OUTONO INVERNO 2023

Minas Trend Outono Inverno 2023

04 de Novembro

Cultura e regionalismo: como o mercado de moda brasileira trabalha a cultura local nas coleções

O mercado da moda movimenta vários setores, gerando empregos e movimentando a economia.

Na última edição do Minas Trend, realizada entre os dias 2 e 4 de novembro, os alunos do Una tiveram a oportunidade de conversar com alguns expositores e donos de marca para entender como as coleções carregam a cultura local impressas nas suas peças.

Participando pela primeira vez do evento, a alagoana Bruna Bert, dona de um design único, procurou valorizar na coleção exposta a madeira que é encontrada nos manguezais de sua região. Uma proposta ímpar, onde valoriza a riqueza natural e a mão-de-obra local, sendo que a maioria do trabalho da marca é feito artesanalmente.

“A nossa coleção se chama “Foz”, que é o encontro do rio com o mar. Temos madeira de mangue que são sazonais trazidas pelo mar e são enraizadas no mangue e a partir desses elementos naturais iniciamos o nosso processo criativo. Eu digo que a madeira veio até mim. Eu estava querendo muito trazer a madeira pro meu trabalho, mas não de uma forma comum e sim de uma maneira inusitada e eu acho que o resultado foi fantástico”, disse Bruna.

Valorizando a mão de obra local, a marca Pauzzi, de Uberlândia, de Jéssica Pauzzi, trouxe na coleção “Bloom” um trabalho autoral com as flores bordadas à mão. A inspiração da coleção é o florescer de uma esperança, de volta e crescimento no mercado de moda festa. O conceito da coleção é “mostrar que há esperança e que o mercado vai voltar a ser como era antes da pandemia”. Além disso, a marca valoriza a mão de obra local. 

“Trabalhamos com peças 100% handmade, que é o feito à mão. Todo o nosso bordado é feito manualmente, todo o risco de peças é feito manualmente. Em Uberlândia temos uma mão de obra de mulheres mães e que não podem trabalhar fora, daí elas fazem o bordado a mão, de casa, que é uma cultura uberlandense”, contou Jéssica.
Sheila Morais, dona da marca homônima, participa há 11 anos do Minas Trend. Vinda do interior do Rio Grande do Norte, ela ressalta como o Minas Trend é importante para a visibilidade nacional e até internacional da marca, movimentando não só a economia em Minas, mas também na região da marca, que conta com 40 colaboradores locais – empregados graças às vendas nas feiras.

“A inspiração da coleção “Na Orla” é um convite a um mergulho na orla da Sheila Morais, que é esse lugar que a mulher se reconecta com o sol e traz essa energia incrível. Nós estamos na cidade do sol que é Natal, então eu trouxe a estética do sol para vários acessórios e também o mar, com a textura para o metal e as resinas”, contou Sheila.

Diante desses depoimentos dos expositores, nota-se que há uma tendência na moda brasileira para a valorização da cultura regional e da mão de obra local. “Uma ligação que vai além do comércio, que espalha a identidade da marca para o restante do país através das peças, difundindo as origens culturais de cada canto do país”, revela a aluna da Una, Michele Assis.

Texto por alunas da Una: Michele Assis (Jornalismo) e Luna Gouveia (Moda).

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