21 de Novembro
Minas Trend apresenta os principais insights da NRF 2022
Considerada a maior feira de varejo do mundo, a NRF foi
realizada no início deste ano, em Nova York. Tema foi conduzido pela consultora
e coach Adriana Vital
A
NRF Retail's Big Show & Expo, que aconteceu em janeiro deste ano em Nova
York, foi o tema da palestra Top Trends 2022 da NRF 2022. O evento, que faz
parte da programação da 28ª edição do Minas Trend, foi realizado no dia 2/11,
no Minascentro. A NRF é considerada uma das maiores feiras varejistas do mundo
e, historicamente, lança tendências para diversos segmentos de negócios.
A consultora e coach Adriana
Vital apresentou as dez principais tendências da NRF
Retail's Big Show & Expo:
1- Ecossistema e plataformas: Junção
de negócios e de segmentos diversos. “Um exemplo é a Magalu, que também tem
outros negócios, como consórcio, produtos, bancos”.
2- Alt-commerce: Alternativas de vendas para os
consumidores que reúnem diversas plataformas como as redes sociais, sites,
Whatsapp e o metaverso. “Tudo isso em um clique, com compras facilitadas e
entregas rápidas”.
3- Metaverso: Tendência de fusão do
espaço físico com o digital em que uma nova realidade se coloca com múltiplas
possibilidades e tecnologias. “A H&M é a primeira loja de roupas no
metaverso. O cliente pode entrar na loja, experimentar e fazer o pedido
de produtos”.
4 - ESG: “O público quer se relacionar e
consumir produtos de empresas que têm como base o cuidado com as pessoas, com o
meio ambiente e com a diversidade de pessoas e ideias”.
5 - Loja física como um hub: A
loja se torna um espaço de experiência, que trabalha os cinco sentidos e que
oferece serviços de educação, relacionamento, consultorias e assessorias. “Tudo
isso com muita tecnologia”.
6 - Localtivismo e Vizinhança: Tendência
que o consumo ocorra na própria vizinhança e isso foi intensificado com a
pandemia.
7- People Centric: Tem o consumidor no centro
do negócio, com entregas personalizadas e diferenciais em todos os pontos de
contato.
8 - Rebranding: Espaços imersivos para os
clientes. Vital citou como exemplo as lojas Instant Woander, que aprimoraram a
experiência do cliente por meio de cores, texturas e esculturas
metálicas.
9 - Parcerias e combinações: É
a combinação de marcas e serviços para experiências únicas, como a parceria
Nike e Lego para a criação de um produto novo.
10 - Liderança Intencional: que
tenha como base a transparência, autenticidade, segurança psicológica e
inovação nas relações entre líderes e liderados.
Segundo
a consultora, as oportunidades de valorização das comunidades e do histórico de
relacionamento com os clientes e a utilização dos conceitos da ESG fomentam
projetos que podem ser aplicados em diversos setores, inclusive, no da moda.
Ela destacou o varejo assumindo o modo phygital, que Adriana Vital vê como
“preparação para o metaverso é uma experiência de consumo sem atritos e
autonomia”.
Denise Lucas
Imprensa FIEMG