OUTONO INVERNO 2022

Minas Trend

28 de Outubro

Minas Trend volta a movimentar o setor

Empresários mostram otimismo com a realização do salão de negócios que vai atrair compradores e lojistas de todo país

Depois de meses de incerteza, a indústria da moda mostra sinais de recuperação. Presente em praticamente todas as regiões de Minas Gerais, o setor mostra-se robusto e é estratégico para a geração de postos de trabalho, sendo a segunda cadeia produtiva que mais emprega no estado. De portas abertas para os melhores negócios da moda, a 26ª edição do Minas Trend que acontece de 1º a 4 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, aponta para uma retomada e para a volta de pedidos nas carteiras.

Minas Gerais possui hoje 32,7 mil empresas na cadeia produtiva da moda, sendo 8,8 mil indústrias e 23,9 mil comércios, gerando 209 mil empregos, sendo 121.390 trabalhadores na indústria e 87,6 mil pessoas no comércio. De acordo com o IBGE, o volume de vendas da atividade de Tecidos, Vestuário e Calçados recuou 8,2% em 2020. A boa notícia é que no acumulado do ano até agosto de 2021, o setor avança 19,2%.

Para o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o Minas Trend é essencial neste momento porque movimenta o mercado nacional e aproxima compradores e lojistas do setor produtivo. “Nesta edição de retorno, após um intervalo em função da pandemia, o Minas Trend tem foco total nos negócios de moda, gerando oportunidades para uma das principais cadeias produtivas do país e atuando para alavancar a retomada do setor”, diz.

Representantes do setor estão otimistas. De acordo com o presidente do Sindvest-MG, que representa as indústrias do vestuário, Rogério Vasconcelos, a expectativa é das melhores. “Estamos apostando em uma boa retomada, os clientes estão voltando após uma queda significativa na pandemia. A expectativa é retomarmos o crescimento até o final de 2021. A volta do Minas Trend é muito positiva, pois representa de 60% a 70% das vendas de muitas empresas”, avalia.

O presidente do Sindibolsas, Celso Afonso, ressalta a importância da volta dos grandes eventos de forma presencial. “A moda é um segmento muito sensível às crises, mas também tem uma velocidade de recuperação grande. Porque lida com autoestima das pessoas, imagem e vaidade”, diz.

De acordo com Celso Afonso, com a pandemia hoje sob controle o consumidor sente-se mais seguro em voltar às compras. “Temos o melhor período do ano para o comércio que é o Natal. Isso traz confiança e maior fluxo financeiro, ao mesmo tempo em que temos aquela compra de demanda reprimida. O crescimento das vendas já está acontecendo e atingindo os níveis pré-pandemia”, avalia.    

O presidente do Sindicalçados, Luiz Barcelos, ressalta que a realização do Minas Trend é a sinalização que o setor precisa para a retomada de negócios. “Para algumas empresas do setor calçadista, este ano de 2021 já é superior ao período de vendas antes da pandemia. A volta do salão de negócios é muito boa. Para 2022, estamos confiantes, apesar de ficarmos mais atentos quanto ao aumento do custo da matéria-prima”, diz.    



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