PRIMAVERA – VERÃO 2015

Sob os Olhos do Mundo

O 14º Minas Trend apostou na influência da moda para ampliar a visibilidade dos setores produtivos, culturais e sociais do Estado e lançou mão de uma série de referências locais que estimulam o olhar e a reflexão.

Para o presidente da FIEMG, Olavo Machado Junior, “o principal objetivo do Minas Trend, além de incrementar os negócios do setor confeccionista, é aproveitar o poder de persuasão que a moda exerce sobre as pessoas, com o intuito de mostrar um estado com inúmeras possibilidades e riquezas. Essa visão também reflete a postura da Federação, que é integrar e qualificar as cadeias produtivas e apoiar nosso patrimônio cultural, artístico e social”.

A imagem ícone dessa edição foi uma estampa criada a partir da fusão de fragmentos do famoso Edifício Niemayer, localizado na Praça da Liberdade, centro de Belo Horizonte. “O modernismo começou na capital mineira, e a obra de Niemayer é um excelente exemplo de estrutura de produção local com a utilização de matérias-primas como cimento e ferro”, analisa Pedro Lázaro.

AÇÕES SOCIAIS

Reforçando o comprometimento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), promotora do Minas Trend, com projetos que objetivam a qualificação e a inserção profissional, essa edição destacou duas ações que, segundo os organizadores, representavam “uma vanguarda social, isenta de protecionismos ou paternalismo”.

Na primeira delas, a Doisélles, grife mineira especializada em tricô e crochê feitos a mão, promoveu uma exposição para divulgar o sucesso do projeto Flor de Lótus, que possibilitou a parceria com a Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires, por meio da contratação de 48 detentos que contam, além de salário mensal, com a remissão de um dia de pena a cada três trabalhados.

Outra celebração foi a parceria da indústria de moda mineira com o Projeto Minas pela Paz, iniciativa da FIEMG e de 26 empresas privadas, que buscam promover ações preventivas contra o crime, o estimulo à educação e a inserção social de ex-detentos. Em um espaço especialmente dedicado à causa, nove grifes participantes do Minas Trend apresentaram imagens inspiradoras, que foram estampadas em camisetas visando ampliar a divulgação e gerar renda para a continuidade do projeto. Toda a produção contou com o trabalho voluntário dos estilistas e dos profissionais envolvidos.

BALANÇO

Segundo os organizadores, houve incremento de 15% no número de compradores em relação à edição anterior, que compreendeu os lançamentos de inverno. Quanto ao número de expositores, essa temporada também surpreendeu com a adesão de 254 empresas, isto é, crescimento de 23,9% em comparação à Primavera–Verão anterior.



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