PRI/VER 2016

Viva Ciclicamente

10 de Abril

PREVIEW INVERNO 2016 – WALTER RODRIGUES E AS INSPIRAÇÕES EM MATERIAIS NO MINAS TREND

O estilista Walter Rodrigues, diretor do Núcleo de Design da Assintecal, esteve presente na 16ª edição do Minas Trend, que apresenta as novidades para o Verão 2016. Em sua passagem, apresentou palestra do Fórum de Inspirações, antecipando as inspirações de materiais para a temporada Outono – Inverno 2016.

Walter falou sobre temas diversos relacionados à pesquisa do Núcleo como a importância das imagens na atualidade: “A plateia mundial, hipnotizada por participantes de reality shows, artistas pop e celebridades de 15 minutos, sempre está em busca de entretenimento, um comportamento contemporâneo em que o instantâneo e o imediato têm o poder de se tornar virais e ser o assunto número 1 no mundo, até ser suplantado por outro acontecimento fugaz”.

Segundo ele, após os anos 90, quando as modelos foram preteridas das capas das principais revistas de moda em favor das celebridades, mais marcas de luxo passaram a usar atores e atrizes em sua publicidade. “Para mim, a moda sempre foi algo inspiracional, instigando o desejo de se parecer com”, afirma. “Acredito que todo consumidor se inspira em alguém, e a pose do selfie imitando a capa da revista nada mais é do que a força da imagem impulsionando o consumo. Assim, de simples coadjuvante, o consumidor passou a ser propagandista, co-criador, fiscal e até inspirador para as marcas.”

“Ostentar, hoje, deixou de ser pecado e foi resignificado como uma atitude normal – afinal, a exibição proporciona mais likes e, em consequência, mais status”, afirma o estilista. Segundo o conceito apresentado pelo Fórum de Inspirações para a temporada Inverno 2016, nesta estação, a palavra ostentação também se refere a pertencimento, à apropriação de tradições, da exclusividade e da essência dos produtos artesanais, aqueles que contêm alma, pois tudo que reflete é conteúdo.

Confira abaixo um resumo dos 3 conceitos que norteiam o desenvolvimento de materiais para a temporada:

Ponto de partida: Neste momento, antes mesmo de pensar no produto, é importante que empresas e designers façam uma avaliação sobre suas necessidades e limites, para compreender as reais prioridades do estudo da pesquisa e da implantação da metodologia da Pirâmide de Produtos para a criação de componentes de moda. É preciso ter em mente que em um mercado sem fronteiras e cada vez mais competitivo, passa a ser muito valioso utilizar de forma inovadora as próprias heranças, história e identidade. É preciso encantar o consumidor sempre. E, mais que tudo, é importante sair da zona de conforto que acalma, mas que, ao mesmo tempo, envelhece tudo.

CONCEITO 03 – PERTENCIMENTO é a palavra-chave do deste conceito para o Inverno 2016. Nela está intrínseca a força do conhecimento da capacidade criativa, que pode estar aliada à tecnologia ou não, mas que representa aquilo que uma empresa é, o que ela quer preservar e ampliar. Aqui, é importante avaliar tudo que a empresa já fez,  o que a tornou respeitada e reconhecida. E aí estará a resposta para a busca de inovação. Além disso, é necessário estudar as inspirações e entregar-se àquilo que pertence à marca, sejam acabamentos, sejam formas, cores… Enfim, é hora de descobrir-se!


CONCEITO 02 – DESLOCAMENTO é a maneira mais criativa de começar a pensar nos produtos que deverão, em curto prazo, tornar-se sucesso de venda. Em primeiro lugar, cabe a cada marca analisar seu projeto de inovação da estação passada, o que foi aprendido com ele, e em que ponto fez com que sua equipe evoluísse. E também: qual foi o resultado dele no Inspiramais? Foi um dos Top 20 produtos eleitos pelo público? Somente então deve se envolver na criação de novos componentes para o Conceito 02 do Inverno 2016. O que foi uma experiência deve, agora, tornar-se uma aposta!

CONCEITO 01 – SUAVIDADE é o tema, abordando novamente o tema da chuva e, consequentemente, os pássaros e as borboletas. É tempo de ampliar as apostas da estação passada, realizadas no Conceito 02 do Verão 2016, e, através da experiência adquirida, oferecer ao mercado componentes de moda criativos e prontos para uso. Deve-se pensar em grande produção.  Na criação dos componentes, tudo deve ser planejado equilibrando as respostas do ranking de vendas, o entusiasmo dos clientes e o efeito dessas imagens nas ruas, diretamente no consumidor final.

Fotos: Divulgação / Alessandro Carvalho

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