13 de Janeiro
Cerrad’Ouro conquista o mercado mundial da moda
Microempresa mineira ganha projeção ao investir em design e na revitalização da marca de biojoias exclusivas inspiradas no Cerrado mineiro.
A lembrança de um presente especial
recebido na adolescência mudou os rumos da história da empresária Cláudia
Santana Lima, 56 anos, sócia da Cerrad’Ouro,
microempresa do ramo de biojoias com sede em Lagoa Santa, a 39 quilômetros da
capital mineira. A memória afetiva de um brinco em formato de folha e banhado a
ouro foi o ponto de partida para uma reviravolta na história desta empresária
que começou sua trajetória empreendedora fazendo bijuterias para complementar a
renda familiar.
As primeiras pulseiras criadas por
Cláudia, quando ainda trabalhava como professora do ensino fundamental, foram
um sucesso e renderam a ela um convite para expor em uma feira tradicional em
Lagoa Santa. De expositora, Cláudia assumiu a direção operacional do evento.
Apesar de vender bem, seus produtos não davam um bom retorno financeiro.
Foi
quando ela observou que, de um modo geral, os produtos comercializados na feira
tinham pouco valor agregado e que os artesãos precisavam se qualificar para
melhorar a qualidade das peças.
Em 2011, Claudia buscou ajuda para os
artesãos no Sebrae Minas. No Programa Sebrae de Artesanato (PSA) eles
aprenderam sobre design, gestão financeira e técnicas de vendas. As consultorias do programa
incentivaram a artesã a repensar sua produção e a buscar diferenciais de
identidade e design. Na época, o marido de Cláudia, Euler Lima, trabalhava com
medicina chinesa e a filha do casal, Gabriela Lima, com 17 anos, cursava odontologia.
Da lembrança do brinco da
adolescência veio o insight para investir no mercado de biojoias. Claudia, o
marido e a filha começaram a pesquisar sobre a produção das peças e buscaram
mais capacitações. Depois de fazer cursos e comprar os maquinários, Claudia e
Gabriela ficaram responsáveis pelo desenho dos produtos e Euler assumiu a
produção. Assim, em 2013, nascia a Cerrad’Ouro, que cinco anos depois se
projetaria no mercado internacional da moda.
Gabriela deixou o curso de
Odontologia e foi fazer Design. Euler se especializou em Biologia para conhecer
melhor os recursos com os quais passariam a trabalhar. Claudia também fez
outras capacitações do Sebrae em gestão, marketing e finanças, mas o divisor de
águas da Cerrad’Ouro, segundo a empresária, foi o Empretec,
que mudou seu comportamento empreendedor e a ajudou a ter uma visão de onde
queria chegar.
Outro marco decisivo para os negócios
da Cerrad’Ouro, de acordo com Cláudia, foram as consultorias de design e
branding oferecidas pelo Sebraetec, no Projeto Identidade Joias, Bijuterias e
Folhados. “Nosso produto mudou, ficou mais sofisticado e competitivo”, afirma.
Frutos, flores e sementes do Cerrado
mineiro são alguns materiais utilizados na composição das peças. Os materiais
são metalizados, banhados em cobre e em ouro e se transformam em brincos,
colares, pulseiras, anéis e pingentes. “Com a orientação que recebemos no
projeto, nosso produto ficou mais delicado, com mais cara de joia”, destaca
Cláudia.
Em 2019, a Cerrad’Ouro foi uma das
seis empresas brasileiras convidadas para expor na Tranoi Paris, um dos mais
renomados eventos de moda do mundo, realizado durante a Paris Fashion Week. O
evento parisiense não foi o primeiro flerte da Cerrad’Ouro com o mercado da moda
internacional. A empresa já estampou cinco edições da Vogue Londres – em busca
de joias extraordinárias, a revista chegou até a marca via redes sociais – e
participou de um showroom em Milão.
Agora, a Cerrad’Ouro está investindo
em um novo nicho de mercado: o de decoração. Fizemos várias consultorias financeiras e de marketing com o Sebrae
e decidimos diversificar nosso mix de produtos”, afirma Cláudia. A primeira
peça para a composição de ambientes foi lançada no ano passado e compôs a edição
digital 2020 do Catálogo de Artesanato Minas Gerais, do Sebrae Minas.
No Inspiramais, lançou uma peça
curinga: o max colar. “Ela é ao mesmo tempo um item de decoração e um acessório
de festa”, explica a empresária, confiante nos novos rumos do negócio.
Fonte: SEBRAE