PRIMAVERA - VERÃO 2019

Minas Trend - Primavera - Verão 2019

01 de Dezembro

SENAI Brasil Fashion: superdesfile de tops em cenário impactante

Evento de encerramento da edição 2017 do projeto aconteceu no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro

As linhas náuticas e sinuosas da parte externa do Museu do Amanhã, com vista para a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, serviram de passarela para o desfile que encerrou a quarta edição do SENAI Brasil Fashion, programa de coaching que levou 24 estudantes de moda da instituição, selecionados em dez Estados do País, a desenvolverem uma minicoleção sob a mentoria dos estilistas Alexandre Herchcovitch, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga.

Divididos em 12 duplas (um estilista e um modelista), os alunos ganharam um desfile superprodução: além do cenário arrebatador, um exército de 12 tops foi destacado para integrar a apresentação. Com styling de Daniel Ueda, cada top capitaneou uma minicoleção, composta por três looks. 
O desfile teve direção geral de Mauricio Marques e direção artística de Carlos Pazetto, e contou com Carol Ribeiro como mestre de cerimônias.

Conheça as duplas de cada coach

ALEXANDRE HERCHCOVITCH

Agda Manenti e Letícia Alves
, de Criciúma, SC
Coleção Josephine Baker, top Lorena Maraschi
Peças delicadas, de seda bordada, combinadas com espartilhos de algodão pesado, usados abertos – a coleção fala de feminismo.

Tarcila Almeida e Joice Parra
, de São Paulo, SP
Coleção 360 graus, top Laís Oliveira
Peças em pink, preto e off white total, bem urbanas, se transformam: o vestido vira saia, a saia vira bermuda, a bermuda vira calça.

Dinedso Fonseca e Vanessa Batista, de Natal, RN
Coleção Você Não Existe, top Valentina Sampaio
Branco e magenta são as cores das peças de shape reto, rígido, que falam do tema agênero. Para representar o feminino, bordados de Caicó feitos artesanalmente aparecem em detalhes.

LENNY NIEMEYER

Isabelle Krauze e José Pedro Legnani
, de Curitiba, PR
Coleção Você se lembra daquele verão?, top Angelica Erthal
Moda praia em preto total. Contas bordadas uma a uma formam uma armadura de memórias da infância, que servem de escudo para um futuro incerto.

Juliana Cavalcanti e Raíssa Campos
, do Rio de Janeiro, RJ
Coleção Previsões, modelo Dani Braga
Estampas com motivos de astrologia e tarô, e também de estrelas se misturam em peças de moda praia e streetwear com muitos acessórios.

Virna Dantas e Alanne de Oliveira
, de Campina Grande, PB
Coleção Muda Minimal, top Barbara Berger
Azul, rosa e branco, em tons lavados, colorem as peças de malha prene e organza, com modelagem minimalista e ampla, que remetem às preocupações da geração Z em relação a diminuição de resíduos e reaproveitamento.


LINO VILLAVENTURA

Ruan Rodrigues e João Victor Alves
, de Vitória, ES
Coleção Realces Sensoriais, top Celina Locks
Casacos pesados, usados com botas de cano alto da mesma cor, foram feitos de tecido de estofamento com impressão de tinta plástica, que cria textura específica.

Carina Vilar e Grayce Farias
, João Pessoa, PB
Coleção A Comade, top Carol Trentini
Macacão, calça e maiô ganham trabalho manual de textura – capitonê, feito à mão – e são usados com supercasacos e saia amplos de pesados, de fios de algodão encerado, colados um a um. O algodão da malha brota naturalmente colorido e é desenvolvido na Paraíba. A saia pesa mais de 9kg.

Hellen Formaggini e Simone Teixeira
, de Belo Horizonte, MG
Coleção Selo, top Isis Bataglia

Peças de malha off white e alfaiataria de seda vermelha, de shape fluido e elegante, com muitos detalhes de textura e o tradicional e artesanal ponto ajour são os destaques da coleção que fala de encontro de tempos.
“A coleção era verde esmeralda. Quando trouxe algumas amostras de tecido vermelho, Lino propôs a mudança. Foi difícil aceitar no início, mas agora estou apaixonada pela cor. Adoro vermelho. Fora isso, Lino mexeu apenas em detalhes, respeitou a proposta inicial com os shapes caidinhos, que adoro”, contou Hellen, a jovem estilista da dupla. Todas as peças foram modeladas e costuradas pela talentosa Simone, que adorou a experiência. “Aprendi muito com o Lino e com o Wilson Ranieri, que faz a consultoria de modelagem. O projeto abre a nossa cabeça”, disse a modelista. “Nunca imaginei que um dia desfilaria no Museu do Amanhã e com uma coleção que ficou pronta com a ajuda de profissionais tão renomados”, completou Hellen, que é formada em design de moda e procurou o SENAI para aprimorar os conhecimentos no curso de técnico em vestuário, onde conheceu a colega Simone.

RONALDO FRAGA

Amanda Claudino e Niceia Nascimento, de Colatina, ES
Coleção: Cor de Lama, top Cintia Dicker
Vestido, top e colete de escamas de organza feitas e coladas individualmente foram tingidas com lama do Rio Doce (tratada no laboratório de materiais de construção do IFES de Colatina). A mesma lama sujou as botas usadas pelas modelos. Nos looks, a lama (organza) cobre o peixe saudável (paetês).

Paloma Gomes e Fernanda Marin, de Goiânia, GO
Coleção Interlace, top Renata Kuerten
Renda em branco total e shape retrofuturista – primeiro vestido impresso em 3D (material filaflex, que é um silicone) e os outros dois looks (saia + top e vestido) de couro cortado a laser com modelagem de encaixe, sem costura. O primeiro vestido levou 250 horas para ser impresso.

Daiane Rocha e Paulo Ferreira, de Fortaleza, CE
Coleção MoviVento, top Isabeli Fontana
O desfile fechou o evento com um streetwear oversize esportivo e multicolorido, que remete ao vento do kitesurfe, esporte popular no Estado. As peças foram feitas com material reaproveitado das pipas.

Sobre o SBF
O SENAI Brasil Fashion é uma iniciativa do SENAI Cetiqt (Centro de Treinamento da Indústria Química e Têxtil), cujo coordenador é Marcelo Ramos e o diretor é Sergio Motta. Esta é a quarta edição do projeto, que já teve como base Inhotim, São Paulo e Brasília. O objetivo é fomentar a educação de moda por meio de um programa de coaching em que alunos do SENAI vindos de diferentes lugares do Brasil podem se beneficiar da experiência de estilistas renomados e demais profissionais da cadeia, de modo a obterem uma visão 360 graus da profissão. A seleção é feita via edital e privilegia trabalhos autorais que conversem com o tema – na edição 2017, “Moda é Futuro, Futuro é Moda”, foi a escolha da vez.

Os dois meses de coaching, entre outubro e novembro, contaram com três encontros presenciais da turma toda, sempre no Rio de Janeiro. No segundo deles aconteceu o Fashion Talks, série de seis rodas de conversa sobre o futuro da moda, criado especialmente para os alunos selecionados. Os talks podem ser assistidos pelo canal do SENAI Cetiqt no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=leUxqL_pvAE).


O desfile foi transmitido ao vivo pelo Youtube. Clique aqui para assistir. 

ver todas noticias