OUTONO INVERNO 2023

Minas Trend Outono Inverno 2023

16 de Novembro

Estilista ressalta moda verão e aponta tendências

O que é tendência no verão 2023/24 e o que tem sido explorado na coleção atual de roupas, calçados e acessórios foram exibidos para o público que acompanhou a palestra de Celso Afonso, estilista de bolsa, no segundo dia do Minas Trend, nesta quinta-feira (3/11). Alguns estilos, segundo Afonso, são inspirados em peças largamente utilizadas no início dos anos 2000. À época, contou ele, houve apelo por modelos de cintura baixa, regata, cropped, cargo e esteticamente jovem.

Sobre o que tem sido produzido pela indústria da moda atualmente e pode seguir em alta nos próximos anos, o estilista qualificou de "Instanttrend” em estágios que vão de um a quatro. O primeiro envolve as cores verde e amarela, intrinsicamente associadas à bandeira nacional, e aplicadas no vestuário e em bolsa por conta da Copa do Mundo do Catar, com uma linguagem mais esportiva, e das eleições, sobretudo à Presidência da República. "Embora não seja uma tendência nova, ela ganhou mais relevância quando a estética foi adotada por modelos e influencers internacionais. Era fortemente vista nas periferias brasileiras", destacou.

O segundo diz respeito ao rosa (pink) que ele classificou como "comercialmente interessante e viável". A tonalidade foi inspirada na boneca Barbie, com look monocromático, tendo sido impulsionada por atrizes, influencers e celebridades, discorreu o estilista. "Divertida, colorida e vibrante". A aposta do mercado nessa essa cor, sugeriu o estilista, deve priorizar conjuntos, minissaias, body, scarpins, plataformas, bolsas baguetes e de mão, além dos acessórios.

A terceira vertente contempla a chamada camisa oversized, com tamanhos maiores, enquanto a quarta diz respeito ao que Afonso denominou de "praia na cidade" em referência ao vestuário praiano embarcado em regiões urbanas.

Para o próximo verão, o estilista aposta na linguagem de roupas utilitárias, como a calça cargo, com bolsos em formatos "repaginados, refinados, elegantes e despojados", disse. O jeans, a partir de diferentes lavagens, formatos e cortes, é visto também com apreço por Afonso Celso. O tecido pode ser utilizado na produção de calças, saias, shorts, bermudas, vestidos e outras peças.

Tradicional e aderente a diferentes modelos, a camisa branca pode ser destaque na coleção 2023/24, porém em versões mais elaboradas, com mangas e recortes trabalhados, fugindo do padrão tradicional masculino que explora poucos detalhes. A tendência pode ser aplicada em vestidos com recortes vazados e assimétricos, de acordo com o palestrante.

Alfaiataria (modelagens mais amplas, largas e mistura de cores), tops em adorno com metais, regatas, bolsas com plumas, franjas e enfeites, sandálias com saltos delicados e finos e correntes, além de cores marcantes foram destacados pelo estilista. "A estação invoca as cores, do céu, das águas, da selva, da terra e das flores. Usadas de forma pura ou também misturadas acabam por criar uma atmosfera”, observou. Por fim, ao encerrar a palestra, Celso fez questão de ressaltar que "a moda é linguagem, comportamento e vida. Por isso, não podemos esquecer da sustentabilidade”.

Rafael Passos
Imprensa FIEMG
 

ver todas noticias