Empresários mostram otimismo com a
realização do salão de negócios que vai atrair compradores e lojistas de todo
país
Depois de meses de incerteza, a
indústria da moda mostra sinais de recuperação. Presente em praticamente todas
as regiões de Minas Gerais, o setor mostra-se robusto e é estratégico para a
geração de postos de trabalho, sendo a segunda cadeia produtiva que mais
emprega no estado. De portas abertas para os melhores
negócios da moda, a 26ª edição do Minas Trend que acontece de 1º a 4 de
novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, aponta para uma retomada e para a
volta de pedidos nas carteiras.
Minas
Gerais possui hoje 32,7 mil empresas na cadeia produtiva da moda, sendo 8,8 mil
indústrias e 23,9 mil comércios, gerando 209 mil empregos, sendo 121.390
trabalhadores na indústria e 87,6 mil pessoas no comércio. De acordo com o
IBGE, o volume de vendas da atividade de Tecidos, Vestuário e Calçados recuou
8,2% em 2020. A boa notícia é que no acumulado do ano até agosto de 2021, o
setor avança 19,2%.
Para o presidente da FIEMG, Flávio
Roscoe, o Minas Trend é essencial neste momento porque movimenta o mercado
nacional e aproxima compradores e lojistas do setor produtivo. “Nesta edição de
retorno, após um intervalo em função da pandemia, o Minas Trend tem foco total
nos negócios de moda, gerando oportunidades para uma das principais cadeias
produtivas do país e atuando para alavancar a retomada do setor”, diz.
Representantes do setor estão
otimistas. De acordo com o presidente do Sindvest-MG, que representa as
indústrias do vestuário, Rogério Vasconcelos, a expectativa é das melhores.
“Estamos apostando em uma boa retomada, os clientes estão voltando após uma
queda significativa na pandemia. A expectativa é retomarmos o crescimento até o
final de 2021. A volta do Minas Trend é muito positiva, pois representa de 60%
a 70% das vendas de muitas empresas”, avalia.
O presidente do Sindibolsas, Celso
Afonso, ressalta a importância da volta dos grandes eventos de forma
presencial. “A moda é um segmento muito sensível às crises, mas também tem uma
velocidade de recuperação grande. Porque lida com autoestima das pessoas,
imagem e vaidade”, diz.
De acordo com Celso Afonso, com a
pandemia hoje sob controle o consumidor sente-se mais seguro em voltar às
compras. “Temos o melhor período do ano para o comércio que é o Natal. Isso
traz confiança e maior fluxo financeiro, ao mesmo tempo em que temos aquela
compra de demanda reprimida. O crescimento das vendas já está acontecendo e
atingindo os níveis pré-pandemia”, avalia.
O presidente do Sindicalçados, Luiz
Barcelos, ressalta que a realização do Minas Trend é a sinalização que o setor
precisa para a retomada de negócios. “Para algumas empresas do setor
calçadista, este ano de 2021 já é superior ao período de vendas antes da
pandemia. A volta do salão de negócios é muito boa. Para 2022, estamos
confiantes, apesar de ficarmos mais atentos quanto ao aumento do custo da
matéria-prima”, diz.