OUTONO / INVERNO 2018

Ano Dez Outono - Inverno 2018

11 de Abril

Gestão Sustentável é destaque durante o Minas Trend

Semana da Moda Mineira  realizou ações de sustentabilidade para um evento ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável   

Além de dar espaço paras as últimas tendências fashion, o Minas Trend é um evento pautado em princípios de sustentabilidade e conta com uma gestão ambientalmente adequada. Entre 04 e 07 de abril, a semana da moda mineira recebeu mais de 15 mil pessoas no Expominas, o que gera impactos positivos e negativos.  Nesta 20ª edição, o Sistema FIEMG, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente (ISTMA) e a Gerência de Meio Ambiente (GMA), lidera ações para minimizar impactos relacionados às mudanças climáticas.
 

A Gestão de Sustentabilidade do Minas Trend ocorre desde a sua 18ª Edição e tem ações que minimizam danos ambientais, atuando tanto na medição das emissões de gases de efeito estufa e na sua compensação através do plantio de mudas; na gestão de resíduos sólidos com foco em redução, reuso e reciclagem, aliado à uma abordagem de caráter socialmente responsável, com a doação de materiais para artesãos, cooperativas e associações como 
Eco Bolsa Brasil, Mesa Minas e ASMARE.   

A estimativa é de que 110 toneladas de gases de efeito estufa foram emitidas na atmosfera durante os dias do evento. Para compensar, são necessárias 550 mudas de árvores. No total, o Minas Trend distribuiu 150 mudas entre os convidados e outras 470 de espécies nativas que serão enviadas para a Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (CONPARQ).

Desde a 18ª edição, a compensação das emissões de gases de efeito estufa vem sendo realizada por meio das doações de mudas para as prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem. Ambas assumiram a responsabilidade de plantá-las e monitorá-las.

Segundo a pesquisadora do ISTMA, Marina Andrada, as ações de mitigação propostas auxiliam o meio ambiente, mas também outras questões do funcionamento urbano das duas cidades.
“As medidas, além de compensarem as emissões, são também uma forma de contribuir para a recomposição e manutenção da vegetação dos parques e áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte,” pontuou.

Já o presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, reforçou a importância da gestão ambientalmente correta proposta por um grande evento como o Minas Trend. “É fundamental que a sustentabilidade seja uma das bandeiras de nossa Indústria, não há momento melhor. Uma vez que o espaço dado pelo Minas Trend, não apenas à moda, mas a outras questões como o Meio Ambiente, representa como desejamos desenvolver o setor industrial,” analisou.
 

ver todas noticias