25 de Agosto
De coadjuvante a protagonista: bolsas mineiras ganham status de item de desejo
Segmento de acessórios gera empregos e estimula a
pesquisa em
busca de novos e diferenciados materiais
“A moda mineira é reconhecida pela variedade de materiais e pela
criatividade genuína que somente nós temos. Isso é um diferencial muito grande
no mercado”, conta a empresária e diretora criativa da marca La
Spezia, Vanessa Almeida Macintyre. Há 17 anos, Vanessa cria bolsas que são
cobiçadas por clientes do Brasil, Itália, Estados Unidos e Inglaterra. “Quem
compra os produtos mineiros é aquele consumidor que ama o trabalho manual, que
sempre procura por um elemento diferenciado como pedras naturais, palha ou
couro exclusivo”, lembra Vanessa.
Ainda que a La
Spezia, ao lado de dezenas de outras marcas mineiras, sejam reconhecidas pelo
trabalho delicado e artesanal, sua produção envolve um amplo leque de
fornecedores, parceiros, fábricas com mão de obra qualificada, além de pesquisa
e inovação para antever todas as tendências do mercado da moda, sempre de olho na
fidelização de clientes e a conquista de novos.
“Nossa
produção hoje conta com 10 fábricas para a costura das nossas bolsas. São mais
de 60 pessoas empregadas de ponta a ponta para atender a demanda. Contamos
ainda com uma cadeia gigante de parceiros como a indústria de metais,
metalúrgica, têxtil, de couro, sempre nos apoiando em nossa produção”, destaca
a diretora criativa da La Spezia.
Vanessa adianta que está criando uma coleção que traz armações desenhadas
exclusivas da marca. De acordo com ela, o designer do produto e as
matérias-primas são pontos que chamam a atenção no mercado. “Estamos sempre
pesquisando novos materiais e abertos a novos fornecedores para criarmos e
desenvolvermos matérias-primas diferenciadas. Não usamos um couro comum, por
exemplo, e temos uma cartela exclusiva de cores para ficarmos com uma cara nova
e única. Sempre buscamos criar o nosso produto em todas as etapas de produção.
Pesquisamos muito sobre as tendências da moda, de decoração, do estilo de vida
para sempre oferecermos um produto novo com uma cara dos nossos clientes”,
ensina a estilista.
A indústria da moda tá na riqueza dos materiais e tá nos produtos
de qualidade.