OUTONO INVERNO 2022

Minas Trend

07 de Outubro

A importância do visual merchandising

Nos últimos anos, o e-commerce tem crescido muito no Brasil, e isso se tornou ainda mais evidente durante a pandemia.
Por conta disso, investir no Visual Merchandising, também conhecido como VM, tem se tornado cada vez mais importante. Afinal, a ida às lojas deve trazer uma satisfação maior do que a simplicidade de um clique.
Confira a seguir três práticas básicas dessa estratégia e como aplica-las em sua loja. Lembre-se que tudo deve ser posicionado de forma estratégica e as ações devem ir além do vitrinismo!

1) Entenda os espaços da sua loja e saiba como usá-los a seu favor
Geralmente, os espaços das lojas são classificadas em zonas quentes, que possui maior circulação e zonas frias, onde o trânsito de pessoas é menor. Para “esquentar” as zonas frias, exponha produtos de maior rotatividade e que sejam atraentes aos clientes, fazendo com que eles se dirijam até lá e visualizem uma quantidade maior de produtos. Já nas quentes, como os caixas, exponha os seus produtos menos vendidos e capazes de induzir à compra não planejada.

2) Valorize o marketing sensorial
O objetivo é explorar todos os sentidos do cliente de modo que a visita dele à sua loja seja estimulante e memorável. Ex: busque um aroma que represente a identidade da sua marca. Alguns estudos comprovam que lojas aromatizadas melhoram a experiência de compra, prolongando mais de 15,9% a permanência do cliente no local. A música também tem uma grande influência na decisão de compra. Músicas agitadas estimulam uma compra acelerada e aumentam o fluxo de pessoas. Já as mais lentas tendem a fazer com que os clientes comprem com mais calma, acompanhando o ritmo

3) Dê muita atenção para a sua vitrine
A vitrine é a primeira impressão que o cliente tem da sua loja e ela é responsável por aproximadamente 70% das vendas, então planeje-a muito bem! Invista em uma boa iluminação e deixe artigos de maior valor ou mais vendidos no centro da sua vitrine de modo a direcionar os olhares para eles. Procure fazer mudanças a cada 15 dias porque, assim, você acaba provocando a curiosidade de quem passa pela frente da sua loja com frequência.

Fonte: Use Fashion

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