OUTONO / INVERNO 2018

Ano Dez Outono - Inverno 2018

03 de Outubro

“Joalheria no Brasil”, publicação que engloba história, arte, mercado e ofício foi lançada durante o Minas Trend, e traça panorama do mercado

Com apoio do Sistema FIEMG e do Sindijoias, a 21ª edição do Minas Trend  foi palco do lançamento da obra “Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício” nesta terça-feira, 03/10. O título é uma verdadeira base de pesquisa sobre o significado das joias em um país como o nosso – rico em minérios, metais nobres e pedras preciosas – e as pessoas que transformam estes materiais em arte. Um panorama em forma de linha do tempo, com o cuidado de mostrar todo o percurso, do garimpo à peça pronta.

Este trabalho é de autoria da publicitária, designer gráfica e fotógrafa Claudia Dayé, do jornalista Carlos Cornejo e da mestre e doutora em design Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia. É direcionado a profissionais e estudantes em artes e joalheria, design, marketing e negócios, mercado de luxo, moda e consumo, e a todos que se interessam ou se dedicam a memória da cultura nacional.São 288 páginas que falam do mercado, do ofício, da produção, ilustradas com fatos e personagens que ajudaram a desenhar o que é a joia brasileira. Histórias envolventes, surpreendentes e curiosas, estruturadas de maneira a homenagear profissionais e artistas e a despertar o interesse das novas gerações.

O conteúdo é muito claro e didático, dividido em cinco grandes capítulos. O primeiro traz a base histórica, focando joalheiros, marcas e regiões e vai do século XIX ao novo milênio. O seguinte traz a matéria-prima joalheira, dos primórdios da joalheria no Brasil, metais nobres, pedras preciosas e o cenário recente. Outro foco é a criação da joia, que fala do processo artesanal, o surgimento das escolas, o aprimoramento de antigas técnicas e as novas tecnologias. Há um espaço dedicado à arte, design e moda e, por último, uma parte de crônicas, com histórias de joalheiros como Daniel Sauer e Tobias Dryzun.

Claudia Dayé, uma das autoras, explicou a lógica de produção da publicação. “Nosso trabalho buscou fazer um panorama do setor em todo o Brasil, e o polo de Minas Gerais está muito presente no livro, devido à sua riqueza no segmento de gemas e joias, desde os primórdios, nas explorações de pedras preciosas, na sua evolução na arte da lapidação, ao desenvolvimento de uma indústria e de um comércio forte de ações pioneiras, resultando na produção de joia de vanguarda,” concluiu.

A publicação pode ser adquirida pelo site da editora Disal - www.disal.com.br. O investimento é de R$ 98,00.

ver todas noticias