OUTONO INVERNO 2023

Minas Trend Outono Inverno 2023

21 de Novembro

Minas Trend apresenta os principais insights da NRF 2022

Considerada a maior feira de varejo do mundo, a NRF foi realizada no início deste ano, em Nova York. Tema foi conduzido pela consultora e coach Adriana Vital   

A NRF Retail's Big Show & Expo, que aconteceu em janeiro deste ano em Nova York, foi o tema da palestra Top Trends 2022 da NRF 2022. O evento, que faz parte da programação da 28ª edição do Minas Trend, foi realizado no dia 2/11, no Minascentro. A NRF é considerada uma das maiores feiras varejistas do mundo e, historicamente, lança tendências para diversos segmentos de negócios.

A consultora e coach Adriana Vital apresentou as dez principais tendências da NRF Retail's Big Show & Expo: 


1- Ecossistema e plataformas: Junção de negócios e de segmentos diversos. “Um exemplo é a Magalu, que também tem outros negócios, como consórcio, produtos, bancos”. 


2- Alt-commerce: Alternativas de vendas para os consumidores que reúnem diversas plataformas como as redes sociais, sites, Whatsapp e o metaverso. “Tudo isso em um clique, com compras facilitadas e entregas rápidas”. 


3- Metaverso: Tendência de fusão do espaço físico com o digital em que uma nova realidade se coloca com múltiplas possibilidades e tecnologias. “A H&M é a primeira loja de roupas no metaverso.  O cliente pode entrar na loja, experimentar e fazer o pedido de produtos”. 


4 - ESG: “O público quer se relacionar e consumir produtos de empresas que têm como base o cuidado com as pessoas, com o meio ambiente e com a diversidade de pessoas e ideias”. 


5 - Loja física como um hub: A loja se torna um espaço de experiência, que trabalha os cinco sentidos e que oferece serviços de educação, relacionamento, consultorias e assessorias. “Tudo isso com muita tecnologia”. 


6 - Localtivismo e Vizinhança: Tendência que o consumo ocorra na própria vizinhança e isso foi intensificado com a pandemia. 

7- People Centric: Tem o consumidor no centro do negócio, com entregas personalizadas e diferenciais em todos os pontos de contato. 


8 - Rebranding: Espaços imersivos para os clientes. Vital citou como exemplo as lojas Instant Woander, que aprimoraram a experiência do cliente por meio de cores, texturas e esculturas metálicas. 


9 - Parcerias e combinações:  É a combinação de marcas e serviços para experiências únicas, como a parceria Nike e Lego para a criação de um produto novo. 


10 - Liderança Intencional: que tenha como base a transparência, autenticidade, segurança psicológica e inovação nas relações entre líderes e liderados.
Segundo a consultora, as oportunidades de valorização das comunidades e do histórico de relacionamento com os clientes e a utilização dos conceitos da ESG fomentam projetos que podem ser aplicados em diversos setores, inclusive, no da moda. Ela destacou o varejo assumindo o modo phygital, que Adriana Vital vê como “preparação para o metaverso é uma experiência de consumo sem atritos e autonomia”.    

Denise Lucas
Imprensa FIEMG

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