OUTONO INVERNO 2023

Minas Trend Outono Inverno 2023

11 de Novembro

Sindivest-JF promove missão empresarial ao Minas Trend e Congresso da ABIT

28ª edição do maior evento da indústria da moda movimenta 20 milhões em negócios, superando expectativas de lojistas e expositores

Comemorando 15 anos e consolidado como um dos mais aguardados eventos do segmento fashion, a 28ª edição do Minas Trend apontou as tendências da moda para o Outono/Inverno 2023 e demonstrou o potencial de retomada econômica do setor. Ao longo de três dias, de 2 a 4 de novembro, compradores, expositores e formadores de opinião movimentaram o Minascentro, em Belo Horizonte, e gerou cerca de R$ 20 milhões em negócios, superando expectativas.

O Minas Trend surgiu para fomentar a indústria da moda mineira. Com o objetivo de aproximar fabricantes e lojistas, o evento é a principal plataforma de geração de negócios do setor no Brasil. Reunindo os principais nomes e marcas do universo fashion de Minas e do Brasil, o Minas Trend se tornou um dos principais pontos de pré-lançamento, antecipando tendências e modificando o calendário da moda brasileira.

O Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora (Sindivest-JF) promoveu uma missão empresarial, em parceria com o Sebrae Minas, para levar empresários associados para participarem do Minas Trend e também do 7º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), que aconteceu em paralelo. A iniciativa foi da presidente do Sindicato, Mariângela Miranda Marcon, que também comanda a Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG, responsável pela organização do evento de moda.

Nos corredores do Minascentro foi intenso o fluxo de compradores de todo o país, ávidos por garantir os melhores produtos e lançamentos que estarão nas vitrines da próxima estação. Segundo Mariângela Marcon, o Minas Trend se encerrou com a certeza de ter apresentado e colocado em foco os valores e a cultura mineira, por meio da moda e da economia criativa, para compradores de todo o país, ocupando espaços cada vez mais relevantes e beneficiando toda a cadeia do setor. A presidente do Sindivest-JF destaca ainda que a missão empresarial do Sindicato com o Sebrae foi um sucesso. “Os empresários participantes ficaram muito satisfeitos em poder participar do Minas Trend e também do Congresso da Abit. Foram momentos de muito networking, disseminação de conhecimentos e troca de experiências”, disse.

Uma novidade desta edição comemorativa foi o espaço dedicado aos segmentos de lingerie, moda praia e sleepwear. “Esse é um segmento da moda muito relevante em Minas Gerais, que é forte do ponto de vista do associativismo. Com uma produção bastante diversificada as linhas masculina, praia e fitness estão crescendo, impulsionando emprego e renda e ditando tendências”, destaca Mariângela Marcon.

Já o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, ressalta que a entidade apostou na retomada do setor. “Nesse sentido, a realização do evento no Minascentro, somada às parcerias estratégicas com o Sebrae Minas, CDL/MG, Abit e com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT, foram essenciais para este resultado. Já estamos animados para as próximas edições do Minas Trend”, afirmou.

O 7º Congresso Internacional Abit 2022, que voltou reformulado ao modelo presencial, abordou o tema “Estratégias para um futuro mais sustentável”. Para o presidente entidade, Fernando Valente Pimentel, a parceria com a FIEMG, somando o congresso a um evento que é referência no setor de moda, design e negócios como o Minas Trend, fortalece ainda mais a sinergia de toda a cadeia produtiva e proporciona uma visão mais ampla dos desafios a serem vencidos”, evidencia.

De acordo com ele, o evento tem o mérito de reunir todos no mesmo espaço, contribuindo muito para o êxito da jornada de crescimento sustentável e sustentado. “É uma oportunidade fantástica para interagir, trocar ideias, compartilhar informações e experiências, fazer negócios e trabalhar unidos para o desenvolvimento do nosso setor e de toda nossa cadeia de valores”, disse Fernando.

Virtualmente, o evento prossegue até o dia 30, por meio do Minas Trend Phygital, plataforma onde marcas selecionadas tem seu showroom virtual, dentro da plataforma da Teceo, para que lojistas possam acessar, se conectar e fazer negócios. Já com vistas para o futuro, Guilherme Scalon, CEO da Teceo, avalia que “a expectativa é continuar angariando marcas e compradores para o digital ao longo das próximas edições. Também existe uma ideia de tornar o Minas Trend Phygital acessível por prazos maiores, facilitando o acesso do lojista fora evento presencial”. 

A 28º Minas Trend foi uma realização da FIEMG, SESI e SENAI, com Apoio Master do SEBRAE MG e patrocínio da CDL/BH e TMT Brasil Epson.

Graciele Vianna 
FIEMG Regional Zona da Mata 

ver todas noticias