Minas Trend Ano Dez – 10 anos de sucesso
O Minas Trend comemorou 10 anos
de existência e de bons negócios na edição que aconteceu de 4 a 7 de abril, em
Belo Horizonte. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas
Gerais (FIEMG), o evento consolida-se como um dos principais salões de negócios
de moda da América do Sul. Nesse período, se revelou como uma importante
plataforma de crescimento para empresas que investem em produtos diferenciados
para os setores de vestuário, joias/bijuterias, calçados, bolsas e acessórios.
Nesta década, diversas marcas
que participam do evento - incluindo algumas que praticamente nasceram a partir
da participação no salão de negócios -, vêm registrando crescimento expressivo,
acima dos índices do setor. Muitas atribuem esse fato à adequação do ambiente
de negócios, qualificação dos lojistas/compradores e alto nível dos expositores
que caracterizam o Minas Trend.
E apesar da crise que afetou o
país, para a grande maioria dos expositores participantes do salão de negócios
do Minas Trend, que reuniu 201 expositores qualificados dos setores de
vestuário, calçados/bolsas, bijuterias/joias e acessórios, esta fase começa gradativamente
a se dissipar, revelando um comprador mais otimista e estimulado para investir
em seus estoques.
Estreando no line-up desta
edição, Eduardo Mendes, proprietário da Unity Seven, considerou que a estreia
da grife no line up de desfiles dessa edição possibilitou um impacto positivo
nas vendas. Em comparação à edição primavera/verão anterior, Mendes afirma que
nos dois primeiros dias dessa edição vendeu o equivalente aos quatro dias da
temporada anterior. “Abrimos novos clientes de vários estados e também
conquistamos nosso primeiro cliente internacional no Chile”, ressalta Mendes,
que atribui a algumas mudanças estratégicas na produção o sucesso obtido.
“Introduzimos uma linha que tem um mark-up melhor para que lojista tenha um
lucro maior na ponta final, aumentado sua margem de lucro, além de aumentar
nossas opções para 300 referências, fato que além de elevar o número de
compradores, aumentou o valor por cliente”, destacando que a grife tem crescido
uma média de 30% em cada participação no evento.
A 20ª edição do Minas Trend
contou com a participação de mais de 10 mil visitantes, incluindo cerca de 2,8
mil lojistas, 270 jornalistas, 180 influenciadores digitais, além dos 7 mil
convidados que estiveram nos desfiles e palestras que integraram a programação
do evento.