Um assunto que está cada vez mais em alta é trabalhar a sustentabilidade de uma marca ou loja, que pode ser tanto de forma financeira como ambiental, social e cultural.
Confira algumas dicas sobre como tornar a sua marca mais sustentável e consequentemente, mais relevante.
Sabemos que o processo é lento e que as mudanças não acontecem da noite para o dia, mas o importante é dar o primeiro passo! Vamos lá?
1) Tente usar embalagens mais sustentáveis. Reduza o uso do plástico o máximo que puder, substituindo por papel reciclado e tecidos naturais.
2) Transforme o novo. A reutilização de tecidos e a criação de um novo significado para as peças da última temporada reduz custos, além de agregar um valor incrível ao produto.
3) Faça uma avaliação de recursos como água e energia, e veja quais melhorias podem ser implementadas para minimizar os impactos no meio ambiente.
4) Faça uma reavaliação de como os seus produtos são adquiridos, de quais materiais são feitos e como são produzidos. Pesquise seus fornecedores para conhecer a origem dos materiais e do processo de obtenção.
5) Experimente novos modelos de negócios, como atuar on-line e sob encomenda. Além de minimizar os riscos é uma excelente ferramenta de redução de custos.
6) Pesquise causas ambientais e veja como a sua marca pode participar de forma ativa.
7) Um ambiente de trabalho agradável e seguro também é uma forma de ser ético e sustentável.
8) Empresas especializadas podem ajudar, fornecendo insights e ferramentas que orientam o modelo de negócios para um caminho mais sustentável
9) Seja verdadeiro e transparente com o cliente, pois ele irá perceber relevância no seu posicionamento.