OUTONO INVERNO 2023

Minas Trend Outono Inverno 2023

04 de Novembro

Sustentabilidade da moda brasileira encanta o mundo

Minas Trend recebe realizadores de alguns dos mais importantes encontros da cadeia fashion internacional

Nunca houve tanto espaço para a moda brasileira no exterior. E essa é uma tendência crescente, que se fortalece dia a dia, como pode ser constatado na 28ª edição do Minas Trend, realizada de 2 a 4 de novembro, no Minascentro, em Belo Horizonte. Na palestra “Nearshoring, uma oportunidade para as marcas brasileiras nos EUA”, o vice-presidente do Sourcing at Magic (encontro nacional e internacional de fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços, realizado em Las Vegas), Andreu David; e a consultora de moda internacional Simone Jordão deixaram clara essa abertura à indústria fashion brasileira.


Aberta pelo coordenador do Minas Trend, Gustavo Macena – superintendente do IEL e presidente do P7 Criativo –, que ressaltou a importância desta edição do evento, na qual são celebrados seus 15 anos de sucesso, a palestra trouxe à tona a importância de encontros e feiras internacionais – presenciais ou virtualmente -, para conectar fabricantes, fornecedores e outros envolvidos nessa potente cadeia.


A Sourcing at Magic, explicou Andreu David, reúne mais de 700 expositores no Las Vegas Convention Center, inclusive, brasileiros. “Nós representamos toda a moda dos Estados Unidos. 64% dos frequentadores são buying powers (têm poder de compra, de decisão em nome das empresas que representam pelo mundo)”, ressaltou o expert.

Multimarcas

Já Simone Jordão destacou outros dois encontros dessa natureza, voltados para o mercado da moda mundial: a feira Magic, que acontece também em Las Vegas e em Nova Iorque; e a Coterie, realizada duas vezes ao ano, em Nova Iorque. “Você tem mais de 70 países expondo na feira, além dos compradores, que vão procurando novidades. As multimarcas têm um mercado gigantesco nos estados unidos, 65% do público dessas feiras são boutiques multimarcas”, ressaltou ela, indicando que isso é um indicativo de que há muito espaço para marcas brasileiras tradicionais, assim como para as mais novas e menores, em crescimento.

“Temos uma mídia de imprensa muito forte. Temos muita cobertura de dentro da feira também, isso é muito importante para o mercado internacional, quando você mostra que a sua marca é internacionalizada”, orientou a consultora. “Quando você está participando, lá nos Estados Unidos, você sente a energia da feira Está todo mundo pensando em fazer negócios, mas não é só negócio. Você quer ver o que o outro está fazendo. E, como o próprio Andreu falou, as marcas brasileiras têm muito diferencial, têm muita sustentabilidade, que, às vezes, não é tão divulgada, muita gente não sabe”, observou.


Luisana Gontijo
Imprensa FIEMG  

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