OUTONO - INVERNO 2017

Aqui se Cria

07 de Outubro

AMDO – Projeto traz visibilidade para designers autorais no 19º Minas Trend

Uma das atrações do 19º Minas Trend, o estande dos projetos FiemgLab e Laboratório Aberto chama atenção no saguão do Expominas com intervenções do coletivo AMDO, movimento de jovens designers mineiros que busca valorizar o trabalho autoral, experimental, dos designers de moda locais.

A iniciativa da dupla Rafaela Ianni e Bernardo Biagioni surgiu a partir da experiência adquirida com outro projeto, a galeria Quarto Amado, coletivo de artes plásticas: “Mais do que uma galeria física, a ideia do projeto era viabilizar plataformas – tanto física quanto digital – para fazer o link entre o trabalho de artistas autorais, o público de artes e o mercado”, afirma a diretora criativa.

Em 2015, durante uma edição do Minas Trend, surgiu a ideia de incluir designers de moda no projeto. Nasceu então um novo coletivo, o AMDO, que utiliza a galeria como espaço físico e uma de suas plataformas para ajudar a dar visibilidade a criadores autorais de moda.

“Atualmente 9 marcas compõem esse grupo, que busca refletir sobre o lugar da moda”, afirma Rafaela, “costumo dizer que nós somos cúmplices dos designers nesse processo, uma vez que juntos alcançamos mais além”.

Para Bernardo, o aspecto mais positivo do projeto é a troca de experiências que surge da interação entre os estilistas. “O formato da AMDO permite que cada designer explore seus potenciais criativos e busquem complementaridade em parcerias que abrangem desde as diferentes plataformas – ensaios fotográficos, desfile, exposições, criação conjunta em projetos específicos – até a perspectiva de comercialização de seus produtos”, ressalta.

Quer saber mais sobre a iniciativa? Acesse o site AMDO.

Rafaela Ianni e Bernardo Biagioni
Espaço Fiemg Lab e Laboratório Aberto no 19 MW
Marcas do coletivo AMDO
Rafaela Ianni e Bernardo Biagioni
ver todas noticias