa quarta-feira (23), marcou a exposição.

Produzidas a partir de papel utilizado na modelagem de roupas que são comumente descartados, as peças de vestuário estão dispostas em manequins e ocupam um dos andares do Mumo. Mary Arantes, curadora que assina a exposição, contou que a inspiração para produzir os modelos remonta à infância dela no Vale do Jequitinhonha e à convivência com o pai alfaiate.

“Estou trabalhando o tempo em que a moda não era produzida somente nos tamanhos P, M e G. Eu quero falar para as pessoas de uma época quando as roupas eram feitas sob medida.  Moda significa cultura, comportamento e memória”, explica. Para ela, a produção artística é uma maneira também de homenagear costureiras, modelistas, alfaiates e outras pessoas que fazem parte do universo da moda.

Mary Arantes concebeu a mostra e contou com o talento Luiz Cláudio Silva, estilista da marca Apartamento 03, que confeccionou todas as peças em apenas 10 dias. Filho de costureira, Silva se viu nas entranhas da moda desde criança e buscou nas suas coleções exibidas no Minas Trend e nas passarelas da São Paulo Fashion Week uma direção para produzir as roupas.

“Para mim, essa mostra é um retorno às memórias de quando em comecei no Minas Trend, em 2010. Eu tenho um carinho especial por essa feira porque foi a primeira vez que eu pensei num modelo para desfile e isso abriu a minha marca para os compradores nacionais. Tive pouco tempo para executar as peças. Acabei lembrando de tudo que já apresentei e fui atrás do meu acervo de moldes para transformar papel em roupa”, detalha.

Parceria pela moda

A secretária municipal de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras falou sobre a importância da moda para o cenário cultural e a economia da capital, ressaltando a parceria com a FIEMG e o Minas Trend. Segundo ela, o maior salão de negócios do setor da América Latina “é um projeto que evoluiu e se atualiza de acordo com as demandas do setor produtivo”. A secretária considera ainda que a moda mineira “valoriza os processos criativos e produtivos” e observou que a exposição é um “convite a pensar na sustentabilidade em seus diferentes aspectos, como o reuso de materiais”.

A presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF) e da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, Mariângela Marcon, acredita que o setor da moda em Minas Gerais vai além da geração de emprego e renda, promovendo a inclusão e resgatando valores. “Nós olhamos para o segmento de uma forma diferente e percebemos que vários atores contribuem para o seu sucesso”.  Mariângela lembrou do protagonismo do Minas Trend que “congrega pessoas e gera oportunidades”, observou. Em novembro, a feira chegou à 28ª edição. A exposição "O papel do tempo" vai até sábado, 26, das 10 às 18h, e o Mumo fica na Rua da Bahia, 1149, no Centro.

Clique aqui e veja mais fotos da exposição

Rafael Passos
Imprensa FIEMG

ver todas noticias