04 de Novembro
Sustentabilidade da moda brasileira encanta o mundo
Minas Trend recebe realizadores de alguns dos mais
importantes encontros da cadeia fashion internacional
Nunca
houve tanto espaço para a moda brasileira no exterior. E essa é uma tendência
crescente, que se fortalece dia a dia, como pode ser constatado na 28ª edição do Minas Trend, realizada
de 2 a 4 de novembro, no Minascentro, em Belo Horizonte. Na palestra
“Nearshoring, uma oportunidade para as marcas brasileiras nos EUA”, o
vice-presidente do Sourcing at Magic (encontro nacional e internacional de
fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços, realizado em Las Vegas),
Andreu David; e a consultora de moda internacional Simone Jordão deixaram clara
essa abertura à indústria fashion brasileira.
Aberta
pelo coordenador do Minas Trend, Gustavo
Macena – superintendente do IEL e
presidente do P7
Criativo –, que ressaltou a importância desta edição
do evento, na qual são celebrados seus 15 anos de sucesso, a palestra trouxe à
tona a importância de encontros e feiras internacionais – presenciais ou
virtualmente -, para conectar fabricantes, fornecedores e outros envolvidos
nessa potente cadeia.
A
Sourcing at Magic, explicou Andreu David, reúne mais de 700 expositores no Las
Vegas Convention Center, inclusive, brasileiros. “Nós representamos toda a moda
dos Estados Unidos. 64% dos frequentadores são buying powers (têm poder de
compra, de decisão em nome das empresas que representam pelo mundo)”, ressaltou
o expert.
Multimarcas
Já
Simone Jordão destacou outros dois encontros dessa natureza, voltados para o
mercado da moda mundial: a feira Magic, que acontece também em Las Vegas e em
Nova Iorque; e a Coterie, realizada duas vezes ao ano, em Nova Iorque. “Você
tem mais de 70 países expondo na feira, além dos compradores, que vão
procurando novidades. As multimarcas têm um mercado gigantesco nos estados
unidos, 65% do público dessas feiras são boutiques multimarcas”, ressaltou ela,
indicando que isso é um indicativo de que há muito espaço para marcas
brasileiras tradicionais, assim como para as mais novas e menores, em
crescimento.
“Temos
uma mídia de imprensa muito forte. Temos muita cobertura de dentro da feira
também, isso é muito importante para o mercado internacional, quando você
mostra que a sua marca é internacionalizada”, orientou a consultora. “Quando
você está participando, lá nos Estados Unidos, você sente a energia da feira
Está todo mundo pensando em fazer negócios, mas não é só negócio. Você quer ver
o que o outro está fazendo. E, como o próprio Andreu falou, as marcas
brasileiras têm muito diferencial, têm muita sustentabilidade, que, às vezes,
não é tão divulgada, muita gente não sabe”, observou.
Luisana Gontijo
Imprensa FIEMG