Como você faz seu planejamento de compras?
O estoque é um ponto crítico para a gestão das empresas, independente do tamanho ou do segmento.
No setor da moda é comum encontrar lojas com estoque elevado. Essa é uma consequência direta da falta de planejamento de compras.
Confira abaixo dicas preciosas que podem te auxiliar nesse processo e como implementá-las com sucesso na sua empresa.
1- Defina a frequência das compras - Isto vai indicar quantos dias de vendas o estoque vai suprir
2- Controle o histórico de vendas – com este controle, é possível obter uma aproximação dos estoques mínimos necessários para atender às demandas;
3 - Faça uma previsão de vendas – Com base no histórico de vendas, defina o valor a ser vendido no período que as compras deverão atender;
4 - Analise o estoque existente – Entenda o que pode ser mantido na loja e o que pode ser liquidado;
5 - Conheça a variedade de peças da loja – Divida o produto por categorias, isso vai ajudar a saber o quanto é vendido de cada uma delas;
6 - Defina o preço médio por peça vendida – Ele indica o perfil de seus clientes e demonstra o tipo de peça que deverá ser comprada;
7 -Determine a política de precificação – A precificação é feita com base na previsão de vendas e na margem que é utilizado nos produtos.
Fonte: Sebrae MG