Nos últimos anos, o
e-commerce tem crescido muito no Brasil, e isso se tornou ainda mais evidente
durante a pandemia.
Por conta disso, investir no Visual Merchandising,
também conhecido como VM, tem se tornado cada vez mais importante. Afinal, a
ida às lojas deve trazer uma satisfação maior do que a simplicidade de um
clique.
Confira a seguir três práticas básicas dessa estratégia
e como aplica-las em sua loja. Lembre-se que tudo deve ser posicionado de forma
estratégica e as ações devem ir além do vitrinismo!
1) Entenda os
espaços da sua loja e saiba como usá-los a seu favor
Geralmente, os espaços das lojas são classificadas
em zonas quentes, que possui maior circulação e zonas frias, onde o trânsito de
pessoas é menor. Para “esquentar” as zonas frias, exponha produtos de maior
rotatividade e que sejam atraentes aos clientes, fazendo com que eles se
dirijam até lá e visualizem uma quantidade maior de produtos. Já nas quentes,
como os caixas, exponha os seus produtos menos vendidos e capazes de induzir à
compra não planejada.
2) Valorize o
marketing sensorial
O objetivo é explorar todos os sentidos do cliente
de modo que a visita dele à sua loja seja estimulante e memorável. Ex: busque
um aroma que represente a identidade da sua marca. Alguns estudos comprovam que
lojas aromatizadas melhoram a experiência de compra, prolongando mais de 15,9%
a permanência do cliente no local. A música também tem uma grande influência na
decisão de compra. Músicas agitadas estimulam uma compra acelerada e aumentam o
fluxo de pessoas. Já as mais lentas tendem a fazer com que os clientes comprem
com mais calma, acompanhando o ritmo
3) Dê muita
atenção para a sua vitrine
A vitrine é a primeira impressão que o cliente tem
da sua loja e ela é responsável por aproximadamente 70% das vendas, então
planeje-a muito bem! Invista em uma boa iluminação e deixe artigos de maior
valor ou mais vendidos no centro da sua vitrine de modo a direcionar os olhares
para eles. Procure fazer mudanças a cada 15 dias porque, assim, você acaba
provocando a curiosidade de quem passa pela frente da sua loja com frequência.
Fonte: Use Fashion