OUTONO / INVERNO 2018

Ano Dez Outono - Inverno 2018

04 de Maio

Coleção sustentável da Estúdio NHNH no Minas Trend

Inspirada nas mulheres contemporâneas consideradas referência de força, versatilidade e superação, a nova coleção assinada pela designer Luisa Jordá e apresentada na 20ª edição do Minas Trend, é inteiramente desenvolvida a partir de tecidos de cortinas customizados com interferências artísticas de Thales Pimenta.

Durante o processo de pesquisa de materiais alternativos ao couro e outros derivados de animais, Luisa teve a oportunidade de conhecer o processo de produção de cortinas durante uma visita à fábrica da Criativa Persianas e decidiu experimentar algumas sobras que a indústria na produção de calçados. O resultado superou todas as expectativas e a fundadora do Estúdio NHNH decidiu se aventurar numa coleção inteiramente desenvolvida a partir dos tecidos de cortinas, que são altamente resistentes e muito versáteis.

Além da utilização das matérias-primas consideradas inusitadas para a indústria calçadista, Luisa ainda convidou o artista plástico e arquiteto Thales Pimenta para fazer algumas interferências artísticas nos tecidos, o que transformou cada sapato em uma verdadeira obra de arte.

Nos modelos apresentados na coleção foram utilizados sobras de tecidos e materiais, que hoje são incinerados pela indústria por não gerarem outros subprodutos. Entre os materiais estão a tela solar - confeccionadas em fibra de vidro ou poliéster, utilizadas para a redução da incidência solar e, diminuindo o calor dos ambientes e consequentemente a ação dos raios ultra-violetas;  tecidos decorativos -  utilizados pela indústria na fabricação de persianas.

Entre os materiais utilizados estão algodão, poliéster, juta, rami, juta, fibra de vidro e PVC; fitas decoradas  - largamente utilizada pela indústria de cortinas, o Estúdio NHNH  investiu nas fitas que foram descontinuadas na fábrica em função do lançamento de novas cores.

Para a criação dos modelos, Luisa buscou inspiração em mulheres contemporâneas consideradas referência de força, versatilidade e superação. Os sapatos possuem formas bastante fluidas e se destacam pela perfeita união entre design, conforto e funcionalidade. Todos os modelos criados pela marca são produzidos de forma completamente artesanal, preservando a qualidade dos materiais, a perfeição nos acabamentos e o conforto para quem usa.  

Um outro caminho
 

Lançado no ano passado, o Estúdio NHNH foi concebido para quem procura por produtos que vão contra  a lógica do consumo inconsciente e desenfreado, mas não abre mão de beleza, durabilidade e conforto. Para isso, a designer Luisa Jordá se preocupou com todo o processo de confecção dos calçados, que começa pela escolha das matérias-primas mais adequadas, como plástico, borracha e tecidos desenvolvidos a partir de embalagens pet e algodão reciclados, além de outras inovações como solas recicladas, entre outras.

Vegetariana há vários anos e defensora das causas animais, Luisa, que já trabalhou em grifes de renome, como Narciso Rodriguez e Pirelli Donna, começou a questionar o modelo de produção das grandes marcas e decidiu investir sua expertise na pesquisa de materiais capazes de substituir o couro animal e outros produtos amplamente utilizados na indústria calçadista, desenvolvendo uma linha que preza pela beleza, conforto, durabilidade, sofisticação e, claro, com um alto padrão de acabamento. “A ideia inicial era relacionar o conceito da marca com algo que realmente acredito: o consumo vegano. A nossa linha de sapatos tem total respeito aos animais e, assim, não os enxerga como seres que existem apenas para nos servir”, define a estilista.

O Estúdio NHNH foi selecionado para integrar o Minas Trend através o Prêmio Empresa Tendência, viabilizado pela Codemig com o objetivo de incentivar a geração de negócios para novas marcas.        

ver todas noticias